Home / Opinião

OPINIÃO

Lena Castello Branco: cidadã goiana

A transferência da sede do Governo de Goiás para Goiânia trouxe progresso à região, devido ao ponto estratégico onde fora instalada a nova capital, o que permitia a expansão para os pontos mais longínquos, outrora inacessíveis à população, em razão da falta de comunicação entre o Norte e o Sul do Brasil.

O Governo Federal, preocupado com a integração do País, investiu em Transporte, sendo que, naquela época, o mais viável era o ferroviário. Porquanto designou o engenheiro Ciridião Ferreira da Silva, do Departamento Nacional de Estradas de Ferro, para chefiar uma comissão fiscalizadora dos trabalhos de extensão dos trilhos até a capital, parados havia mais de dez anos em Leopoldo de Bulhões.

Essa empreitada mudou completamente os rumos da vida profissional da jovem Lena Castello Branco Ferreira que, do Rio de Janeiro veio com a família habitar em Goiânia, em decorrência da transferência do pai, o engenheiro da Estrada de Ferro.

Lena cursou o primário na terra natal, Parnaíba, no Piauí, e o ginásio e cientifico no Rio de Janeiro. Inteligente e participativa, pertencia ao grupo de teatro do colégio, jogava vôlei, era Bandeirante e membro da JUC, Juventude Estudantil Católica. Todavia seu sonho era ingressar no Itamarati para seguir a carreira diplomática, com acesso recém-admitido às mulheres.

Os planos mudaram quando, em 1949, chegou a Goiânia, ingressou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, mais tarde Universidade Católica, PUC-GO. O Itamarati perdeu uma diplomata promissora, e Goiás se engrandeceu com a presença ilustre da professora, historiadora e escritora Lena Castello Branco.

Professora titular da Universidade Federal de Goiás, diretora da revista do Instituto Histórico e Geográfico, cronista do jornal Diário da Manhã, colaboradora do jornal Unimed – Cerrado em foco, com eficiência tem prestado relevantes serviços em prol da cultura em Goiás.

Com o passar do tempo, acumulou títulos, entre eles o de Doutor em Ciências Humanas, pós-graduação em Altos Estudos Políticos e Estratégicos, Professor Emérito da Faculdade de Engenharia Braz Cubas de Mogi das Cruzes, Doutor Honoris Causa da Universidade Metodista de Piracicaba e outros mais.

Na Universidade Federal, sua atuação não se limitou à sala de aula. Demonstrou extraordinária capacidade de trabalho na área administrativa, onde exerceu o cargo de Diretora do Instituto de Ciências Humanas e Letras, fundou cursos de Mestrado, coordenou projetos, proferiu palestras e aulas magnas, deu consultorias e pareceres em assuntos de relevante importância, como membro do Conselho Nacional de Educação.

Publicou vários artigos de interesse público e também escreveu livros, entre eles Uma Família na História; Arraial e Coronel; Saúde e Doenças em Goiás; Poder e Paixão: a saga dos Caiado; Goiás: História e Cultura; Novilha de Raça e outros contos. Além disso, participou de várias edições, contribuindo com a sua escrita lúcida, precisa e enriquecedora.

A professora Lena pertence a diferentes instituições culturais, entre elas, a Sociedade Brasileira de Pesquisas Históricas, o Instituto Histórico e Geográfico, a Academia Feminina de Letras e Artes, a Sociedade Brasileira de História da Medicina, a Academia Trindadense de Letras Artes e Ciências e a Associação Goiana de Imprensa.

Recebeu láureas e homenagens, por exemplo, o 2º lugar no Concurso Nacional de Contos promovido pelo Congresso Nacional; o 1º e 2º Prêmios do Concurso de Contos realizado no Departamento de Letras da UnB e da UFG com Duas Grandes Graças e Novilha de Raça; título de Cidadã Vilaboense e Goianiense; prêmio Jaburu, outorgado pelo Governo de Goiás;  Menção Honrosa do Prêmio Pedro Calmon, atribuído pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro ao livro Poder e Paixão: a saga dos Caiado; foi selecionada entre as 75 Mulheres de Referência do Estado de Goiás; Prêmio Buriti e outros mais.

A eminente historiadora vive em companhia do marido, Dr. Floriano Freitas Filho, em sua encantadora residência, réplica da fazenda dos seus avós, lugar onde passou momentos felizes de sua vida. Continua a incansável tarefa de pesquisa e produção de obras que engrandecem o patrimônio cultural do Estado.

No dia 24 de abril, a Assembleia Legislativa outorga à Dra. Lena o título de Cidadã Goiana. Os goianos se sentem honrados e reconhecidos com a contribuição da ilustre dama à Educação e Cultura do Estado de Goiás.

Parabéns, profª. Lena Castello Branco!

(Alba Dayrell, membro da Academia Feminina de Letras e Artes - Aflag, União Brasileira dos Escritores - UBE e professora aposentada da UFG)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias