Home / Opinião

OPINIÃO

O Dia Mundial da Juventude

Célia Valadão , Especial para Opinião Pública

Por ocasião do "Dia Mundial da Juventude" minha homenagem aos jovens é uma reflexão acerca dos sonhos desses jovens. E para definir esse sonhar, reporto-me ao estudioso da alma, Augusto Cury, que em seu livro Nunca Desista de Seus Sonhos, ele diz ”Esqueceram que os sonhos trazem saúde para a emoção, equipam o frágil para ser forte, renovam as forças do ansioso, animam os deprimidos, transformam os inseguros em seres humanos de raro valor. Os sonhos fazem os tímidos terem golpes de ousadia e os derrotados serem construtores de oportunidades”. Em nossa sociedade, os jovens desejam muito, sonham muito, querem muito. Eles estão certos, porque esse querer faz parte dos sonhos que não é um simples desejo, mas sim, um fazer constante permeado pela persistência. Os sonhos nunca perecem, eles sempre se renovam. Sabemos que a juventude está muito ansiosa, porque é preciso acompanhar as exigências do mundo moderno, acelerado, globalizado, midiatizado.

É neste sentido que hoje tentarei me expressar para dizer que a juventude é que move o mundo em sua celeridade. É com criatividade que os jovens têm o poder de concentração das decisões de nosso país e do nosso mundo, com o respaldo dos valores adquiridos na convivência da família e nos exemplos dados pelos pais. Basta olharmos nas ruas, em ocasiões dos eventos democráticos, para entendermos que os jovens estão cada vez mais politizados, mais atentos ao futuro do país e do mundo. Percebo que esses jovens estão buscando em seus ideais, também a serenidade. É uma procura constante e talvez difícil, exatamente pelo contexto da globalização: Uma vasta possibilidade de informações que pode deixar o jovem confuso. Neste contexto, não só as escolas, mas as igrejas estão envolvidas na orientação dos nossos jovens para que possam persistir em seus sonhos com mais tranquilidade e paz.

Não é por acaso que o nosso querido papa Francisco se envolve tanto com as questões dos jovens. Confira a mensagem do papa Francisco para a 30ª Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no dia 29 de março de 2015, Domingo de Ramos, em âmbito diocesano.(Boletim da Santa Sé).

”Queridos jovens, continuamos a nossa peregrinação espiritual para Cracóvia, onde em Julho de 2016 se realizará a próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude. Como guia do nosso caminho escolhemos as Bem-aventuranças evangélicas. No ano passado, refletimos sobre a Bem-aventurança dos pobres em espírito, inserida no contexto mais amplo do ‘Sermão da Montanha’. Juntos, descobrimos o significado revolucionário das Bem-aventuranças e o forte apelo de Jesus para nos lançarmos, com coragem, na aventura da busca da felicidade. Este ano refletiremos sobre a sexta Bem-aventurança: “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus” (Mt 5, 8).

Continua sua fala aos jovens dizendo, “E assim, queridos jovens, em Cristo encontra-se a plena realização dos vossos sonhos de bondade e felicidade. Só Ele pode satisfazer as vossas expectativas tantas vezes desiludidas por falsas promessas mundanas. Como disse São João Paulo II, ‘Ele é a beleza que tanto vos atrai; é Ele quem vos provoca com aquela sede de radicalidade que não vos deixa ceder a compromissos; é Ele quem vos impele a depor as máscaras que tornam a vida falsa; é Ele quem vos lê no coração as decisões mais verdadeiras que outros quereriam sufocar’. É Jesus quem suscita em vós o desejo de fazer da vossa vida algo grande”.

Persistindo na ideia de sonho como realização do jovem, podemos nos recorrer aos grandes sonhadores do mundo que obtiveram sucesso: Sócrates, Platão, Abraham Lincoln, Einsten, Freud, Marx, Machado de Assis e muitos outros foram grandes sonhadores. Tiveram grandes projetos, porque viveram grandes sonhos que mudaram a história. Seus sonhos trouxeram esperanças nas perdas, renovaram suas forças nas derrotas. É assim que particularmente sonho para meus jovens, do Brasil, do mundo, começando pelos jovens de minha casa, meus filhos.

Sonho o sonhos de um jovem, porque deles posso fazer e realizar projetos em meu fazer político. Cresço a cada dia, envolvida da alegria dos jovens que estão a minha volta e com eles aprendo que a vida pode ter grandes surpresas, quando os ideiais de jovem se concretizam em atitudes de seriedade, verdade, força, cumprimento com as leis dos homens e de Deus.

Quero ceder oportunidades de aproximação dos jovens de nossa cidade aos nossos projetos políticos, para que eles sejam veiculados no plenário das decisões da Câmara Municipal de Goiânia. Quero que a voz do jovem goianiense seja eco e obtenha a resposta para os anseios de todos os jovens de nossa cidade. É assim que podemos nos unir, para integrar juventude, política, num único projeto: O projeto que se realiza no servir ao próximo; o projeto conjunto do pensar o bem comum da sociedade a qual estamos inseridos; o projeto respaldado pelos anseios dos jovens de nossa capital.

A juventude constitui um momento determinado, mas não se reduz a uma passagem; ela assume uma importância em si mesma. Todo esse processo é influenciado pelo meio social concreto no qual se desenvolve e pela qualidade das trocas que este meio proporciona. Para construir uma sociedade  respaldada pelos pensamentos jovens, precisamos entender e encontrar uma definição da categoria chamada juventude, o que não é fácil, tendo em vista que os critérios que constituem os sonhos e fantasiais da juventude são históricos e culturais. Temos consciência de que a história de cada jovem revela o seu mundo cultural, pois já passamos por essa etapa, e hoje a vivenciamos plenamente. É por isso que estamos imbuídos desse sentimento jovem, o que é maravilhoso, porque é assim que podemos estar lado a lado com essa garotada e, encontrarmos juntos, um jeito de conduzir nossas decisões para um mundo melhor.

Parabéns, aos jovens pelo ”Dia Mundial da Juventude”, que se comemora no dia 30 de março.  Desejo que todos se realizem nos sonhos e na vontade de fazer parte das decisões do nosso país, mas voltados pela coerência e pela liberdade, nos parâmetros da Justiça e da paz.

(Célia Valadão, cantora, bacharel em Direito e vereadora)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias