Home / Opinião

OPINIÃO

A tríade do folclorista de Goiás

Antônio Almeida ,Especial para Opinião Pública

A principal referência do folclore goiano e um dos maiores nomes da cultura tradicional e popular em todo o País, escritor e compositor, Bariani Ortencio lança, de uma só vez, três livros – Goiás e Tocantins; Um Novo Brasil - País Ideal e 500 Rapidinhas Maldosas –, editados pela Kelps e um CD duplo. O evento acontece no próximo dia 8 de abril, a partir das 19:30 horas, na sede do Instituto Cultural e Educacional Bariani Ortencio.

Esse lançamento das três obras literárias e do CD é um dos acontecimentos mais marcantes da vida cultural de Goiás nesta década. A sessão de autógrafos, regada a um coquetel com cardápio típico da cozinha goiana, como, pastéis de guariroba e pequi, paçoca, torresmo e amendoim, deverá reunir autores, editores, compositores, cantores, agentes culturais e autoridades de todos os poderes.

O evento assinala um momento extraordinário de efervescência intelectual desse paulista, natural de Igarapava – completará 92 anos no próximo dia 24 de julho –, mas que traz no coração uma paixão infinita pelas coisas de Goiás. Em nossa capital, ele chegou em 1938, acompanhando a família, aqui ele construiu uma história e ajudou a escrever muitos capítulos que, eternamente, permanecerão catalogados nos anais da cultura deste Estado.

A sua história pessoal se confunde a história de Goiânia. Aqui ele já morava, em 5 de julho de 1942, quando ocorreu no Cine-Teatro Goiânia, a grande festa que sacramentou a transferência da capital, chamada de  Batismo Cultural. Nesta cidade ele construiu a sua consagrada trajetória de alfaiate, jogador de futebol, professor de Matemática, comerciante, dono do tradicional Bazar Paulistinha, colaborador de jornais e revistas, cronista, contador de causos, escritor, compositor, fazendeiro, industrial e minerador.

O livro Goiás e Tocantins contém dados históricos e informações culturais sobre os municípios dos dois Estados co-irmãos. Um Novo Brasil – País Ideal é uma sátira política sobre a conjuntura brasileira, que esmiúça as anomalias do nosso sistema político partidário e eleitoral. Já 500 Rapidinhas Maldosas é uma coletânea de anedotas de autoria do próprio Bariani e também de piadas recolhidas pelo escritor, através de suas andanças pelas terras goianas.

A obra de anedotas é uma homenagem póstuma de Bariani ao famoso contador de causos e amigo, Geraldinho Nogueira, de Bela Vista de Goiás, falecido em 1993, por conseqüência de uma trombose intestinal. O livro reverencia a memória e a contribuição cultural daquele bela-vistense simples e humilde, amante da catira, da folia de Reis e das modas de viola que divertiu, com a sua originalidade e descontração, milhares de pessoas em Goiás e pelo Brasil afora.

Além dos livros, essa noite iluminada da cultura goiana, terá o lançamento de um CD duplo, contendo 24 canções. O álbum traz músicas do cantor das Américas, Lindomar Castilho e um show de vozes, com o brilho de Josafá Nascimento, Darci Silva, Edvaldo Leite, Telma Fernandes, Antônio Alves e tantos outros grandes intérpretes goianos da época de ouro da música popular brasileira.

Mas, o grande homenageado da noite é, sem sombra de dúvidas, o próprio autor – membro da Academia Goiana de Letras, da Associação Goiana de Imprensa, do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, da UBE-GO e presidente da Comissão Goiana do Folclore – que, com as suas dezenas de obras publicadas, crônicas, artigos, palestras e entrevistas, vai deixando plantadas pelo caminho milhares de sementes para as próximas gerações.

(Antônio Almeida é vice -presidente da Fieg, presidente do Conselho de Responsabilidade Social da Fieg, do Sigego/Abigraf, da Editora Kelps, Ibraceds e presidente de honra da Abraxp)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias