Home / Opinião

OPINIÃO

Virtudes e vícios

Vivemos em uma sociedade de vícios e virtudes. A adicção ou abuso de drogas, abuso de horas de internet ou abuso de ingestão de bebidas alcoólicas mostra quão causador de vícios é o dia a dia em uma metrópole. A alimentação rica em gorduras e carnes animais torna tóxico até o comer diário.

A virtude vem do amor. E de uma vida harmoniosa sem exageros e, consequentemente, longe dos vícios. Quem ama começa amando a si mesmo! Com boa autoestima, simplicidade, humildade e fé teremos mais vida. Exercícios físicos, pouco sal e pouca açúcar são temperos deste viver sóbrio.

(Paulo Roberto Girão Lessa, via e-mail)


Bons tempos aqueles

Sinto saudade do tempo em que eu estudava na escola pública lá na minha querida Vianópolis/GO. Como aprendi com os mestres e mestras do Grupo Escolar Americano do Brasil e Ginásio Armindo Gomes. Além de conteúdos escolares, existia também a  preocupação de passar aos alunos os  valores para a vida em sociedade. Bons tempos aqueles. Não havia necessidade de investir tanto em presídios; não havia indisciplina em sala de aula; aluno não batia em professor; no seio familiar, tinha sempre uma vara  num canto da casa, pronta para ser usada em casos de violação de normas sociais pelos filhos. A danada ajudava muito. Era utilizada como instrumento de disciplina. Pergunto: por que será que hoje em dia acontece tanto ato de vandalismo nas escolas?  Um diretor exigir mais disciplina dos alunos no estabelecimento de ensino está errado?  O ato de vandalismo praticado por alunos na Escola Municipal Caic Tancredo Neves, em Valparaíso/GO, deixa claro que a vara não poderia ter sido deixada de lado.  Unamo-nos todos na construção de um Brasil melhor.  A educação muda o mundo e é verdade que ela começa em casa.

(Jeovah Ferreira, via e-mail)


A nave Brasilis

Afinal, quem é oposição hoje no Brasil? Certamente não é o titubeante PSDB, que aguarda uma materialidade jurídica que abra caminho para o processo de impedimento da presidente Dilma, algo como a "Elba" do Collor. Nada mais material, no entanto, que o populismo pernicioso e o clima de corrupção instalados durante o governo petista, que arruinou o País, com consequências nefastas que começam a emergir sob forma de desemprego e inflação, prejuízo equivalente a bilhões de "Elbas" intangíveis. Estará  hoje a oposição mais bem representada pelo presidente do Senado, sr. Renan Calheiros, do tentacular PMDB  que, de repente, não se sabe com qual propósito, irrompe com um discurso antisséptico, ao criticar a esquiva presidente Dilma pela sua recusa de se pronunciar pela TV no dia do trabalho, qualificando sua atitude de criadora de um vazio, acrescentando ainda que a democracia precisa, sim, ouvir o barulho das panelas? Por outro lado, é possível que a oposição atual esteja melhor caracterizada pelo declarado opositor a Renan, o camaleônico presidente da Câmara dos Deputados, sr. Eduardo Cunha, também do PMDB, quando brada que o parlamento deve ser independente e descolar-se do Planalto. Diante desse quadro caótico e indefinido, alguém poderá vaticinar o destino da nave Brasilis?

(Paulo Roberto Gotaç, via e-mail)


1º de maio, Dia do Trabalhador

A CUT e a Força Sindical do Paulinho comemoraram o 1º de maio – Dia do Trabalhador – com muito entusiasmo, apesar do aumento da taxa de desemprego para 6,2% em março (IBGE). Embora divergindo sobre a  terceirização de serviços, a CUT e a Força são unânimes em não acabar com o Imposto Sindical Compulsório, equivalente a um dia de trabalho descontado “na marra” do trabalhador, e que contraria as normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT).  Largar o osso?  Nem pensar!

(Edgard Gobbi, via e-mail)


Marta(xa)

Foi deputada federal-PT, prefeita de São Paulo-PT, ministra do Turismo-PT, ministra da Cultura-PT, atualmente é senadora-PT. Agora que o navio PT virou um Titanic, ela abandona o barco. Oportunista!

(Tania Tavares, via e-mail)


O “day after”

Você trabalhador brasileiro, como amanheceu neste day after? Sentiu falta da fala da sua presidente? Com certeza, você como eu esperava ouvir da mandatária do País que a inflação era 2%, os ministérios reduzidos pela metade,  a taxa tributária 20%, o desemprego 1%, os aposentados com seus salários reajustados de acordo com a inflação  (8,5%) e que a corrupção na Petrobras tinha chegado ao fim com todos os envolvidos presos. Mas a mulher, que até outubro de 2014 aparecia na teve a cada 5 minutos mentindo aos brasileiros, não teve coragem de mostrar a sua cara. Primeiro porque ela nada tem a dizer. Cortou os benefícios dos trabalhadores ao iniciar seu segundo mandato, reduziu a pensão por morte pela metade, não reajustou a tabela do Imposto de Renda, o que poderia ter livrado cerca de 15 milhões de trabalhadores da sanha arrecadatória do leão. Dilma aumentou a taxa de juros, a mais alta do mundo, a energia elétrica, a inflação e sua péssima política econômica arrasou com as contas do País. O que esperar desse desgoverno? Silêncio,  covardia e assalto aos nossos bolsos.

(Izabel Avallone, via e-mail)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias