Home / Opinião

OPINIÃO

Fause: 70 anos de trabalho do benfeitor

A satisfação em servir é um dos maiores segredos para a conquista da longevidade. Significa aceitação, gratidão e boa vontade. Isso explica a alegria espontânea e incomensurável desse filho de libaneses, natural de Ipameri, que começou a trabalhar aos 13 anos de idade e está completando 70 anos de serviços prestados, dignamente, na esfera profissional e na atividade pública.

Quem convive com Fause Musse tem a sensação gostosa de que está diante de um portador do passaporte para a transposição do umbral da felicidade perene. Sempre cordial, amável, simples, acessível e atencioso com todos, esse “paizão” consegue a mágica de multiplicar o seu tempo, administrando os negócios particulares e, ao mesmo tempo, gerindo com absoluta eficiência, como integrante do corpo diretivo, três grandes instituições de saúde: Crer – Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo, HDS – Hospital de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta e Hugol – Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira.

Contador por formação e administrador nato, ele já havia se aposentado em 1980, após 17 anos como bancário e outras atividades profissionais, quando, em 1987, o amigo Joaquim Roriz, então vice-governador de Goiás, o convidou para a presidência da Comurg, durante período de intervenção na Prefeitura de Goiânia.

A cidade estava encardida e dominada por lixo, entulho e matagal. As praças, literalmente abandonadas. Fause Musse então foi para a frente de batalha. Convocou os trabalhadores, fez parcerias com empresas e a sociedade, e, em poucos meses deu uma nova cara para Goiânia, resgatando a autoestima os goianienses. Implantou na maior empresa pública do município um novo modelo de gestão e de relacionamento com os servidores.

Os garis ficaram espantados, pois, pela primeira vez passaram a ser recebidos diretamente no gabinete do presidente da Comurg. Contratou a Enterpa, por meio de licitação, dando uma nova dinâmica à limpeza da cidade, sem demitir nenhum funcionário da Companhia Municipal. Criou um restaurante modelo no interior da empresa com fornecimento diário de 5 mil refeições.

Ocupou a Diretoria Administrativa e Financeira do Dermu-Compav e voltou a dirigir a empresa de limpeza urbana na terceira gestão do economista e engenheiro civil, Nion Albernaz (período de 1997 a 2001), transformando a “Cidade das Flores e do Verde” numa referência nacional em qualidade de vida. Deixou a empresa enxuta e saneada, ao contrário da sua realidade atual: inchada e ineficiente.

Durante as gestões do governador Marconi Perillo, Fause Musse desenvolveu funções relevantes na Secretaria de Educação do Estado, Emater e Agel, até assumir a Superintendência do Crer. Ele é um dos maiores responsáveis pelo sucesso das Organizações Sociais na gestão da saúde pública e um dos mais notáveis benfeitores do nosso Estado.

A eficiência do Crer, que entrou em funcionamento em setembro de 2002 e, se dedica a promover a reabilitação física e psicossocial de portadores de deficiências físicas e auditivas, além de realizar estudos e pesquisas na área, tem a marca registrada de Fause Musse. Aproximadamente 80% dos atendimentos realizados pelo Crer são a pacientes do Sistema Único de Saúde e, graças à competência do gestor, alcançou 98% de aceitação dos usuários, segundo pesquisas de órgãos especializados. O Ministério da Saúde enquadrou o Crer, exemplo de atendimento humanizado, como centro de referência nacional em ortopedia para estudos, pesquisas e treinamentos.

A experiência bem sucedida de uma OS no Crer, abriu uma nova visão administrativa, como a adoção de modelo semelhante em unidades como HGG, HMI, HDT, Hugo e agora o Hugol – maior da Região Centro-Norte do País em urgências e emergências –, num grande acerto do governador Marconi Perillo.

Toda essa trajetória de vida, dedicada ao bem de Goiás e da sociedade, mostrando o quanto Fause Musse serve com amor, talhando de forma carinhosa o caminho exemplar da dignidade humana. Ele vai deixando incrustado no chão as suas passadas, no longo caminho que ainda tem a percorrer e que deve espelhar as novas e as futuras gerações de homens e mulheres do bem.

(Marcos Gomes, jornalista e servidor público municipal)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias