Home / Opinião

OPINIÃO

Viver em paz

O Sermão do Monte é um Código de Ética para a transformação da humanidade. Mahatma Gandhi, que não era cristão, disse que nada estaria perdido, se toda a literatura espiritual da humanidade perecesse e ele fosse salvo.

Através dele vislumbra-se o caminho que conduzirá a humanidade de todos os mundos habitados às moradas da casa do Pai.

Esse discurso de Jesus encontramos nos Evangelhos de Lucas, fragmentado ao longo do texto e sequenciado no Evangelho de Mateus, 5: 1- 11.

A narrativa atribuída a Mateus registra:

“Vendo Jesus aquela multidão, subiu a um monte e, tendo-se sentado, aproximaram-se dele os seus discípulos, que ouviram:

Bem-Aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus.

Bem-Aventurados os mansos, porque possuirão a Terra.

Bem-Aventurados os que choram, porque serão consolados.

Bem-Aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão saciados.

Bem-Aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.

Bem-Aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.

Bem-Aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus.

Bem-Aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.

Bem-Aventurado sois, quando vos insultarem e vos perseguirem e disserem, falsamente, todo mal contra vós por causa de mim.

Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que existiram antes de vós.”

A estranha moral dessa perseguição salutar, remete às citações do Antigo Testamento, onde vários livros (Provérbios, Salmos, Deuteronômio) reportam às bem-aventuranças, como  promessas para uma vida melhor.

É assim que recortamos: "Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados" ( Sl 84:5 ). A mesma tônica de superação para a condicional de atender às normas de um tratado de elevação individual e coletiva.

Esse Código, tão difícil de entender, assimilar e viver, é exatamente o oposto do que se ensina, para ser vitorioso no Reino da Terra. Mito ou Verdade?

Comparemos o Mito com a Verdade:

Mito :

Ser desapegado de qualquer ostentação, num mundo onde vale mais aquele que se mostra seguro de si, apoiado em seus “teres e haveres“ , é incúria.

Verdade:

É necessário ser pobre de espírito, seja na condição de ser simples, humilde, cordato, solidário, ou seja na condição de ser pobre pelo Espírito, desapegado de qualquer ostentação.

Mito:

Ser manso é o mesmo que ser covarde, frouxo... aquele que não marca presença, que não vale a comida que come.

Verdade:

Os mansos possuirão a Terra, pois se revelarão na Paz, na Solidariedade,  na Fraternidade. Serão capazes de conviver onde  reinará plena Interação  entre todos.

Mito:

Homem que é homem, não chora; só os fracassados, que não aprenderam a engolir as lágrimas. Têm que mostrar  valor pessoal;  valer mais que os fracotes.

Verdade :

Os que choram, serão consolados, porque o amparo jamais faltará àquele que persevera no bem.

Mito :

Ter fome e sede de justiça é característica de quem não teve discernimento para constituir um bom advogado que tivesse competência para fazer valer os seus direitos.

Verdade :

Os que tem fome e sede de justiça, serão saciados pela plenitude do entendimento de que não cai uma única folha sem que a Misericórdia  perceba ou permita.

Mito :

Ter misericórdia, é o máximo da ignorância. Ver a necessidade do outro, ao invés de cuidar do seu próprio interesse, é insanidade mental...

Verdade :

Os que são misericordiosos, alcançarão misericórdia, pois serão socorridos em seus deméritos e reconstruirão o próprio caminho, sob as bênçãos da Lei Maior.

Mito :

Os que se dizem puros de coração, na verdade, são tão ingênuos, que merecem ser passados para trás...

Verdade :

Os puros de coração verão a Deus, pois todo aquele que despe suas imperfeições torna-se digno de perceber mais além.

Mito :

Os que se consideram pacíficos, na verdade, são é muito preguiçosos, covardes... Se acomodam como estão, para ver como é que ficam. E ficam , sempre, pachorrentos, na moleza.

Verdade :

Os pacíficos, serão chamados filhos de Deus, pois filho é aquele que cuida e participa dos patrimônios do Pai.

Mito :

Os que estão sofrendo perseguição, por amor à justiça, que fiquem, mesmo, na sua santa ingenuidade, acreditando que, com isso, irão ganhar o reino de Deus. Será melhor que fiquem com o Reino de Deus e deixem o Reino da Terra aos que batem de frente com os desafios contínuos que irão coroar-lhes os esforços.

Verdade :

Dos que sofrem perseguição por amor da justiça, será o Reino dos Céus. Isto porque aquele que tem a coragem do testemunho evidencia a força que vem de dentro.

No livro Libertação, 1º capítulo, 15ª edição, FEB, revela o Espírito   André Luiz, através da psicografia de Francisco Cândido Xavier a informação de Flácus, um sábio da espiritualidade, que  somente  há  pouco mais de “ quarenta mil anos o Espírito humano lida com a razão.” Ainda é longa a trajetória,  para que se liberte o ser da animalidade  e busque  viver em paz.

(Elzi Nascimento, psicóloga clínica e escritora/Elzita Melo Quinta, pedagoga, especialista em Educação e escritora. São responsáveis pelo Blog Espírita: luzesdoconsolador.com. Elas escrevem no DM aos domingos - E-mail: [email protected]    (062) 3251 8867)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias