Home / Opinião

OPINIÃO

Minha querida Brasília

O nosso primeiro encontro se deu na data de  20 de junho de 1968. Era noite. Vindo de Ipameri/GO, desembarquei na Rodoviária do Plano Piloto e de contínuo embarquei noutro ônibus rumo ao Setor Militar Urbano. Vim realizar o sonho de prosseguir na carreira militar. Deu tudo certo. O nosso glorioso Exército brasileiro e você   abriram para mim as suas portas e nunca mais parti para outros cantos em busca do necessário para viver com dignidade.  Vi você crescer. Orgulho-me por  fazer parte da sua história.  Eu sei que você passou por  maus  bocados  nas mãos de incompetentes, que, votados por eleitores que foram garfados por discursos populistas, nada mais fizeram que praticar a corrupção nos períodos em que deveriam estar cuidando  de você com responsabilidade.  Você hoje completa 55 anos.  Acredito que os últimos quatro anos foram os piores que você enfrentou.  Nunca vi tanta incompetência numa pessoa só, aquele que brincou de governador de 2010 a 2014. Nesse seu aniversário quero dizer-lhe que, apesar dos maus-tratos sofridos, você continua linda.  Por favor, perdoe os eleitores que contribuíram para que tanta maldade fosse praticada contra você.  Parabéns!

(Jeovah Ferreira, via e-mail)


Toma lá dá cá

Esse país está podre, isso eu já sabia, mas a cada dia me convenço de que está mais podre do que eu imaginava. Na semana passada, após a dona Dilma enviar para o Senado o nome de Luiz Edson Fachin, escolhido por ela para ocupar a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) deixada com a aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa, o presidente da casa, o "nobre" senador Renan Calheiros, sentenciou que um indicado para o STF "com digital do PT" seria rejeitado pelo plenário.

A princípio isso poderia até ser um indicativo da independência entre os Três Poderes, animador até. Não demorou muito o nobre Renan é chamado aos porões do Palácio do Planalto e saiu de lá com um discurso totalmente diferente. Continuo ainda achando natural, afinal o poder de convencimento existe. Mas em um país onde impera a podridão política combinada entre os Três Poderes da República, nós deveremos sempre estar com um pé na frente e outro atrás.

Não deu outra. O bravo, decidido e corajoso senador, após tomar um antídoto indiscriminadamente usado em Brasília e genericamente chamado de "toma lá dá cá", esqueceu totalmente as digitais do candidato Fachin. Esse produto é produzido em larga escala em região plana e alta (planalto) e tem como ingredientes falta de ética e de moral. E foi usado por Renan Calheiros, indicação do dr. Aloizio Mercadante, após consultar o prontuário do mesmo nos arquivos do Supremo Tribunal Federal (STF), com a supervisão do Palácio do Planalto.

A ação desse antídoto é seletiva e vai agir no STF, onde o senador tem uma doença crônica (processo) há oito anos e que lhe causa enormes transtornos, apesar dos fervorosos cuidados  dedicados pelo enfermeiro Lewandowski (relator do processo). Acredito eu que a partir dessa data, após essa terapia exclusivamente tupiniquim, o senador estará curado, risonho e com excelente recuperação das defesas orgânicas (políticas) e apto a frequentar, sem riscos, os corredores do Congresso e, inclusive, os insalubres porões dos palácios de Brasília, mesmo estando esses abarrotados de ratazanas.

(Humberto de Luna Freire Filho, médico, via e-mail)


Crise externa

Consultorias apontam em até -3,5% a queda do PIB brasileiro no 1° semestre/2015! Mas relaxa aí, gente. Quando a “crise externa” passar, seguiremos de vento em popa. P. S. = Previsão do FMI para o PIB-2015 de: EUA, 3,1%; China, 6,8%; India, 7,5%; México, 3%;  Chile, 2,7%; Alemanha, 1,7%...

(Silvio Natal, via e-mail)


Maioridade penal

Certamente os chefes bandidos já estão providenciando a troca dos jovens acima de 16 e até 18 anos incompletos por outra camada de jovens com idade inferior a 16 anos para as suas equipes de contraventores e assassinos. Com a aprovação dessa possível lei deverá diminuir muito a equipe dos foras da lei menores que assumem o crime no lugar dos seus chefes bandidos, livrando-os de penas maiores e mais severas. Com esta lei aprovada, deverá retirar da criminalidade muitos contraventores de 16 e 17 anos, mas ainda não será a solução total para resolver esse problema e trazer tranquilidade para a população agredida e displicentemente olhada por todos os responsáveis que deveriam olhar pela segurança pública dos brasileiros.

(Benone Augusto de Paiva, via e-mail)


Fundos de pensão e outros

Quando o lulopetismo passou a mandar nos fundos de pensão das estatais, deveria ter mostrado a "lambança" feita nos governos passados , desde Sarney.  Não mostrou por conveniências óbvias. A tal da governabilidade.

E esqueceu também que um dos maiores benefícios da privataria foi a esterilização de moedas podres. Os bancos  se livraram de moedas e de dívidas impagáveis contraídas pelas estatais. Me lembro muito bem da trabalheira insana que tiveram na conversão de dívidas de estatais em URVs, o que "cortava" muitos zeros.

O outro benefício foi a liquidação dos diversos bancos estaduais, eternas fontes de rombos piramidais.

Defender governos anteriores a Lula? Jamais, mas distorcer os fatos definitivamente não é o melhor caminho.

Agora, colocar pelegos nas direções dos fundos de pensão é ter certeza do desastre. Quem deve pagar o rombo são as empresas e não os contribuintes.

(Paulo Henrique Coimbra de Oliveira, via e-mail)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias