Home / Internacional

INTERNACIONAL

Garis de Paris encerram greve após três semanas

A greve dos garis contra reforma previdenciária chegou a deixar 10 mil toneladas de lixo nas ruas de Paris

Lixos acumulados nas ruas de Paris após greve de garis. Foto/reprodução: Benoit / Reuters Lixos acumulados nas ruas de Paris após greve de garis. Foto/reprodução: Benoit / Reuters

Os garis de Paris retornaram ao trabalho nesta quarta-feira, 29, em Paris, após encerrarem a greve que durou três semanas e deixou até cerca de 10.000 toneladas de lixo nas ruas, em protesto contra a reforma previdenciária. A reforma pretende aumentar a idade mínima para a aposentadoria de garis.

Nessa terça-feira (28), restavam ainda cerca de 7.000 toneladas de lixo a serem coletadas. Desde 6 de março, os funcionários públicos do serviço de limpeza entraram em greve e bloquearam três usinas de incineração de lixo que foram liberados após suspensão da greve.

De acordo com o sindicato, a suspensão das ações busca abrir um espaço para o diálogo à procura de como renovar a greve com mais força, ainda mais, quando quase não há grevistas. Na França, funcionários em greve acabam perdendo boa parte do salário que correspondem às horas não trabalhadas.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias