Home / Goiás

GOIÁS

Produtores vulneráveis recebem 37 toneladas de milho

Governo de Goiás distribui 37 toneladas de sementes de milho no Norte e Nordeste do estado

Política pública visa garantir produtos, insumos
e apoio técnico para impactar renda das famílias Política pública visa garantir produtos, insumos e apoio técnico para impactar renda das famílias

O Governo de Goiás iniciou a distribuição de 37 toneladas de sementes de milho para cerca de 5 mil pequenos produtores que vivem em situação de vulnerabilidade. Coordenada pelo Goiás Social, a ação faz parte da operação Goiás Alerta e Solidário e deve gerar cerca de R$ 10 milhões em renda aos beneficiados.

A política pública da Secretaria da Retomada conta com o apoio da Emater, Secretaria da Agricultura (Seapa), Organização das Cooperativas do Brasil em Goiás (OCB-GO), Corpo de Bombeiros e prefeituras.

Ontem, o trabalho foi concentrado em Flores de Goiás: mais de 700 agricultores receberam em torno de 9 toneladas de sementes de milho.

Em Cavalcante, um dos beneficiados foi o agricultor Deusimar da Silva. Ele e a esposa são caseiros em uma propriedade, onde o dono cedeu uma área pequena para plantio em benefício deles. “Cheguei a ir no mercado tentar comprar as sementes de milho, mas o que encontrei era ruim e muito caro, R$ 60 o quilo. Não consegui comprar. Agora ganhei uma semente muito melhor”, disse.

A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, contou que a doação de sementes é parte importante dessa ação. “A Operação Goiás Alerta e Solidário presta ajuda para as famílias nas situações de emergência, mas também leva apoio para que as famílias atingidas pelas fortes chuvas possam se reerguer. No caso dos pequenos produtores, essas sementes de milho, juntamente com o apoio técnico, farão enorme diferença na renda familiar.”

Cidades

Até o final de janeiro, o governo terá passado por 20 municípios - entre eles, Colinas do Sul, Damianópolis, Formoso, Monte Alegre de Goiás, Montividiu do Norte, Posse, Sítio D’Abadia e Teresina de Goiás.

Os pequenos agricultores beneficiados com as sementes também recebem orientação sobre as vantagens de se associarem por meio do cooperativismo. “Além dessa assistência - que é muito importante, garantindo que esses produtores mais vulneráveis tenham renda nesse período que as chuvas castigam a região -, nós queremos melhorar a vida deles o ano todo. Oferecemos consultoria, capacitação e acompanhamento até a cooperativa estar funcionando plenamente”, explica César Moura, secretário da Retomada.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias