Home / Opinião

OPINIÃO

Relembrando Adauto Lúcio Cardoso e Maximin Isnard

É possível afirmar que a sessão do Senado que tratou do Ajuste Fiscal no dia 26 de maio, colocou a maioria absoluta daquela Casa num descrédito irreversível com os trabalhadores e aposentados. Dominaram, barbarizaram, atropelaram e nos colocaram com os pés na cova. Mesmo surrupiados em nossos direitos já conquistados, continuamos vendo aquele espetáculo inverossímil na TV, esperançosos de que por lá aparecesse alguém com a dignidade e coragem de um Adauto Lúcio Cardoso, ministro do STF que em 1971, ao ver os demais Juízes aprovarem a lei de censura prévia, o então ministro, levantou-se da cadeira, arrancou a toga, a jogou no meio do plenário. Nunca mais voltou. Lembrei-me ainda, dessas palavras de Maximin Isnard direcionadas aos seus pares no parlamento da França em 1791: “Nós nos encontramos entre o dever e a traição, entre a coragem e a covardia, entre a estima e o desprezo. Nos reconhecemos que eles são culpados e, se não os punirmos, é porque sejam príncipes? É a longa impunidade dos grandes criminosos que transforma o povo em carrasco... Eu lhes digo que é preciso vigiar. As nações que dormem, ainda que por um instante, acordam acorrentadas... Se queremos ser livres, é necessário que só a lei governe.” Com certeza, depois das covardias dos nossos “senadores” o melhor que fiz foi relembrar as decisões dignas e corajosas de Adauto e Maximin.

(Leônidas Marques, via e-mail)


A caixa preta da Fifa

fifa

Ricardo Teixeira, José Maria Marin, Joseph Blatter, José Hawilla, Marco Polo Del Nero quem nunca ouviu falar nesses nomes? Esses sujeitos dominam o  cenário futebolístico há muitas décadas. Calcula-se que a corrupção na Fifa e CBF existe há pelo menos duas gerações. Essas pessoas abusaram de seus mandatos e obtiveram milhões de dólares  em subornos e propinas. Notícia em todos os jornais, Marin e mais seis dirigentes da Fifa foram presos em Zurique na Suíça, acusados de corrupção. Essa prisão foi feita a pedido da justiça americana onde corre um processo de corrupção na organização. O Departamento de Justiça norte-americano revelou que o dono da Traffic Group, José Hawilla, maior agencia de marketing esportivo da América Latina  assumiu a culpa em dezembro do ano passado por acusações de: extorsão, fraude eletrônica, lavagem de dinheiro e obstrução da Justiça. O mais surpreendente os dirigentes da Fifa estavam reunidos em Zurique para o encontro anual da organização, marcado para sexta-feira, no qual o presidente Joseph Blatter buscaria um quinto mandato. Se a prisão fosse no Brasil, eles diriam que não sabiam de nada. Na justiça americana o bicho pega. Quem sabe chegou a hora de abrir a caixa preta da Fifa.

(Izabel Avallone, via e-mail)


Pec da bengala

Infelizmente foi aprovada a Pec da Bengala. Por quê? Seus beneficiários já estão na curva descendente de vigor, capcidade e outras. Não adianta falar em experiência. Conheco muito idoso que aproveita da condição só para tirar vantagem . Não fez nada a vida inteira e só pensa em Lei de Gerson. Relativamente a Pec, seus beneficiários já auferem vantagens demais e meu receio como contribuinte é ter que no futuro ter que proporcionar  a seus beneficiários mais um auxílio. O auxílio- fralda. E uma vez instituido passa a ser clausula petrea onerando mais ainda os orçamentos. Haja ajuste fiscal.

(Paulo Henrique Coimbra de Oliveira, via e-mail)


Consciência Ecológica

consciencia

Uma das crises mais importantes para o destino da humanidade é a crise ecológica. Os cientistas afirmam que em 50 anos a temperatura média, no planeta Terra, subirá em seis graus centígrados. Isso vai significar a extinção de mais da metade das espécies hoje existentes. Autoridades ecológicas afirmam que, em alguns anos, o nível do mar subirá meio metro, inundando cidades e outras áreas. Aqui no Ceará, vemos isso na cidade de Icaraí, município de Caucaia, onde barracas de praia foram espremidas contra a barreira por causa do aumento do nível do mar. Então a crise econômica, que é muito importante, não se compara à crise ecológica que destrói por definitivo a vida na Terra. Para cada ação há uma reação! A nossa  reação diante da destruição do planeta deve ser de profunda mudança de estilo de vida. Em vez de uma vida exploratória e predatória, devemos viver uma vida simples, doadora e humana.

(Paulo Roberto Girão Lessa, via e-mail)


Desequilíbrio no clima

desiquilibrio

Seca no Nordeste e enchente na Amazônia. Há um desequilíbrio no clima! O grito ecológico da Mãe Terra nos conduz a soluções realistas nos problemas de convivência ecológica. Por todo mundo ondas gigantes, ciclones, grandes secas e muita chuva mostram o óbvio: as agressões ao Planeta são respondidas pela lei da ação e reação. Pode demorar um pouco, mas a resposta vem em desequilíbrios ambientais, aumento do nível dos oceanos, extinção de espécies vivas e má qualidade de vida no planeta que se tornou favela! Luis Gonzaga, o rei do Baião, já dizia que a terra está morrendo. Quando se planta não nasce. Nascendo a planta não vinga. O abuso de agrotóxicos e outras químicas poluíram as águas que ocasiona a morte de animais e do homem. As saídas para a crise ecológica são demoradas e requerem esforço conjunto para a regeneração da nossa Terra. A consciência ecológica deve ser ensinada nas escolas e deve ser tema de debates e divulgação na mídia formal e informal. A vida está em perigo! Temos o dever de unir forças para o bem comum!

(Paulo Roberto Girão Lessa, via e-mail)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias