Home / Opinião

OPINIÃO

Pacote de infraestrutura do governo

O grande desafio  do  pacote de infraestrutura com rodovias, ferrovias e aeroportos, que está sendo planejado pelo governo  brasileiro, é  restaurar  a confiança dos investidores nacionais e estrangeiros na combalida economia brasileira. Conforme a publicação da revista inglesa The Economist (27/4), apesar da presidente Dilma permanecer no Planalto, não é ela ou o PT que toma as decisões do governo, pois a condução da economia está nas mãos do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e do PMDB que controla o Congresso.

(Edgard Gobbi, via e-mail)


Caladeiras eletrônicas

Por 3 a 2, a segunda turma do STF decidiu libertar os empreiteiros que, por vontade própria, estavam inscritos na delação premiada, mas mantendo as caladeiras eletrônicas. A preocupação não era controlar onde iriam (tornozeleiras), mas quem denunciariam ou o que diriam sobre a roubalheira na Petrobras e seus controladores.

(Mário A. Dente, via e-mail)


Minha homenagem a toda imprensa são as palavras

“Liberdade é o que ninguém nota quando existe. Mas que todo mundo sente quando falta. (ANJ)”

(Tania Tavares, via e-mail)


O Ceará e as desigualdades

Cientistas renomados como Rodolfo Teófilo e homens santos como padre Cícero denunciaram a miséria no Ceará. O que podemos ver é um Ceará na linha de pobreza com mais da metade da sua população ganhando pouco mais de 100 reais por mês e passando necessidades. Quase 100% dos municípios estão entre os mais pobres do Nordeste. Como na época do padre Cícero, ainda existe uma elite privilegiada que é insensível ao sofrimento do povo e come seus fartos banquetes em casas luxuosas de praia e de serra. Não é motivo de revolta, no meu ponto de vista, mas de indignação. Cabe a nós quebrar as desigualdades culturais, educacionais, sociais, econômicas e outras mais no Brasil. Os caminhos passam por educação de qualidade dada por quem ama o povo. A saúde deve ser universal e todos somos responsáveis pelo irmão doente. A educação para o trabalho certamente minimizará as desigualdades e a pobreza. A pobreza extrema é uma mancha que pode e deve ser apagada da história do povo brasileiro.

(Paulo Roberto Girão Lessa, via e-mail)


A nossa pátria precisa ser acudida

1º de maio de 2015. Os brasileiros não viram a dirigente do nosso País falando na televisão. Que bom. O povo já está cansado de conversa pra boi dormir e aguarda ansioso pelo momento de soltar fogos de artifício comemorando a saída dessa turma que está desde 2003 deitada em berço esplêndido enquanto a população, como um faquir, está deitada em cama de prego. Em breve o Brasil ficará liberto desses desossadores. Eles já estão se digladiando entre si. A festa da liberdade está próxima. Como ficaria bonito se a mandatária tivesse ido à televisão pedir perdão aos trabalhadores pelos males que esse governo tem lhes causado e no final dissesse: para o bem do Brasil, renuncio hoje ao meu mandato. Brasileiros e brasileiras, a nossa pátria precisa ser acudida. O tempo é agora.

(Jeovah Ferreira, via e-mail)


O discurso do tigre de papel

O pífio discurso do Lula, no evento da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em 1º de maio, com plateia garantida não rendeu os frutos que ele queria. O PT de Lula está mergulhado numa profunda crise institucional, sua sucessora não dá conta de gerir a nação. Ela terceirizou todas as decisões econômicas nas mãos do ministro da Fazenda Joaquim Levy e as políticas com seu vice Michel Temer, enquanto seu criador corre por fora ameaçando voltar em 2018, culpando a imprensa na tentativa de desviar o foco das acusações, denúncias pipocam a cada minuto envolvendo o PT e Lula insiste em seu discursinho de que a imprensa é culpada? O Judiciário está comprado, o procurador-geral da República faz vista grossa, TCU, AGU idem. O tigre de papel diz ser bom de briga e usa as expressões de sempre. São os ricos que o temem. Lula, que sempre disse ser a mãe dos pobres e o pai dos ricos, está declinando de seu papel? Lula, a população acordou e está atenta, seu discurso faz sentido em 1º de abril.

(Izabel Avallone, via e-mail)


Crescer é viver

Precisamos desenvolver intimamente.

Evoluir na senda do bem,

Do amor,

Da vida,

Da paz.

Compreendendo os fluxos da evolução.

(Dhiogo J. Caetano, via e-mail)


É um absurdo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um homem corajoso. Se eu fizesse parte da cúpula  do Partido dos Trabalhadores, como é o caso dele, depois de todos esses escândalos que vieram à tona,  eu teria procurado um bom cirurgião plástico para fazer algumas mudanças no meu rosto para evitar que as pessoas me reconhecessem. Vê-lo em palanques, como aconteceu nas comemorações do Dia do Trabalho, falando pelos cotovelos,  dá para pensar que ele acredita que aquela parcela da população que lhe confiou dois mandatos, está disposta a cair novamente no conto do vigário. É realmente um absurdo.

(Jeovah Ferreira, via e-mail)


Marqueteiro  na mira da PF

Agora chegou a vez de João Santana, marqueteiro das campanhas do PT, se explicar à Polícia Federal sobre indícios de lavagem de dinheiro ao receber US$ 16 milhões em 2012, vindos de Angola, segundo a FSP. Se a PF quiser ir a fundo vai encontrar muito mais coisas, é só lembrar de Duda Mendonça. São várias as campanhas e muitos valores pagos. O fio da meada está fácil, basta puxar a ponta e seguir o caminho, empreiteiras, João Vaccari e caixa do PT. Esse partido que fez o diabo para ganhar as eleições deve estar fazendo o diabo para esconder o dinheiro. Será que o diabo vai colaborar com mais essa picaretagem?

(Izabel Avallone, via e-mail)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias