Home / _

_

Menina de 15 anos realiza atentado suicida e mata 12 na Nigéria

Embora ataques com mulheres-bomba estejam se tornando frequentes na Nigéria, o desta sexta-feira chamou a atenção por envolver uma jovem de apenas 15 anos. A adolescente detonou os explosivos que carregava em uma mesquita de Malari, aldeia no Nordeste do país, na estrada de Bama para Konduga matando 12 pessoas. Em outro ponto da mesma estrada, uma segunda mulher-bomba atacou, matando mais três pessoas. Segundo fontes militares, nos dois casos as terroristas procuraram locais com grande movimento.

Fontes de segurança e moradores disseram que, no primeiro caso, a militante não parecia ter mais de 15 anos. Um morador contou que ela não era conhecida na aldeia. Quando foi vista perto da mesquita, as pessoas pediram que fosse embora.

— Ela saiu, e todos pensaram que tinha ido embora. Mas quando os fiéis estavam rezando na mesquita, ela correu até o interior e detonou a explosão — contou à AFP Gajimi Mala, um morador que ajudou a socorrer as vítimas.

Minutos depois, uma mulher viajava em um táxi quando detonou seus explosivos em um posto de controle na estrada. Ela matou um soldado e duas pessoas no veículo.

Embora as ações não tenham sido reivindicadas, elas ocorrem em uma semana em que mais de 160 pessoas morreram entre combates e atentados ligados ao Boko Haram. No mais letal, extremistas atacaram várias mesquitas na cidade de Kukawa, no Norte, deixando cerca de cem mortos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias