Home / Opinião

OPINIÃO

A importância do chefe de gabinete

A atividade exercida pelo chefe de gabinete no âmbito do Poder Legislativo tem como objetivo assessorar os deputados nas mais variadas questões, sejam elas, políticas, administrativas e legislativas.

É de suma importância para o parlamentar, que tenha a assistência qualificada nas atividades de um chefe de gabinete, transcendem a pura e simples responsabilidade funcional, para dar lugar a um constante exercício de quase uma megafunção, no qual, o ocupante requer qualidades excepcionais calçadas no trinômio: autonomia, bom senso e profissionalismo.

Por sua vez, na base do tripé, como se fosse uma plataforma firme de alicerces profundos, existe (ou deve existir como condição sine qua non) a confiança da reciprocidade entre o parlamentar e o chefe de gabinete, sem o qual esta função não sobrexiste. Ademais, significativa parcela do alerta do volume de tarefas e serviços do dia a dia de um chefe de gabinete é sumamente diversificada e, não poucas vezes, conflitante. Por isso tal qual uma máquina de “moto-contínuo”, há que haver da parte do titular de tão excepcional cargo, uma nítida compreensão de cada fato, de cada problema e, de cada situação com as quais nós nos defrontamos permanentemente no nosso trabalho.

É, pois, no decorrer desse continuado e salutar exercício do fazer no gabinete que, invariavelmente, desponta uma plena consciência nossa, de sua autoridade e de nossa autonomia, que devem estar sempre presentes para um completo discernimento da natureza dos afazeres.

Os centros do poder são fontes geradoras de diversos meios atraindo, por esta razão, interesses. Esses interesses, quando provenientes de diversas vertentes, geram situação de conflito, e os chefes de gabinete integram esses epicentros de poder e colaboram para dissipar tensões e conflitos de interesses. Desempenhamos nossas atividades com dedicação e competência, erigindo uma verdadeira engenharia de conciliação.

Neste momento, o nosso presidente deputado Helio de Sousa adota medidas para revigorar a imagem do Legislativo, avançando na melhoria da interlocução com a sociedade e, também, com ações voltadas à produtividade parlamentar e a preparação para melhor rendimento dos servidores deste poder.

No mais, qualidades também inerentes ao chefe de gabinete devem ser lembradas. São aquelas que existem ou que devem existir em estreito funcionamento com as já citadas, como por exemplo, postura, delicadeza e respeito para com todos que frequentam ou apenas visitam o gabinete, todas estas como um imenso repositório, guardado pela indescritível lealdade.

Conto com você para transformarmos ideias e conhecimento em resultados.

(Luiz Eduardo da Silva Abreu, chefe de gabinete do deputado Dr. Antônio)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias