Home / Opinião

OPINIÃO

Batista Custódio, do Cinco de Março ao Diário da Manhã

Ba­tis­ta Cus­tó­dio dos San­tos, na ju­ven­tu­de, vol­ta­do às li­des dos cam­pos em Cai­a­pô­nia, no su­des­te go­i­a­no, dos ir­mãos foi pri­mei­ro a ser en­vi­a­do pe­los seus pa­is, pa­ra Go­i­â­nia, a fim de es­tu­dar.

No Ate­neu Dom Bos­co fez par­te de um gru­po de jo­vens que ab­sor­veu os bons pre­cei­tos dis­se­mi­na­dos pe­los pa­dres sa­le­sia­nos se­gui­do­res de Dom Bos­co.

Cons­ta ter si­do Ba­tis­ta co­la­bo­ra­dor do Jor­nal Mu­ral ali exis­ten­te, mo­ni­to­ra­do pe­lo le­gen­dá­rio pa­dre Ze­zi­nho. En­tão, vê-se, o ra­paz ti­nha in­cli­na­ção pa­ra jor­na­lis­mo.

Mas sua en­tra­da ao tex­to im­pres­so deu-se atra­vés do Di­vul­ga­dor Ci­ne­ma­to­grá­fi­co, uma pe­que­na re­vis­ta por mim edi­ta­da que era, en­tre 1955 a 1958, dis­tri­bu­í­da aos fre­quen­ta­do­res de Ci­ne Ca­sa­blan­ca, o mais char­mo­so de Go­i­â­nia, que fun­cio­na­va na atu­al rua do La­zer.

O pro­fes­sor de in­glês Tha­les de Mi­le­to Gui­ma­rã­es dis­se-me que ti­nha um ami­go es­tu­dan­te, de mui­to ta­len­to que po­de­ria co­la­bo­rar no Di­vul­ga­dor Ci­ne­ma­to­grá­fi­co e, de pron­to, en­tre­gou-me o tex­to de um so­ne­to in­ti­tu­la­do: Ima­ra. Cla­ro, Ima­ra, era Ma­ria o seu amor da­que­les bons tem­pos de Go­i­â­nia im­preg­na­da de mui­to ro­man­tis­mo.

Con­cor­dei-me em pu­bli­car o so­ne­to “Ima­ra”, de Ba­tis­ta Cus­tó­dio e des­ta­quei as pa­la­vras “co­la­bo­ra­ção po­pu­lar”. Não ima­gi­na­va que aque­le ra­paz ma­gér­ri­mo es­ti­ves­se ali, com o pu­bli­car do seu so­ne­to, ini­ci­an­do as su­as pas­sa­das no jor­na­lis­mo go­i­a­no. Mas de fa­to foi e Ma­ria, va­le di­zer, foi a mo­ça com a qual con­traiu núp­cias e a pri­mei­ra fi­lha do ca­sa­men­to foi a Ima­ra, um gran­de es­teio da con­so­li­da­ção do O Cin­co de Mar­ço e o Di­á­rio da Ma­nhã.

De­pois de ver a po­e­sia im­pres­sa o ne­ó­fi­to da co­mu­ni­ca­ção en­trou em con­ta­to com os jor­na­lis­tas da épo­ca co­mo Ge­ral­do Va­le, Iro­rê Go­mes, Go­i­ás do Con­to, Jo­sé As­mar, Adory Oto­ni­el da Cu­nha e ou­tros.

O Pri­mei­ro Em­pre­go

Cer­ta fei­ta es­cre­veu um ar­ti­go so­bre sua fa­mí­lia e o le­vou pa­ra ser pu­bli­ca­do no jor­nal O Po­pu­lar que re­ce­bia co­la­bo­ra­ção dos lei­to­res.

Mos­tran­do seu tra­ba­lho ao edi­tor-che­fe do jor­nal O Po­pu­lar, dis­se ao mes­mo que era de Cai­a­pô­nia, veio es­tu­dar em Go­i­â­nia e que de­se­ja­va ser jor­na­lis­ta.

O re­da­tor-che­fe do “O Po­pu­lar”, res­pon­deu-lhe, de­pois de ler o seu tex­to: “Jo­vem, vo­cê quer ser jor­na­lis­ta? Vol­te pa­ra sua Cai­a­pô­nia pois que pa­ra jor­na­lis­ta vo­cê não te­rá êxi­to”.

Ca­bis­bai­xo, re­gres­san­do ao seu ho­tel (Edi­fí­cio Eu­cli­des Fi­guei­re­do, de­fron­te ao Ca­fé Cen­tral) por sor­te ele, Ba­tis­ta Cus­tó­dio, pas­sou pe­lo Bras­sè­rie Res­tau­ran­te, à épo­ca pon­to de en­con­tro de jor­na­lis­tas que ali fi­ca­vam dis­cu­tin­do pro­ble­mas, to­man­do mui­to ca­fé, en­chen­do os pi­res de cin­za de ci­gar­ro, pa­ra o abor­re­ci­men­to das po­bres gar­ço­ne­tes.

Ba­tis­ta mos­trou o tex­to pa­ra vá­rios de­les. Al­guns le­ram o tex­to, ou­tros fin­gi­ram que te­ria li­do. Um de­les, o Ge­ral­do Va­le, leu o tex­to e dis­se que o au­tor ti­nha o “Com­ple­xo de Édi­po”. A tur­ma con­ti­nuou nos as­sun­tos, dan­do pou­ca im­por­tân­cia ao jo­vem.

De re­pen­te, após ter li­do o tex­to, o ta­len­to­so jor­na­lis­ta Adory Oto­ni­el da Cu­nha pôs-se de pé e pro­cla­mou de al­to e bom som pa­ra que to­dos ou­vis­sem: “Vo­cês es­tão to­dos en­ga­na­dos! Es­se jo­vem, é um jor­na­lis­ta na­to, e che­ga­rá, na im­pren­sa, a ob­je­ti­vos mai­o­res do que qual­quer um de nós.”

De­pois, vi­ran­do-se pa­ra Ba­tis­ta Cus­tó­dio, dis­se: “Meu jo­vem, vo­cê tra­ba­lha em al­gum lo­cal? – Não, res­pon­deu o ra­paz. – A par­tir de ho­je vo­cê tem em­pre­go. Vai tra­ba­lhar no Jor­nal Tri­bu­na de Go­i­ás que o de­pu­ta­do Clo­tá­rio Bar­re­to edi­ta, do qual sou di­re­tor. O re­fe­ri­do se­ma­ná­rio, já na­que­la épo­ca, fa­zia apo­lo­gia da mu­dan­ça da ca­pi­tal fe­de­ral pa­ra o pla­nal­to go­i­a­no. O ra­paz foi lá, e tor­nou-se o co­lu­nis­ta so­ci­al, fun­ção que de­sem­pe­nhou a con­ten­to.

Em me­a­dos de 1958 fez par­ce­ria com Tel­mo de Fa­ria e no ano de 1959 fi­ze­ram cir­cu­lar O Cin­co de Mar­ço, que mar­cou épo­ca na co­mu­ni­ca­ção em Go­i­ás, tor­nan­do-se o ter­ror dos po­lí­ti­cos cor­rup­tos e pei­tou até os di­ri­gen­tes da Re­vo­lu­ção de 31 de Mar­ço o que cul­mi­nou na pri­são do pró­prio Ba­tis­ta Cus­tó­dio.

Nes­se pe­rí­o­do crí­ti­co de sua vi­da co­nhe­ceu Con­su­e­lo Nas­ser, sua par­cei­ra pro­fis­si­o­nal e fu­tu­ra es­po­sa. Mãe de Fá­bio Nas­ser Cus­tó­dio dos San­tos.

Va­le acres­cen­tar que eu, quan­do pas­sei a pre­si­dên­cia da As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa – pa­ra Ba­tis­ta Cus­tó­dio dos San­tos, em 1967, em sua po­se, no Umu­a­ram Ho­tel, se sen­ta­ram na mes­ma me­sa Pe­dro Lu­do­vi­co Tei­xei­ra e Se­bas­ti­ão Dan­te Ca­mar­go Jú­ni­or, as du­as mai­o­res li­de­ran­ças da épo­ca, mas de cor­ren­tes an­ta­gô­ni­cas.

Em 1994, Ba­tis­ta Cus­tó­dio cri­ou o Di­á­rio da Ma­nhã. Eu até que não me ha­via en­tu­si­as­ma­do com a idéia do di­á­rio. Mas tu­do deu cer­to, O Di­á­rio da Ma­nhã tem si­do mui­to im­por­tan­te. Na ver­da­de, um au­tên­ti­co se­gui­dor das pas­sa­das do O Cin­co de Mar­ço, nas­ci­do no dia 5 de mar­ço, co­in­ci­den­te­men­te na mes­ma da­ta em que no sé­cu­lo pas­sa­do nas­cia em Pi­re­nó­po­lis, a Ma­tu­ti­na Mei­a­pon­ten­se, o pri­mei­ro jor­nal a cir­cu­lar em pla­gas go­i­a­nas.

Em tem­po, o mes­mo re­da­tor-che­fe de O Po­pu­lar, que re­cu­sou pu­bli­car o ar­ti­go de Ba­tis­ta Cus­tó­dio, o de­ca­no do jor­na­lis­mo go­i­a­no Eli­e­zer Jo­sé Pen­na, en­ga­jou-se no seu pro­je­to e, mais tar­de, foi um dos es­tei­os dos pri­mor­di­os do Di­á­rio da Ma­nhã.

E não exis­te ne­nhum de­mé­ri­to nes­se epi­só­dio pois tam­bém o Adory Oto­ni­el da Cu­nha, Ge­ral­do Va­le, o pro­fes­sor Tha­les de Mi­le­to Gui­ma­rã­es e eu pró­prio tra­ba­lha­mos com car­tei­ra as­si­na­da, no O Cin­co de Mar­ço ou no Di­á­rio da Ma­nhã.

Jus­ti­fi­ca-se, pois, as ho­me­na­gens ad­vin­das da As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va aos 21 anos do Di­á­rio da Ma­nhã e os 35 anos do O Cin­co de Mar­ço, cor­dão um­bi­li­cal do Di­á­rio da Ma­nhã.

Pa­ra­béns aos fa­mi­lia­res de Ba­tis­ta Cus­tó­dio, sua es­po­sa Marly e fi­lhos ali pre­sen­tes.

Pa­ra­béns ao ben­quis­to de­pu­ta­do Ma­jor Araú­jo, au­tor da pro­pos­ta que cul­mi­nou nas ho­me­na­gens do le­gis­la­ti­vo go­i­a­no, no Pa­lá­cio Al­fre­do Nas­ser, ao Cin­co de Mar­ço e o Di­á­rio da Ma­nhã, na pes­soa de Ba­tis­ta Cus­tó­dio, jor­na­lis­ta.

(Wal­ter Me­ne­zes, ex-pre­si­den­te e con­se­lhei­ro per­ma­nen­te da AGI – As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa e di­re­tor do Jor­nal da Cul­tu­ra Go­i­a­na)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias