Home / Opinião

OPINIÃO

Uma década de sabores

Felipe Coz,Especial para Diário da Manhã

O Domingo de Páscoa (5) marcou o encerramento do 10º Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural de São Simão, que registrou sucesso de público em três dias de evento (3 a 5 de abril), que teve na agenda apresentações culturais, campeonatos de futebol e truco e principalmente um cardápio recheado de sabores da gastronomia com pratos elaborados com a tilápia, peixe cultivado no Lago Azul, o cartão-postal da cidade e nos rios da região.

As chefes de cozinha Emiliana Azambuja e Beth Alves apresentaram grandes novidades, como a Tilápia bem Fumaça, a Tilápia Brazuca e a Massa da Mama, entre outros pratos. Durante três dias de eventos os turistas também puderam se deliciar com dezenas de apresentações culturais. O prefeito municipal Márcio Vasconcelos ressaltou a importância das apresentações culturais durante o festival. “O Centro Cultural Iara de Almeida é um projeto iniciado em 2013 com 100 alunos e que hoje conta com mais de 1 mil integrantes. Tivemos dificuldades (no bom sentido) de oportunizar a todos a participação durante o evento. Trazer esses talentos para dentro de um festival tão consolidado é importante para fomentar novos talentos locais, pontuou.

Programação

O Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural foi iniciado na Sexta-Feira Santa com a apresentação do violeiro do Brasil Almir Pessoa, além das apresentações culturais e do jantar que foi servido às margens do Lago Azul. No Sábado de Aleluia o ponto alto do evento ficou por conta da Cozinha Show protagonizado pelo ator global Rafael Cardoso, que interpretou o chef de cozinha Vicente, na novela Império, da Rede Globo. Para uma plateia de centenas de pessoas, o assediado chef preparou a receita Filé de Tilápia Adorê com Musseline de Mandioca (batata baroa), adornado com gengibre picado puxado ao azeite e alho. Ao final, várias pessoas foram convidadas a degustar o prato.

A noite ainda contou com o show do cantor sertanejo Daniel, que apresentou a turnê comemorativa de 30 anos de carreira. A programação seguiu com as competições esportivas e as apresentações culturais de alunos do Centro Cultural Iara de Almeida, sempre bem elaboradas e muito aplaudidas pelo público.

No Domingo de Páscoa foi servido um almoço especial e como sobremesa um bolo de 10 metros de comprimento para celebrar o décimo ano do evento. No coro de parabéns estavam o prefeito Márcio Vasconcelos, o deputado estadual José Antônio, vereadores da cidade e o grande público que se deliciou com o bolo, que teve como recheio geleia de frutas vermelhas, brigadeiro e ameixa.

A realização do evento não seria possível sem as parcerias empresariais da cidade e região, com os restaurantes da cidade, o Sebrae, os governos Federal, Estadual, a Câmara Municipal de São Simão, conforme destaca o prefeito. “Atingimos os objetivos e fortalecemos estas parcerias. Queremos ampliá-las ainda mais para os próximos anos do festival”, sinalizou.

Cena Cultural

A vertente cultural do festival cresceu exponencialmente nos últimos três anos do evento, de 300 alunos hoje a escola conta com 1.5 mil alunos.

Reestruturado há três anos e administrado por uma equipe de professores e servidores da educação municipal, o Centro Cultural Iara de Almeida foi o grande destaque desta edição devido ao número de apresentações culturais realizadas na agenda do evento.

São crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos que apresentaram coreografias musicais, shows musicais, danças típicas do cerrado, como a catira, pintura, teatro, balé, capoeira, entre outras atrações.

(Felipe Coz, jornalista)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias