Home / Opinião

OPINIÃO

Alberto Rassi – um hospital do pioneiro da Medicina goiana

José Cláudio Romero ,Especial para Opinião Pública

Com um projeto arquitetônico audacioso, o médico Alberto Rassi e seus irmãos (o mais velho entre os cinco que também se tornaram médicos) construíram em 1959 o hospital que levava seu sobrenome e a tradição de uma família que é até hoje o sinônimo da medicina goiana. Construído em uma área nobre de Goiânia, localizado na Avenida Anhanguera no Setor Oeste, quando a Capital havia somente 26 anos, o Hospital Rassi se transformou em um gigante que acompanharia o rápido crescimento demográfico que a cidade passou. Parecia até que o libanês já sabia que a cidade ultrapassaria rapidamente os 50 mil habitantes para o que foi planejada.

Da Casa de Saúde Dr. Rassi em Campinas para o Hospital Rassi na nova Capital, uma série de histórias surpreendentes são contadas pelo seu irmão, Luiz Rassi, que nos brinda com sua lucidez e simpatia a cada encontro. Uma delas, é de que o hospital foi construído em um momento de inflação desvairada e de que eram obrigados a correr para comprar materiais de construção toda vez que o dinheiro entrava, já que fazer dívidas não era um comportamento da família.

Outra, é que dr. Alberto Rassi, em seu anseio de ver de perto aquela grande obra terminar, resolveu morar com toda a família no próprio hospital. Tudo isso demonstra a determinação e a visão de futuro deste médico que completaria cem anos neste dia 10 de abril de 2015. Desde que o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) assumiu a gestão do Hospital Geral de Goiânia – HGG, houve uma profunda admiração pela história deste homem e de respeito pela família Rassi.

Tanto que, uma das primeiras providências desta organização social goiana foi o resgate histórico deste hospital, que de Rassi foi transferido para o Inamps (ou hospital do INSS), e somente depois passou a ser do governo de Goiás e ser denominado como Hospital Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi. Mas desde 2012, com o incentivo do governador de Goiás Marconi Perillo, o HGG voltou a ter como seu nome principal Hospital Alberto Rassi, valorizando ainda mais a história deste homem.

Sua fachada enaltece o fundador e construtor deste hospital que se mantém com os mesmos princípios de excelência e de ensino desde então. Sob a gestão do Idtech, foi realizada a revitalização arquitetônica da unidade, com seu tracejado art déco, além de recolocar de forma nobre o nome de Alberto Rassi em luminoso. E por isso, o Instituto promoverá uma programação especial em homenagem ao homem que nos deu o maior hospital de multiespecialidades e de ensino de Goiás, que tem o longo desses anos salvado milhares de vidas.

(José Cláudio Romero, coordenador do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano – Idtech, organização social gestora do Hospital Alberto Rassi - HGG)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias