Home / Opinião

OPINIÃO

Porque te amamos muito

Pensar em algo para descrever a grande mulher que você é não é fácil. Aquela que segura as pontas na hora do aperto. Aquela que está ao seu lado sempre, mesmo quando você não é a melhor filha ou o melhor filho. Aquela que depois de uma discussão por motivos bobos te abraça e sorri serenamente e ainda diz que te ama todo o tempo. Aquela que te dá os melhores conselhos do mundo, mesmo sabendo que a maioria deles não será nem lembrado e depois ainda diz: "eu te avisei!". Hoje é o dia dela, mulher de fibra, mulher guerreira, mulher amorosa. Sedenta de carinho, de atenção, porém com muito amor no coração. Feliz aniversário, Ana Maria, você merece tudo de melhor. O desejo de seus filhos hoje é que você tenha muita paz, sucesso, alegria e continue sendo essa mãe maravilhosa que é.

(Maycon Thales, administrador, e Meyrithania Michelly, jornalista e editora de OpiniãoPublica)


STF

Julgar-se-á hoje neste tribunal a legalidade da existência e continuidade do Simve, serviço militar temporário criado pelo governo de Goiás, como forma de agilizar,  economizar em salário, curso de formação, aumentar o efetivo nas ruas, enfim dar melhores condições de segurança à população. Mas decisões judiciais de 1ª e 2ª instâncias entenderam ser esta a forma de contornar a lei e criar um serviço que só poderia ser exercido via concurso público da Polícia Militar, portanto foi sentenciado como ilegal. Entretanto, com recursos jurídicos, este serviço está sendo mantido pelo Estado, agora sim, este assunto será pacificado no Superior Tribunal Federal.

De qualquer forma é lamentável que a legislação seja titubeante quanto à possibilidade de existência de de tal serviço, pois os soldados já estão na rua, inclusive armados, exercendo suas atividades, que poderá se estender para todo País se assim definir o STF.

Compreendo a boa vontade do governador e a necessidade de atender a população, mas fico em dúvidas quanto ao procedimento governamental, que agora está fazendo gestão para criar legislação federal que ampare este serviço. Entendo que um ente federado sempre deve ser o mais rigoroso possível no cumprimento da legislação.

(Alcione Peleja S. Coimbra, via e-mail)


O aparelhamento do Judiciário

A indicação do juiz Luiz Edson Fachin para preencher a vaga deixada por Joaquim Barbosa foi o nome escolhido por Dilma, após quase nove meses. Um verdadeiro parto, mas tudo não passou de jogo de cena. O juiz escolhido nada mais é que um defensor do MST, do PT e no vídeo abaixo ele aparece pedindo votos a Dilma Rousseff. https://www.youtube.com/watch?v=7u0RKisHwhM. A Justiça não precisa de lado, ela precisa e deve defender a verdade. Antes de tudo, um juiz deve ser independente. Como a sabatina no Senado é um teatro, e a indicação já tem nome e endereços certos, em breve teremos o Toffolli 2. Reputação ilibada e notório saber jurídico, ora essa, para quê?

Pobre Brasil, o PT conseguiu aparelhar também o Judiciário. Estamos mais parecidos com a Venezuela a cada dia que passa.

(Izabel Avallone, via e-mail)


E aí, Falcão?

Rui Falcão, presidente do Partido dos Trabalhadores, em todas as oportunidades que se referiu ao tesoureiro do seu partido disse que o companheiro era um homem íntegro e que não via motivos para afastá-lo da função. Tudo não passava de uma campanha orquestrada com a finalidade de manchar o partido. O Brasil todo sabia que o anjinho do Falcão era um demoniozinho e esperava por esse momento. Sua prisão. Os brasileiros de boa índole aplaudem a  decisão da Justiça. Agora, como sempre, o PT está arrependido por não tê-lo afastado. É uma piada. Para esse governo que está atolado até o pescoço, é agora que a porca vai torcer o rabo. E aí, Falcão?

(Jeovah Ferreira, via e-mail)


Ministros demais

A assessoria  de Dilma não a informou que a Suprema Corte americana funciona com apenas 9 juízes. E funciona bem. Estudiosos sobre a matéria reportam que a dedicação daqueles beiram ao fanatismo. Trabalham demais e falam de menos. Devido a não exposição, seus votos são curtos e objetivos. E não têm as mordomias dos nossos. Dirigem seus próprios carros, férias reduzidas, passagens pagas do próprio bolso e centenas de outras. Se Dilma esperasse mais um sair encaminharia ao Congresso proposta de emenda constitucional visando reduzir a quantidade de membros para 9. Ideia se concretizada ajudaria sobremaneira o ajuste fiscal pretendido. E estaríamos caminhando para o Primeiro Mundo. Agora é tarde.

(Paulo Henrique Coimbra de Oliveira, via e-mail)


Que Deus nos ajude

Após longa espera, finalmente foi escolhido o mais novo integrante do STF: Luis Edson Fachin, advogado e professor titular de Direito Civil da Faculdade de Direito do Paraná e da PUC-PR. Pode-se dizer que o escolhido é mais um “homem do PT” dentro da Corte Suprema. Amigo do casal Gleisi Hoffmann-Paulo Bernardo, ex-ministros petistas. É homem simpático ao MST – a orgnização criminosa chefiada por João Pedro Stédile, o tal que poria seu “exército” na rua a pedido de Lula, em caso de necessidade. O professor ora nomeado frequenta as listas para o STF faz tempo, mas  a bola sempre tem batido na trave. Segundo o jornalista Reinaldo Azevedo, Lula desistiu de indicá-lo depois de uma conversa em que o referido fez uma defesa tão entusiasmada do MST que “até mesmo o chefão petista se assustou”.  Escreveu recentemente “use a testa, não esquecendo do texto e seu contexto”. Pelo que se depreende, o novo ministro do STF entende que, no julgamento das causas,  em primeiro lugar deve vir a opinião (subjetiva) do magistrado para, só então, ler o que diz o direito material (o texto da lei), lembrando que isso só não bastaria: há, sempre, que se observar o “contexto”... Caminho aberto para a relativização das leis.  E não apenas isso.  Fachin menospreza o "juiz liberal". Refere-se ao liberalismo como se o sistema – vertente no Ocidente –  fosse algo superado na história. Depois de dois atos de “Fora PT” em todo o País e 8 meses e meio de expectativa somos brindados com mais essa prova de explícito aparelhamento de uma das mais importantes instituições: o STF. Pior  é ver os elogios – até de tucanos, arre ! –  pela indicação. Espero estar equivocado, mas antevejo tempos sombrios à frente com a flexibilização das leis em nome do que o PT chama de "justiça social". Que Deus nos ajude.

(Silvio Natal, via e-mail)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias