Home / Opinião

OPINIÃO

Os garis dos rios

Neri Caetano Barbosa Especial para  OpiniãopúblicaA extração de areia de forma manual, como vem sendo feita no Ribeirão Anicuns em Goiânia, não causa nenhuma consequência grave para o curso dágua. A retirada de areia dos aluviões ativos do leito de carga

Neri Caetano Barbosa Especial para  Opiniãopública

A extração de areia de forma manual, como vem sendo feita no Ribeirão Anicuns em Goiânia, não causa nenhuma consequência grave para o curso dágua.
A retirada de areia dos aluviões ativos do leito de carga do Ribeirão de forma manual, como sempre ocorreu não causa nenhum tipo de degradação. A extração é feita no leito do curso d’água, utilizando apenas recursos manuais como enxadas, pás e canoas sem motor, que são empurradas até a margem ou ponto de descarga. Aliás, este trabalho feito por estes garís das águas é muito bem-vindo, pois eles fazem um trabalho que a prefeitura não faz, o estado também não, e o ministério público não cobra isto de ninguem.
O que sai dos cursos d’águas de Goiânia não polui e nem degrada, o que degrada é o que entra, que são toneladas de lixos, uma vez que a cidade possui um dos piores sistema de varrição e coleta de lixo do Brasil, milhares de m³ de esgotos industriais e domésticos, toneladas de óleos e graxas vindos de lavanderias, lavajatos, empresas de onibus, garagens de caminhões e de tantos os outros lugares, que entram sem tratamento, principalmente no Ribeirão anicuns que deságua obviamente no Rio Meia Ponte.
O produto, é claro, não é de boa qualidade, trata-se de uma areia impregnada com resíduos oleosos, graxos e gordurosos. É um produto de difícil aderência ao cimento e a grande presença de resíduos orgânicos também ajuda a piorar a qualidade da massa resultante da mistura da areia. A saúde dos trabalhadores também fica bem comprometida devido ao contato direto com a água suja e contaminada do Ribeirão Anicuns.
Legalmente a atividade pode não estar correta, por não ser licenciada, mas ecologicamente, trás um ganho ambiental considerável para Goiânia. No trecho onde é feita a retirada de areia de forma manual, o Ribeirão é mais limpo, suas margens são mais limpas e protegidas, o leito do Rio é mais definido e não ocorre o desbarrancamento, como em outros trechos do Ribeirão onde não é feita a extração de areia.
O processo é manual, não tem dragagem mecanica, não derrama óleo no Ribeirão, não é feita intervenção no barranco e essa limpeza ajuda muito na redução da sugeira e da carga orgãnica lançada no Rio Meia Ponte, pois o anicuns já se tornou um mini Tietê.

(Neri Caetano Barbosa, gestor e perito ambiental e sanitário)