Home / Opinião

OPINIÃO

Educação brasileira: um processo

 Ainda preocupado com a educação brasileira que muito se fala e pouco se faz, destaco a fragilidade que temos ainda hoje no processo de ensino- aprendizagem. Hoje abri faculdade ao vento, em cada esquina, um boteco, uma igreja, no lote vazio uma faculdade. No boteco, reunião dos amigos, bate papo, nada de compromisso; nas igrejas não muitas diferenças, muitas igrejas, poucas mudanças sociais; mas me preocupa a abertura de tantas faculdades sem compromisso com uma boa formação social e profissional, da igreja e do boteco, não espero muito, mas da faculdade esperamos transformações na vida de tantos que lá estão.

A uma grande preocupação com a qualidade do ensino-aprendizagem e da educação oferecida nas faculdades e escolas do nosso país, pois é fundamental a valorização do processo de ensino-aprendizagem para uma transformação geral.

A questão da qualidade da educação e do processo ensino-aprendizagem constitui, atualmente, um tema muito debatido no mundo educativo. Pensamos, efetivamente, que de outra forma não poderia ser, na medida em que as mudanças sociais, econômicas, políticas e culturais que atualmente ocorrem no mundo exigem dos sistemas educativos, em geral e, das escolas, em particular, um ensino de qualidade tendo em vista a formação de cidadãos competentes e capazes de responder ao cenário competitivo em que vivemos e aos desafios por este colocados.

É de extrema importância reformar e transformar o universo educativo fazê-lo acompanhar os desafios impostos pelas profundas transformações que ocorrem em todas as esferas sociais.

A valorização das professoras e professores que dedicam suas vidas ao longo processo de ensino, é fundamental para uma mudança transformadora.

A volta da família para as escolas, o envolvimento da comunidade e a participação ativa do governo.

No tocante às práticas pedagógicas na sala de aula nas nossas escolas e faculdades, examinamos que continuam a pautar pela transmissão passiva de informações aos alunos e alunas, pela ausência da relação com o cotidiano do educando e pelo predomínio de metodologias e didáticas pouco criativas. E as repercussões ao nível da qualidade da aprendizagem dos alunos e alunas não se fazem esperar: esta é qualificada de pouco ou nada sólida.

Contudo, é necessário desenvolver práticas pedagógicas que favoreçam a reflexão, a descoberta, a construção, propiciando à autonomia, o espírito crítico dos alunos e alunas, a qualidade do processo ensino-aprendizagem e da formação dos jovens.

Para isso podemos apontar algumas saídas como o caminhar em conjunto da escola/faculdade, família e sociedade.

“É mais difícil esconder a ignorância do que adquirir conhecimentos.”

François Rabelais

(Francisco Neto, formado em Teologia e Pedagogia)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias