Home / Opinião Pública

OPINIÃO PÚBLICA

O futuro de Goiânia depende de você

Ela vinha caindo sistematicamente no ranking

Imagem ilustrativa da imagem O futuro de Goiânia depende de você

Goiânia que sempre teve a fama de ser uma das melhores cidades do país para se viver, por sua qualidade de vida, perdeu por alguns anos está condição. Ela vinha caindo sistematicamente no ranking. Para concorrer e se recuperar, além de bons serviços de segurança, saúde e educação a que se investir na melhoria da infraestrutura. E ela depende de você cidadão de bem.

Apenas um aspecto a ser melhorado de muitos. Sabe aqueles famosos termos dos goianos: “Vou para roça”, “estava na roça” etc. Podemos quase afirmar pelas condições de nossas ruas que aqui estamos sempre andando pelas estradas da roça, pelos buracos que caímos, sacolejos a que somos submetidos. A roça em si é um ótimo lugar de se estar, mas não é disso que estamos falando. É fato que algumas vias foram totalmente recapeadas e o asfalto melhorado, porém ainda há muito o que se fazer. Ainda existem muitas deficiências nos bairros, como Marista, Oeste, Bueno, Nova Suíça, vou me referir a apenas esses poucos, pois se for me referir a outros bairros não menos importantes, mas mais afastados, a situação é ainda pior.

Os cidadãos goianienses e todos os mais que aqui residem merecem uma maior atenção do poder público municipal, e com um planejamento adequado poderemos voltar a nossa capital ao lugar que ela merece. Se o Governo local, ajudado pelos vereadores, independentemente dos partidos, se ativerem às questões primordiais para propiciar uma vida digna a todos, com certeza em breve retomaremos ao posto que nos é devido. Apesar das dificuldades ainda encontradas, houve uma evolução, vejam nos comparativos abaixo.

As 20 melhores cidades da pesquisa em 2017 da Revista Exame eram, 20º : Belo Horizonte, 19º : Vitória, 18º : Cascavel, 17º : Florianópolis, 16º : Uberlândia, 15º : Londrina, 14º : São Bernardo do Campo, 13º : Santos, 12º : Taubaté, 11º : Ribeirão Preto, 10º : Sorocaba, 9º : Curitiba, 8º : Limeira, 7º : Jundiaí, 6º : Campinas, 5º : Franca, 4º : São José dos Campos, 3º : São José do Rio Preto, 2º : Piracicaba e 1º: Maringá. E Goiânia? estava em 43º. Isso são dados públicos divulgados.

Agora numa pesquisa mais recente de 2022 da Revista Isto é, apontou as 50(cinquenta) melhores cidades, entre os 5.565 municípios. Destacando se no TOP 10, em 1º: Joinville, 2º: Jaraguá do Sul, 3º: Blumenau, 4º: Maringá, 5º: Florianópolis, 6º: Curitiba, 7º Americana, 8º: Santos; 9º: São José, 10º: São Caetano do Sul. Como se pode ver são sempre as cidades do Paraná, Santa Catarina e São Paulo que se destacam. Do último levantamento em relação ao TOP 10, são 5 cidades do Paraná, 3 cidades de Santa Catarina e 2 de São Paulo. Nossa Goiânia apareceu em 23º apresentando uma boa melhora em relação à posição que ocupava em 2017.

Mas há muito trabalho a ser feito e com a aproximação das eleições para prefeito e vereadores, a população tem de se conscientizar de que seu voto não pode ficar atrelado a favores e/ou outras razões que não as de que seus representantes estejam comprometidos com o bem-estar do povo e cientes dos reais problemas da cidade e como enfrentá-los da melhor forma possível. Chega de votos de cabresto. Chega de votos por cestas ou favores. Chega de votos apenas por ideologias políticas. O voto no vermelho, azul, branco, de viés moderado, de direita ou de esquerda tem de ser por aquilo que eles possam dar de retorno, em termos de trabalho em prol da cidade e de seu povo e não porque são simpatizantes e apoiadores do Presidente Lula ou do ex-presidente Bolsonaro. Essa briga agora é inútil, vamos olhar para frente e para o futuro. Repito. Votem certo, votem consciente.

Carlos Roberto Neri Matos – Consultor de Empresas, Prof. Especialista em Administração Pública, Direito Administrativo, Tributário e Aduaneiro, servidor aposentado da Receita Federal do Brasil e membro da Academia Goiana Maçônica de Letras.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias