Home / Opinião

OPINIÃO

São Jorge – o santo guerreiro. São Jorge fiel seguidor de Cristo

Marcos Antônio de Oliveira Especial para Opiniãopública

Um dos maiores santos populares da Santa Igreja tem lugar de destaque nas festividades  porque é um dos mais importantes mártires do cristianismo. Na tradição Oriental o chama de “Grande Mártir” e o Ocidente, de Defensor da Fé.

Tudo se inicia ainda no século III d.C., no governo do Imperador Romano, Diocleciano. Existia um soldado de nome Jorge, de família cristã, temente a Deus.

Jorge era da Capadócia (atual Turquia) e se mudou para a Palestina junto com a sua mãe, viúva. Entrou para o exército e foi promovido a capitão do exército romano por mérito. Era muito dedicado e apresentava habilidade incomum. Estas virtudes lhe valeram o título de conde pelo imperador oficializando como chefe da guarda.

O imperador Diocleciano desejava matar todos os cristãos, contrariando Jorge que questionou o imperador, defendendo com ousadia a fé no senhor Jesus Cristo, a quem disse em voz alta que era a verdade, e que ele era o servo do redentor Jesus, e nele confiando para dar testemunho da verdade.

Mesmo assim, o imperador tentou fazê-lo desistir da fé através de várias torturas, São Jorge não fraquejou e firmou a palavra de que não renegaria que era e continuaria a ser, servo de Jesus em troca de adorar ídolos. Indagado por um Cônsul sobre a origem de sua grande ousadia, Jorge respondeu-lhe que era por causa de Cristo Jesus como vida, caminho e verdade. O Imperador prometeu recompensar Jorge se ele venerasse e sacrificasse aos ídolos, lhe daria honras e muitos bens.

Portanto, só havia um jeito de Jorge continuar vivo: Negar a sua fé em Cristo e passar o adorar as imagens dos deuses romanos. Encontramos nos Salmos (135:15-17) “Os ídolos das nações são de prata e ouro, obra das mãos dos homens. Tem boca mais não falam; tem olhos, mais não vêem; tem ouvido, mas não ouvem.” Este versículo é confirmado no livro de Jeremias (10:15).

Diante da negação de Jorge mantendo fiel a Cristo em favor dos cristãos, essa atitude provocou ódio do imperador mandou prender e jogar Jorge em cárcere, onde foi oito vezes torturado de vários modos. Foi levado em seguida a um lugar destinado a ser degolado mas, antes de receber o golpe fatal, São Jorge prostou-se diante de Deus e orou com seus olhos fixos ao alto, dizendo: “Meu Deus, em vossas mãos entrego a minha alma e vos rogo, que todos os lugares que festejam a minha memória, nada de mal, de mágoa, de tristeza lhes aconteça, livrai-os e protegei-os das ciladas do inimigo, suas manobras e seu domínio, a fim de viverem  auxiliados e amparados por vosso amor e graça, para sempre. Ao terminar, ele inclinou a sua cabeça sobre uma coluna de pedra, com gesto de humildade e entregou-se ao carrasco, ele decapitou a sua cabeça com uma espada  no dia 23 de abril de 303. Sua sepultura está na cidade de Lídia, Cidade de São Jorge, perto de Jerusalém, na Palestina. Acima de sua sepultura, foi erguida uma Igreja em seu nome, no século IV e existe até os nossos dias e é visitada por milhares de pessoas.

São Jorge é visto como verdadeiro guerreiro da fé. Venceu batalhas contra o mal e por isso, sua imagem mais conhecida é dele montado num cavalo branco, vencendo um grande dragão. Este santo convida a todos a seguir Jesus sem renunciar ao combate.

“Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga. Se alguém quiser salvar sua vida, vai perdê-la; mas quem perde sua vida por causa de mim vai salvá-la. O que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder sua vida?” (Mt 16, 24 – 26).

São Jorge, seguiu Jesus até o martírio e perdeu sua vida por causa dele. A participação na vida e no destino de Jesus inclui “carregar a cruz” e sempre “segui-lo” sem dele se afastar. Quem segue Jesus vai com ele onde ele for; vai com ele até a morte, passando pelas cruzes da vida, pelas dificuldades e obstáculos. O motivo dessa exigência é a união de vida nova que se estabelece entre o Mestre e o discípulo. Seguimos Jesus com amor e por amor, ao nos dizer “quem quiser ser meu discípulo”. São Jorge quis e decidiu se por esse caminho. Essa escolha e determinação são muito importantes e fizeram crescer em São Jorge o amor pessoal, a amizade profunda, sua identificação com Jesus pelo modo novo de vida que ele havia ensinado (cf. jo 15, 1 – 11). O exemplo desse Santo Mártir nos adverte para a moleza que muitas vezes temos em seguir Jesus no que ele nos ensinou e nos meios que ele nos deixou. Reclamamos dos deveres de cristão, tudo nos parece difícil. Não somos cristãos praticantes, nem ajudamos nossa igreja onde nos reunimos ao redor de Jesus. Fazemos o que Jesus mandou? Vivemos como discípulo de Jesus?

A explicação do dragão é uma lenda dentre outras. Diz à lenda que um dragão medonho saía das profundezas de um lago batia contra os muros da cidade matando pessoas com seu mortífero hálito. Para afastar o monstro, as populações do lugar lhe ofereciam jovens vítimas, pegas por sorteio. Um dia a filha do Rei foi a sorteada a ser oferecida em comida ao monstro. O Monarca, impotente acompanhou-a chorando até às margens do lago. Parecia que tinha chegado o fim para a princesa, quando inesperadamente surgiu o cavaleiro vindo da Capadócia. Era São Jorge, que tirou a espada e destruiu o dragão em vários golpes. O dragão virou um cordeirinho, que a jovem princesa o levou para dentro dos muros da cidade. O cavaleiro São Jorge gritou dizendo que tinha vindo em nome de Cristo para vencer o dragão e que todos deveriam se converter e ser batizados.

Esta lenda para nós cristãos é um símbolo. O Dragão que devorava as vítimas, representava o Diabo encarnado na pessoa do Imperador Deocleciano, que torturava e matava os cristãos inocentes. A princesa, filha do rei, representava a santa Igreja, seus amados filhos e membros. Esta princesa de Cristo foi protegida e salva pela fé firme e defesa de São Jorge.

Tanto no Oriente e o Ocidente existem milhões de devotos de São Jorge onde prestam homenagens e propagam sua poderosa intercessão e além  de milhares de Igrejas como: Lida Palestina, Jerusalém, Síria, Líbano, Chipre, Egito, Constantinopla, Grécia, Roma, Rússia, Inglaterra, França, Polônia, Armênia, Alemanha, Brasil onde temos, em vários estados brasileiros, Igrejas que foram erguidas em memória e honra de São Jorge. Temos em Campo Grande-MS, Rio de Janeiro-RJ, Taguatinga-DF, Guarapari-ES, Fortaleza-CE e Aparecida de Goiânia na rua Mônaco, Qd. 83 Lt. 12, Vilage Garavelo II onde se encontra nossa Paróquia Ortodoxa São Jorge na oportunidade iremos homenagear o São Jorge neste Sábado 25 de Abril às 19hs com a novena de São Jorge pedindo a Deus a recuperação da saúde de todos os enfermos e nossa Tradicional quermesse com o Show da Orquestra de violeiros. No Domingo 26 de abril às 19hs com Santa Missa com a presença dos nossos Arcebispos  Mor José Faustino Filho e Mor Titos Paulo Tuza  . Todos estão convidados! Que sua memória seja eterna na Glória de Deus Pai e no coração dos devotos fiéis de Santo Jorge Poderoso!

(Marcos Antônio de Oliveira, diácono, Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia , Paróquia Ortodoxa São Jorge, Aparecida de Goiânia.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias