Home / _

_

O apego canino

Da BBC

O contato visual entre uma mãe e seu bebê reforça o vínculo entre eles ao ativar no cérebro da mulher o chamado "hormônio do amor", a oxitocina. Isso ajuda a criar um apego emocional entre os pais e a cria, ao incentivar comportamentos de carinho e interação.

No passado, estudos científicos já demonstraram que fazer um afago ou olhar nos olhos de um cão pode despertar uma liberação semelhante de oxitocina no cérebro humano. Agora, uma equipe de pesquisadores japoneses descobriu que essa troca de olhares entre cachorros e seus donos também pode levar a um vínculo similar ao de uma mãe e seu bebê. Isso estaria por trás da proximidade dos cães aos humanos.

As conclusões dos cientistas da Escola de Medicina Veterinária da Universidade Azabu, no Japão, foram publicadas na revista Science. Eles notaram ainda que os lobos não apresentam a mesma resposta a esse estímulo humano, sugerindo que talvez o processo de vínculo evoluiu junto com a domesticação dos cães.

"É possível dizer que os cachorros podem conviver bem com o homem porque eles conseguiram adaptar seu mecanismo de vínculo às relações com a nossa espécie", explica Miho Nagasawa, chefe da equipe de pesquisadores.

"Cães originalmente tinham esse mecanismo dentro de sua própria espécie, mas o homem também passou pelo mesmo tipo de evolução que permitiu que ele se apegasse a outras espécies, neste caso os cachorros", afirma.

Apego

Como parte do estudo, vários cães foram observados com seus donos, por 30 minutos, em uma sala. Os cientistas anotaram a quantidade de vezes que os animais mantiveram contato visual com os humanos e os dividiram em dois grupos: o de olhar prolongado e o de olhar curto.

Os cães que encararam seus donos por mais tempo apresentaram um aumento em seu nível de oxitocina, assim como os humanos. Em um segundo experimento, alguns cachorros receberam um spray de oxitocina nos focinhos antes de serem levados a uma sala com seus donos e dois estranhos, por 30 minutos, sem nenhuma interação por parte dos humanos.

Os pesquisadores descobriram que as fêmeas olham para seus donos por mais tempo e estes liberaram mais oxitocina. Segundo os cientistas, a diferença do efeito com os machos pode ser resultado das diferenças na função da oxitocina em cada sexo.

Os pesquisadores sugerem que os resultados mostram a existência de um mecanismo constante de apego entre humanos e cães, conduzido pela oxitocina.

O olhar de um cachorro para seu dono faz o cérebro humano liberar o hormônio, o que leva aquela pessoa a querer interagir mais com o animal. Isso, por sua vez, aumenta o nível de oxitocina no cão.

Quando a primeira experiência foi repetida com lobos que foram criados por seres humanos, os estudiosos não encontraram qualquer indício de um mecanismo semelhante, o que sugere que esses animais não utilizam as mesmas habilidades de comunicação com os humanos que os cachorros.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias