Home / Opinião

OPINIÃO

Affego, 53 anos: moderna, transparente e ativa

Comemoramos em 24 de junho mais um aniversário da Affego. Agora são 53 anos de história, compromisso e trabalho a serviço dos interesses, do lazer e do bem estar da categoria fiscal de Goiás. Como um segundo lar coletivo de auditores fiscais ativos, aposentados e pensionistas, a Affego se tornou um porto seguro para muitos, um sólido apoio com o qual estas pessoas sempre podem contar. Unidos, construímos uma entidade que é referência pelo apoio irrestrito às demandas e necessidades de seus associados e da categoria, não apenas na capital Goiânia, mas em todo do Estado.

Seja por meio das repúblicas mantidas nas cidades do interior; seja com o Affego-Saúde, nosso mais honroso patrimônio e responsável por cuidar da vida de quase 7 mil beneficiários; seja pelas áreas de lazer em cidades que turísticas como Caldas Novas, Aruanã e Trindade; e até mesmo na luta política, dos bastidores, na qual defendemos arduamente os direitos de nossos sócios e nossa categoria, a Affego é um exemplo de serviço em prol do Fisco, de seus membros e, de modo geral, à sociedade como um todo.

Todos sabemos da importância dos tributos na esfera política, administrativa e social de qualquer País. Nós na Associação o sabemos um pouco mais. Como fiscais, lidamos cotidianamente com isso. Entendemos que não apenas a coleta dos impostos, mas sua aplicação transparente e eficaz é que determina a existência de uma sociedade mais justa e igualitária, em que segurança, saúde, educação e qualidade de vida são bens acessíveis a toda a população. Confiantes na importância de nosso trabalho, atuamos arduamente para entregar ao governo os meios para construção dessa sociedade. E mais, com o apoio a programas como o de Educação Fiscal, contribuímos para que uma compreensão maior sobre os tributos se espalhe pela sociedade – e consequentemente, o mau uso dos mesmos seja aos poucos erradicado.

Assim, avançamos na Affego pautados por princípios de bem estar e coletividade que não se restringem à nossa categoria. Procuramos ser um exemplo para a sociedade em geral, embasando nossa atuação em princípios de transparência, respeito pelo próximo e pelo poder público, atuação ativa, e na capacidade de nos manter sempre atentos aos avanços tecnológicos da sociedade, o que nos permite atuar de modo ainda mais eficaz.

Tenho a felicidade de, como presidente dessa grandiosa Associação, ter instituído, durante minha gestão, um Portal de Transparência no qual nossos associados podem conferir todos as receitas e despesas de sua entidade detalhadamente, sem mascaração de dados. Com o apoio dos demais membros da Diretoria Executiva, dos Conselhos de Administração, Fiscal e de Ética e Julgamento, bem como da Diretoria do Affego-Saúde, pudemos aumentar também o fundo de reservas de nosso plano para mais de R$ 5 milhões e oferecer melhores condições de uma excelente assistência aos beneficiários. Mais recentemente, por meio também de muito trabalho, conseguimos resolver uma questão que muito nos preocupava: o escoamento financeiro sofrido por nosso hotel em Caldas Novas. Graças ao apoio da categoria, o Hotel TCA será a partir de julho administrado por uma empresa de alta competência no mercado hoteleiro nacional.

Além disso, no âmbito da justiça e dos direitos dos sócios, conquistamos uma vitória importantíssima: a equiparação do subsídio de aposentados e pensionistas do Fisco, sancionada Lei pelo governador Marconi Perillo. A correção de uma injustiça que se arrastava por anos e a restituição não apenas da paridade salarial entre a categoria, mas da dignidade dos aposentados e pensionistas que tanto contribuíram para o crescimento do Estado e seu consequente desenvolvimento. Defendemos agora o encurtamento dos prazos de reenquadramento, mas desde já ampliamos nossas bandeiras para outras lutas. A reversão da situação dos pensionistas pós-2004 muito nos preocupa. Estes homens e mulheres tiveram suas pensões reduzidas em 30% e ainda perderam o direito à paridade salarial diante da Emenda Constitucional nº 41 e Lei Complementar do Estado nº 46, ambas de 2004.

Ao nosso lado nestas lutas e para conquistar estes objetivos, contamos com o apoio de nossa entidade irmã, o Sindifisco. A parceria entre Associação e Sindicato, reafirmada na gestão do colega Fabrício Augusto dos Passos, tem nos permitido avançar continuamente nas negociações em prol da reestruturação da carreira de nossos colegas ativos, bem como nas demandas particulares de associados que contam com o apoio de um Departamento Jurídico atuante e altamente competente no Sindifisco.

Com tantas conquistas e uma história cada vez mais rica, reitero aqui o intento de que a Affego se mantenha sempre como um segundo lar, um porto forte para todos aqueles que dela necessitam. E aproveito para convidar, ainda, os colegas que ainda não fazem parte de nossa Associação, para que conheçam esta segunda casa e tudo que ela tem a oferecer como entidade mãe. Para além de suas normas e regulamentos, a Affego será sempre um exemplo para a sociedade civil, sempre um esteio com o qual o auditor fiscal goiano poderá contar, e sempre o lar da nossa grande família fiscal.

Parabéns, Affego!

(Joaquim Dilton de Moura Ornelas, auditor fiscal aposentado e presidente da Affego)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias