Home / Internacional

INTERNACIONAL

Controvérsia: Prisão de renomados cientistas russos gera críticas e debate sobre suspeita de traição

Prisões na Rússia: Pesquisadores são detidos por suposto vazamento de segredos sobre aeronaves hipersônicas.

O trabalho de Alexander Shiplyuk incluiu pesquisas sobre o desenvolvimento de aeronaves hipersônicas. O trabalho de Alexander Shiplyuk incluiu pesquisas sobre o desenvolvimento de aeronaves hipersônicas.

A prisão de três cientistas russos por suspeita de traição foi criticada por membros de um instituto científico russo, que alertam que a medida criou um efeito assustador na comunidade. Os cientistas Anatoly Maslov, Alexander Shiplyuk e Valery Zvegintsev foram detidos pelos serviços de segurança do país no ano passado, levantando preocupações sobre o impacto negativo dessa ação na ciência russa, em particular na pesquisa sobre aeronaves hipersônicas.

Os três cientistas, conhecidos por seu trabalho no desenvolvimento de tecnologias aerodinâmicas para aeronaves hipersônicas, foram detidos pelos serviços de segurança russos. Anatoly Maslov, Alexander Shiplyuk e Valery Zvegintsev foram presos no ano passado sob a suspeita de compartilharem segredos de estado relacionados à tecnologia hipersônica. Essas detenções têm gerado preocupação e questionamentos sobre a liberdade científica na Rússia.

Em uma carta aberta, membros do Instituto de Mecânica Teórica e Aplicada (ITAM) apelaram às autoridades russas para protegerem a ciência aerodinâmica no país. Eles expressaram preocupação com o efeito intimidante que as prisões têm causado na comunidade científica. A carta ressaltou que os funcionários agora temem ser acusados mesmo ao realizar seu trabalho científico legítimo, levando a um ambiente de incerteza e medo.

A carta também destacou a importância da participação dos cientistas russos em conferências e projetos científicos internacionais, bem como a publicação de artigos em revistas de renome. Os cientistas presos são reconhecidos por seus brilhantes resultados científicos e sua dedicação à ciência russa. No entanto, essas detenções e acusações ameaçam não apenas suas carreiras, mas também o progresso da pesquisa aerodinâmica hipersônica no país.

Embora o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, tenha confirmado estar ciente do apelo feito por cientistas da Seção Siberiana da Academia Russa de Ciências, ele afirmou que não poderia comentar devido à investigação em andamento. A falta de transparência em relação aos casos dos cientistas presos tem gerado preocupação tanto dentro como fora da Rússia.

A prisão dos cientistas russos por suspeita de traição e compartilhamento de segredos de estado relacionados à pesquisa de aeronaves hipersônicas tem levantado sérias preocupações na comunidade científica. As críticas à medida e os apelos para proteger a liberdade científica refletem a importância de um ambiente propício à pesquisa e colaboração internacional.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias