Home / Opinião

OPINIÃO

Carta na manga!

Que carta na manga o ex-presidente Lula aparentemente possui, quando começa a tecer, como o fez em recente encontro com religiosos no Instituto que leva seu nome, duras críticas ao modo de governar de Dilma, declarando, ao mesmo tempo, metaforicamente, que ela, o partido do qual ele é símbolo e ele próprio estão no volume morto? Ora, todos sabem que a presidente foi seu mais bem sucedido e glorioso poste, que o PT é o partido que serviu de suporte à sua escalada na política, que culminou com a aquisição de um carisma que ultrapassou fronteiras, simbolizado pela ascensão admirável de um operário ao mais alto nível de poder num país importante como o Brasil. Ao admitir, no entanto, que tudo isso atingiu o volume morto, estará ele praticando um dramático ato de escapismo ou ilusionismo político que faria inveja, comparativamente, aos espetáculos do grande Harry Houdini? Ou dando mostras de seu enorme poder mimético, tentando atingir um objetivo que só ele, no caráter dissimulado que já deu mostra possuir, vislumbra? Pode ser, por outro lado, que esteja a admitir o fracasso de sua trajetória como um todo, com a perda da inestimável oportunidade de equacionar o Brasil, quando dispunha do imenso capital político que lhe foi conferido pelo povo nas urnas, preferindo o caminho mais curto do mensalão. Na verdade, o nosso onipresente ex continua uma esfinge. Ou uma metamorfose ambulante?

(Paulo Roberto Gotaç, via e-mail)


Transparência na Saúde

Sobre o projeto de Lei n° 2.002/15, que institui a política de transparência e controle social nas unidades de saúde pública do Estado de Goiás, de autoria do deputado estadual Gustavo Sebba, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) parabeniza e apoia iniciativas como esta, que melhoram a disposição de informações para os cidadãos, especialmente os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Desde o ano passado, as unidades de saúde da rede própria tem a obrigatoriedade de fixarem em local visível ao público quadro com as informações sobre os médicos plantonistas do dia. No aviso deve constar o nome do médico, CRM, especialidade e o período de plantão indicando horário de entrada e saída. A medida foi estabelecida na Portaria nº 632 da SES-GO, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 7 de agosto de 2014.

Além disso, a referida portaria estabeleceu que as unidades também devem divulgar publicamente informação dos direitos do usuário (ser atendido na unidade independentemente de sua classificação de risco; e solicitar cópia de documento que descreva nome do usuário, unidade de saúde, data, hora e motivo do eventual referenciamento de atendimento).

A transparência das ações é umas das prioridades da Secretaria de Estado da Saúde. Com a implantação dos contratos de gestão com Organizações Sociais para administrar os hospitais estaduais, a Saúde de Goiás criou o site OS Transparência (ostransparencia.saude.go.gov.br), onde disponibiliza, por exemplo os contratos, relatórios de monitoramento e os repasses. Também com a criação da Lei de Acesso à Informação, em 2012, a página de acesso à informação da SES-GO é uma das que mais oferece transparência de dados para os cidadãos, entre os sites dos órgãos do governo estadual.

(Maria Christina De Azeredo Costa Reis, superintendente de Controle, Avaliação e Gerenciamento das Unidades de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, via e-mail)


Prepare-se para o pior

Jeovah Batista

Se você acha que está ruim, prepare-se para o pior. O Brasil está no fundo do poço e não há esperança  de tempo melhor. É a inflação em disparada; é o desemprego que cresce; são os preços que sobem e  o poder de compra que desce. As medidas que foram tomadas, com a intenção de melhorar, até agora só deram sinais de que as coisas vão se agravar. Tem gente com saudade do tomate, da batata e da cebola também. Tem criança pedindo pão, mas o pai não tem vintém. A incompetência desse governo, está custando caro à população. Desarranjaram a economia, e o Brasil caminha para recessão. Há quem queira tapar o Sol com a peneira. Chega até ser engraçado. Se querem ouvir que está tudo bem, entreviste Sibá Machado. Ele diz que a imprensa  bate forte no governo e que desvirtua os fatos. Ah, se ele soubesse o quanto está difícil botar comida no prato. O seguimento industrial, serviços, construção civil e comércio, vão devagar quase parando. O PIB rasteja e a quebradeira vai se alastrando.

(Jeovah Batista, via e-mail)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias