Home / Opinião

OPINIÃO

À esquerda, o Psol e um projeto societário para Itumbiara

 Nem vou me dar ao trabalho de fazer críticas mais elaboradas acerca da atual gestão do prefeito Chico Bala (PTB). Gestão conservadora, tímida, sem empreendedorismo e que, inevitavelmente, lança a promissora Itumbiara em um atavismo sem precedentes na his

Nem vou me dar ao trabalho de fazer críticas mais elaboradas acerca da atual gestão do prefeito Chico Bala (PTB). Gestão conservadora, tímida, sem empreendedorismo e que, inevitavelmente, lança a promissora Itumbiara em um atavismo sem precedentes na história da cidade.

Itumbiara é, atualmente, uma cidade fracassada onde serviços públicos essenciais como saúde, educação e infraestrutura urbana e rural tão somente inexistem. Quanto à saúde, melhor nem tocar no que ela tem representado nos últimos dez anos. Em letras miúdas, um abatedouro de pessoas pobres e carentes. Um evidente e escancarado caso de polícia.

Na educação, outro segmento fundamental para o desenvolvimento da cidade, seguimos na inércia de processos e procedimentos burocráticos, previsíveis, de pouca ou nenhuma formação crítica, cidadã ou que garanta algum espaço aos fundamentais direitos humanos. Não falo de algo menor! Fracassamos rotundamente na educação e melhor nem falar da marmota da tal "educação de tempo integral" que, pelo menos, tem traumatizado crianças ao ponto de, não raro, tirá-las da escola.

São muitas as questões e desafios. O que é fundamental nesse momento é clamar e conclamar as esquerdas dos partidos, os movimentos sociais e todas as pessoas que possuem efetiva preocupação com os destinos dessa bela cidade para a construção de um projeto social, político e econômico para Itumbiara. Uma iniciativa teórico-prática que prime pela inclusão de todos, que traga ao centro das análises segmentos fundamentais e esquecidos historicamente pelas mais recentes administrações municipais, sempre festeiras, mas incompetentes e desastradas para a construção de saídas efetivas para os dramas locais.

Nesse sentido, em especial, o Partido Socialismo e Liberdade (Psol) e que já possui uma considerável caminhada política em Itumbiara tem muito a contribuir no sentido de motivar, mobilizar e pautar debates e reflexões sobre o rosário de lástimas que atingem, sobretudo e principalmente, os pobres e esquecidos da cidade e, enfim, construir, de forma horizontal, democrática e coletiva, caminhos com e a partir do mundo social destas mesmas pessoas.

É este o sentido e a perspectiva porque a realidade local exige por inteligências administrativas em condições de envolver a população em debates e construção de saídas consequentes. Mas de que forma? Bom começo é afirmando valores essenciais como o poder popular, a descentralização do poder político, a potencialização para o surgimento de novas lideranças, sobretudo, de esquerda, advindas dos movimentos sociais, dos bairros e das periferias.

As contradições são muitas e plenas, e a atual oligarquia, estruturalmente incompetente, vaidosa e incapaz já disse a que veio e em definitivo, não responde aos dilemas essenciais da vida urbana ou rural da cidade e é dever da esquerda de maior autonomia, maior poder de crítica e mais estudiosa ousar tomar o poder, ousar vencer e engendrar processos sociais de maior e mais ampla participação para a revolução social que a cidade, o povo e o futuro merece e precisa.

(Ângelo Cavalcante, economista, cientista político, doutorando em Geografia Humana na Universidade de São Paulo (USP) e professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Itumbiara)