Home / Cotidiano

COTIDIANO

Estudo diz que vacina contra gripe não teve grande eficácia entre 2014 e 2015

Da redação, com informações

do Jornal O Globo

Anualmente, cerca de quintas mil pessoas morrem e entre três e cinco milhões ficam doentes devido a vírus como o influenza, da gripe sazonal, porém entre 2014 e 2015 a situação se agravou, pois a vacinação parece não ter evitado a disseminação da doença. De acordo com estimativas, apenas uma em cada quatro pessoas que receberam a vacina contra a gripe sazonal do ano passado ficaram protegidas contra o vírus.

Uma das razões para que isto aconteça é que anticorpos específicos induzidos por vacinação podem ser ineficazes quando o vírus adquire mutações em locais onde os anticorpos deveriam se ligar, os chamados locais antigênicos. Em um fenômeno conhecido como deriva antigênica, mutações se acumulam nestes locais, criando assim novos vírus para os quais os anticorpos, até então eficazes, já não podem combater.

“Nossos estudos mostram que os vírus da gripe recentemente adquiriram mutações em regiões críticas reconhecidas pelo nosso sistema imunológico, e essas novas mutações contribuíram para a ineficácia das vacinas entre 2014 e 2015”, explica o professor Scott Hensley, do Instituto Wistar, em pesquisa publicada na última quinta-feira, na revista Cell Reports.

Estudo teve início no final do ano passado Os pesquisadores do laboratório de Hensley identificaram 10 mutações virais que circularam entre 2014 e 2015 e que eram diferentes da cepa viral usada para criar a vacina. Eles então observaram o soro – a parte mais clara do sangue que contém anticorpos humanos –, e também examinaram furões e ovelhas expostas à atual cepa da vacina H3N2. Isto foi feito porque furões e ovelhas podem ser infectados e responder de forma semelhante para as mesmas estirpes de influenza que afetam os seres humanos. Os pesquisadores descobriram que mutações numa região específica do vírus H3N2 diminuíram significativamente a eficácia dos anticorpos.

Este estudo começou a ser feito no fim de 2014, quando o vírus ainda estava circulando. As mutações foram estudadas usando engenharia reversa e permitindo que os pesquisadores modificassem a vacina ineficaz ao vírus H3N2 e para que ela se combinasse à cepa do H3N2 com mutações causadas pela deriva antigênica.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que a vacina da gripe sazonal seja devidamente atualizada para a temporada 2015-2016, levando em consideração este caso recente da deriva antigênica.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias