Home / Opinião

OPINIÃO

Tributo aos gestores e servidores do Cais Deputado João Natal

Irani Inácio de Lima ,Especial para Opinião Pública

Quem passar por Goiânia a bela e hospitaleira capital de Goiás irá encontrar na Av. Industrial, quadra D-03, lotes 16/17 no Setor Leste Universitário, uma unidade de saúde municipal que traz em seu frontispício a inscrição: Cais Deputado João Natal.  Grafada indelevelmente na fachada principal do prédio ela estratifica singela e merecida homenagem prestada pelo povo de Goiás ao nobre, valoroso e inesquecível deputado João Natal de Almeida. De família humilde o baiano de Macaúbas chegou a Goiás em tenra idade e aqui construiu a senda luminosa de sua brilhante trajetória de vitórias e conquistas. Delegado de Polícia, promotor público e professor universitário João Natal de Almeida foi vereador em Goiânia, deputado estadual, secretário de Estado e deputado federal por três legislaturas. Honrou o Parlamento Goiano, dignificou Goiás na Câmara Alta da República e engrandeceu o Brasil e os brasileiros como de deputado federal constituinte. Em 28 de outubro de 1997, quando se encontrava nos Estados Unidos em tratamento de um diabetes quase incontrolável acabou deixando precocemente o nosso convívio.  Demandou o país da luz e alçou voos mais altos nas asas do amor e da sabedoria. De retorno à pátria espiritual foi habitar uma das muitas moradas da casa do Pai.  Ao partir para a eternidade legou às futuras gerações o exemplo de uma conduta irreparável vivenciada por uma figura pública de raríssimas qualidades morais. É sabido que ele percorreu com passo estugado e firme os densos caminhos da vida temporal urdindo o bem e disseminando a paz.  Bem-aventuradas as mãos generosas que se dignaram homenagear aquela memorável figura da vida pública goiana inserindo seu nome na fachada daquele educandário de luz que veio suceder o Cais Vila Nova. A intuição nos induz a presumir que praticando o bem e disseminando a paz ele acabou legando aos gestores e servidores da unidade de saúde que leva o seu nome a inspiração para que pudessem realizar um trabalho primoroso e enobrecedor, muito próprio das almas iluminadas.

É de domínio público que o senso crítico do inconsciente coletivo da sociedade se deleita em deitar impiedosa e injustificável falação sobre as pessoas que prestam serviço à população na área da saúde pública.  Falar mal da saúde tem sido a diversão predileta de muita gente. Um cenário tenebroso de densas energias vibracionais acaba por envolver completamente a mente e o coração daqueles que não vigiam e nem oram.  E a maledicência que chega sempre pela ora vazia não raramente leva os incautos a acusar a outrem pela sua desdita e pelos seus insucessos. Todavia, o dever impostergável da fraternidade universal compele-nos a devotar profundo respeito aos irmãos que assim agem. Por outro lado o enorme sentimento de gratidão que nos envolve neste momento induz-nos a comportar de forma diferenciada. Arrimado em doce energia de ternura, gratidão e reconhecimento ousamos humilde e reverentemente levantar aqui nossa voz tosca e descolorida para render sincero e merecido tributo aos ilustres gestores administrativos e aos servidores do Cais Deputado João Natal. Ocorre que de algum tempo a esta parte além de outros familiares, nosso irmão Ivo Inácio de Lima e nossa querida cunhada Doralice Rocha de Lima, vezes tantas foram carinhosa e fraternalmente atendidos pelos trabalhadores daquela respeitabilíssima unidade de saúde. E neste clima de estrema amorosidade e desvelado carinho o mais velho dos irmãos de nossa numerosa família Ivo Inácio de Lima incontáveis vezes foi acolhido naquela unidade.

E agora nesta na última sexta-feira de 27 de março de 2015 ao depois de completar 89 anos no dia 25, por volta das 15h ele deu entrada na emergência daquele cais. A respiração ofegante, a extrema magreza e o trôpego caminhar do peregrino que chegava fisicamente combalido inspiraram cuidados e especial atenção  de todos os servidores daquele educandário de luz. Ali ele foi acolhido terna e carinhosamente pelas recepcionistas Vânia Lúcia Gomes da Silva, Joana Maria, Ribeiro, Divina Jacinto e pelo senhor José Maria de Moraes.

A seguir a qualificada e generosa equipe profissional daquele Cais em vão empregou  todos os recursos necessários à prestação de um excelente socorro emergencial. Emulava-a o enorme desejo de preservar a vida de quem já se encontrava envolto em inadiável e muito bem programado processo de disjunção molecular. Exauridos todos os procedimentos levados a efeito pela equipe médica e pela equipe de enfermagem seu muito bem cuidado paciente e nosso saudoso irmão Ivo Inácio de Lima acabou vindo a óbito. Esvaídas as forças físicas e as energias do fluido vital que mantinha o espírito jungido ao ergástulo carnal o esgotamento dos órgãos determinou a extinção da vida física logo após a hora do ângelus quando relógio assinalava 18h05. Além deste humilde escriba os demais familiares de Ivo Inácio de Lima envoltos nesta doce e terna energia vibracional de reconhecimento e gratidão vêm a público render sincero tributo aos gestores e servidores do Cais Deputado João Natal.  E o fazem nas pessoas dos irmãos do Ivo: Maria Aparecida, Anísio, Auty, Iva e Jesus Inácio, da filha Altair Rocha da Silva, do genro Avelar Gomes da Silva, da esposa Doralice Rocha de Lima, e dos netos Avelar Filho, Karina, Fernanda, Taisa e Wagninho.

Abraçamos calorosa e fraternalmente o gestor Danilo Damázio Silva, diretor geral da unidade, a supervisora técnica Ivana Alvarenga e a assistente social Simone Maria Nogueira. Agradecidos saudamos a excelente equipe de enfermagem comandada pelas enfermeiras chefes Elineide S. dos Santos e Solange Silva Venâncio e integrada por Norma Calixto, Maria Neuraci, Enivalda Maria, Marisleide de Souza, Judith dos Santos, Milene Felix, Maria do Céu, Joissy Fabiana e Lúcia Helena.  Jubilosa e humildemente tomamos a liberdade de render o preito da nossa gratidão e do nosso eterno reconhecimento ao dr. Samuel Laurindo da Silva, que em companhia de seus pares dr. Oliver Vilela e dra. Luciana Pereira integrava a equipe médica que dispensou ao Ivo uma samaritana dedicação. Fraterno e compassivo o dr. Samuel dispensou seus préstimos além-fronteiras de seu juramento profissional, para estender a todos nós as mãos generosas do amor e da caridade.

É oportuno lembrar que ao longo de sua abençoada vida física o saudoso Ivo Inácio de Lima, nascido a 25 de março de 1926, na zona rural de Jataí foi lavrador, comerciante, técnico consertador de rádio e televisão, proprietário rural, sanfoneiro, vereador na cidade apiária e um exímio e inigualável contador de histórias não verídicas. De raríssima inteligência e auto ditada estudioso tornou-se um apaixonado incorrigível da política partidária do país. Fumante incorrigível por mais de 50 anos amargou nos últimos tempos a sequela do vício que lhe rendeu um enfisema pulmonar devastador. Legou às futuras gerações o exemplo não recomendado desta conduta que ele próprio reprochava e que não gostaria fosse imitado pelos familiares que haveriam de sucedê-lo. O seu poderia ser um discurso de palavras não articuladas e assim estratificadas: “Fumar faz mal à saúde. Pode causar enfisema pulmonar. E esta enfermidade destrói impiedosa, implacável e irreversivelmente  a vida física. Se possível deixe de fumar enquanto é tempo.”

Ousadamente tomamos a liberdade de render a preito da nossa gratidão e do nosso eterno reconhecimento a Deus pela dádiva desta vida preciosa e abençoada. Ao cidadão honrado, excelente irmão, bom filho, amigo fiel e pai de família exemplar Ivo Inácio de Lima, primogênito de José Virgílio da Costa e Petronília Inácio da Costa nossa singela e derradeira homenagem. Deslumbrando um futuro venturoso para sua trajetória rumo à plenitude ousamos plagiar nesta homenagem derradeira  o incomparável poeta pátrio Antônio de Castro Alves: “Vai guerreiro, rompe os ares, os céus, os mares, Deus ao chão não te amarrou.”

(Irani Inácio de Lima, advogado e espírita. [email protected])

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias