Home / Opinião

OPINIÃO

Peixes graúdos

Fecha-se o cerco. É hora dos peixes graúdos. A Lava Jato descortina os casos mais absurdos. Nunca vi tanto cinismo. São caras deslavadas. Enfrentam os holofotes, como se não tivesse acontecido nada. Os eleitores dessas quadrilhas, talvez não saibam de onde saiam as propinas. Elas não vinham do caixa das empreiteiras, mas sim dos impostos que pagamos, para o deleite dessas rapinas. Delator não pode mentir.  Mentindo, será incriminado. De uma coisa podemos estar certo, não há empreiteiro abestado. Doa a  quem doer, a busca da verdade deve ser incessante. Condenar esses politiqueiros é salvar o nosso gigante.  Presidente, ex-presidente, ministro, senador, deputado..., ninguém está cima da lei. Todo aquele que pratica crime, deve ser condenado. “As doações foram declaradas”, dizem os matreiros a todo instante. Caso queiram confirmar, perguntem ao Mercadante. Não podemos ficar quietos, meus caros compatriotas. Saiamos desta apatia e mostremos que não somos idiotas. Unamo-nos todos contra esses usurpadores  da pátria.  Por favor, não convidem a Marieta. Ela pensa diferente. O Brasil que ela enxerga não é o Brasil  da gente.

(Jeovah Ferreira, via e-mail)


A miséria, um grande negócio

João Carlos A. Melo

Nada como fatos para desmentir as baboseiras de Lula sobre criar milhões de empregos e tirar milhões da miséria. O aumento de 33% no número de presos no Brasil e os milhões de drogados, mendigos e favelados ajudam a desmascarar essas falácias petistas. Além disso, se eles tiraram milhões da miséria, por que os favorecidos pelas bolsas-esmola aumentaram a cada ano? Não controlando a natalidade irresponsável, incentivaram a população mais pobre e dependente a ter muitos filhos sem condição de criá-los. Não é preciso ser cientista para perceber que, se pobres têm mais filhos que os ricos, isso aumentará a desigualdade social e favorecerá a concentração de renda, pois filhos de ricos dividem a riqueza e filhos de pobres multiplicam a pobreza. Sendo assim, não é de admirar que os mais pobres, os mais jovens e os pretos e pardos sejam maioria nas cadeias. As condições precárias favorecem a criminalidade. Se esse raciocínio é tão lógico assim, por que não se adotam providências nesse sentido? Muito simples, não havendo pobreza, sumiriam as desculpas de tirar dos ricos para dar aos pobres, bilhões parariam de circular pelo Estado gordo, obsoleto e corrupto e os malandros não encheriam seus bolsos. Alguém conhece algum político, um líder de sindicato ou de movimento social que seja pobre? Pois é, a miséria é um grande negócio.

(João Carlos A. Melo, via e-mail)


Missão quase impossível

Del Nero pretende manter Dunga até 2018. Para realizar essa sua pretensão, ele vai ter de cumprir a missão quase impossível de se manter na presidência da CBF até 2018.

(Ronaldo Gomes Ferraz, via e-mail)


Distribuir as águas

A água que bebemos vem de longe: do Castanhão, Orós ou outro açude. A cota da água destes açudes está baixa e somente com chuvas repetidas na bacia do açude e nas cabeceiras dos riachos que alimentam o açude teremos reservas para o verão (estação seca) que logo se aproxima. A complexidade da distribuição das águas mostra regiões que são consumidoras e açudes como o Castanhão que são reservas para uma população imensa. Temos que saber distribuir as águas para termos reservas suficientes para toda população. A seca é natural! Nós, homens e mulheres, temos que saber conviver com os fenômenos cíclicos das secas.

(Paulo R. Girão Lessa, via e-mail)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias