Home / Cultura

CULTURA

Saúde e qualidade de vida – Yoga 178

Elzi Nascimento e Elzita Melo Quinta

Vínculos

A paternidade e a maternidade são compromissos sérios porque decorrem de vínculos pretéritos. A alegria do nascimento deve ser vista como uma benção e fonte de regozijo. Desperta sentimento de ternura e trabalha a afetividade dos envolvidos. A interação dos pais cria clima favorável ao equilíbrio emocional do nascituro e os laços afetivos entre os pais podem ser fortalecidos pela proximidade do novo ser. Ambiente estável influencia no desenvolvimento mental da criança.

Competitividade

Em muitos países, a limitação do número de filhos é exigida por leis ou pelo planejamento financeiro da família em formação. Hoje, dificilmente encontramos famílias numerosas como no passado, onde cinco, sete ou mais filhos era ocorrência comum. Cada núcleo tem seu próprio planejamento estratégico, visando conforto e qualidade de vida. Ser pai e mãe envolve a necessidade de suprir a criança de recursos que permitam a ela aparelhar-se para enfrentar um mundo onde impera a competitividade.

Orientar

vida2

Orientar a criação dos filhos à luz de uma filosofia humanista é recurso de bem viver. Implantar, desde o princípio da gestação, noções de religiosidade é semear a terra fértil com a melhor semente. Equivoca-se quem pensa que deixar para depois a opção do conhecimento espiritual seja melhor e mais respeitoso com a individualidade do ser em formação. Uma criança retorna à vida física em um corpo tão tenro e necessitada de tantos cuidados porque não prescinde do adulto na formação de sua personalidade. Seja qual for a sua crença, compartilhe-a com os seus filhos. Dê a eles o respaldo da fé que ampara e fortalece. O melhor meio de convencimento ainda é o exemplo. Sua conduta será o livro precioso no qual seus filhos encontrarão as orientações precisas para o caminho a seguir. Não desampare o pequenino necessitado da sua condução. Auxilie-o enquanto puder gerenciar-lhe escolhas e atitudes. Na época oportuna atenda aos questionamentos e oriente-o com segurança. Ninguém renasce pequenino por acaso. Há tempo para semear e tempo para colher.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias