Home / Opinião

OPINIÃO

Residenciais Jardins do Cerrado, um bairro periférico esquecido - parte XI

 Na parte VIII desta série Residenciais Jardins do Cerrado, um bairro periférico esquecido podemos ver que a Associação dos Moradores tem desempenhado excelente papel para com sua comunidade, agora veremos com maiores detalhes alguns dos inúmeros trabalho

Na parte VIII desta série Residenciais Jardins do Cerrado, um bairro periférico esquecido podemos ver que a Associação dos Moradores tem desempenhado excelente papel para com sua comunidade, agora veremos com maiores detalhes alguns dos inúmeros trabalhos que o Grupo Rosendo Conceição vem dando continuidade.

Dentre muitos outros eventos de criação do grupo um que também virou tradição nos Residenciais Jardins do Cerrado e Mundo Novo, através da Associação dos Moradores, até então, custeado por Rosendo Conceição e Projeto Meninos do Cerrado é a festa em comemoração ao Dia das Crianças que costuma atrair quase duas mil crianças. A festa dura em média quatro horas e durante todo o tempo as crianças podem brincar em cama elástica, pula-pula, piscina de bolinha, brincar em parque de diversão alugado para a meninada e, muitas vezes, até assistir à peças teatrais. As crianças ainda podem saborear pipoca, algodão-doce, bala-doce, laranjinha e muito pirulito. A tradicional festa acontece desde a fundação da Associação dos Moradores e é graças ao grupo de voluntários que tudo ocorre bem. O evento tem dado tão certo que estimula parte da imprensa a deslocar para o bairro para mostrar a atração.

A festa natalina de distribuição de brinquedos para todas as crianças dos Residenciais Jardins do Cerrado e Mundo Novo, promovida todos os anos pelo Grupo Rosendo Conceição e Projeto Meninos do Cerrado gera expectativa, euforia, surpresas e muitas alegrias. O essencial dessa festa, depois da alegria da criançada são três atrações; a entrega de milhares de brinquedos, de modo que nenhuma criança dos residenciais, presente no evento, fique sem receber brinquedos, como de fato não fica; o recorde de público, como na primeira festa natalina de distribuição de brinquedos em que a Polícia Militar e a Imprensa estimaram um público de quase 6.000 mil pessoas, a maioria crianças, pré-adolescentes e adolescentes, mas os jovens e até o pessoal da terceira idade, costumam ir prestigiar o evento e darem gargalhadas na hora das atrações humorísticas de artistas convidados que animam parte da festa; mas a maior surpresa acontece em meio à festa, quando os moradores são surpreendidos com a chegada de um helicóptero trazendo o bom velhinho, Papai Noel.

Outro evento que Rosendo Conceição e Projeto Meninos do Cerrado  costuma fazer através de parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) é proporcionar às crianças carentes dos residenciais a oportunidade de passar o Natal ganhando brinquedos de excelente qualidade. Para se ter uma ideia do tamanho do evento, no primeiro ano de participação, isto é, em dezembro de 2010, o evento chamado Show de Natal ocorreu no Estádio Serra Dourada e nenhuma das quase 800 crianças dos Jardins do Cerrado e Mundo Novo que foram voltaram para casa sem o seu brinquedo. Já na segunda participação, em 2011, que ocorreu também em dezembro, o Grupo Rosendo Conceição e Projeto Meninos do Cerrado conseguiram transportar 1.000 crianças dos Jardins do Cerrado e Mundo Novo para o local da entrega de brinquedos, através da OVG. Daí em diante cada vez mais crianças eram atendidas, de modo que em 2012, o grupo conseguiu levar para a Praça Cívica, 1. 200 crianças dos Residenciais Jardins do Cerrado e Mundo Novo. Em 22 de dezembro de 2013, 15 ônibus lotados de crianças saíram rumo à Praça Cívica para assistirem aos shows e pegar seu presente de Natal. Quebrando seu próprio recorde o grupo e o projeto levaram mais de 1. 400 crianças dos Jardins do Cerrado e Mundo Novo para o evento da entrega de brinquedos. Agora, bem mais recente, em 2014, 17 ônibus saíram abarrotados do bairro, sob forte chuva. Estima-se que 1.500 crianças foram atendidas. Desde o início do evento até o ano passado, não houve nenhum imprevisto, graças à colaboração das mães das crianças e o preparo da equipe de voluntários do Grupo Rosendo Conceição e Projeto Meninos do Cerrado. A criançada volta feliz e satisfeita com a ida.

(Gilson Vasco, escritor)