Home / Opinião

OPINIÃO

Leite materno: uma alimentação saudável

“Amamentar é um momento único seu e do bebê fazendo a troca mais linda de carinho e amor. Ter um filho é saber que todos os dias ele vai acordar, querendo apenas seu amor e carinho.Todo o cansaço de um dia inteiro é recompensado com um simples sorriso e olhar querendo lhe dizer mas sem saber falar. É um laço de amor eterno.”

O bebê acordou chorando, a primeira reação da mamãe é colocá-lo no peito pra ele mamar, não é mesmo mamãe? Primeiro escolha um lugar confortável para se sentar, com um bom apoio para as costas e que não deixe você muito reclinada para trás. Apoie as pernas ou os pés em um banquinho, para que suas coxas fiquem retas, paralelas ao chão, e que você não tenha que forçar os músculos para manter o bebê na altura correta.

Use uma almofada comum e travesseiro para apoiar o bebê. Você vai precisar levar ele até o seu peito, e não o peito até ele. Com a almofada você não sobrecarrega seus braços com o peso do bebê. Parece levinho, mas com o tempo vai pesando e cansa.

A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO

O leite materno fornece toda a energia e os nutrientes que a criança precisa nos primeiros meses de vida e continua a fornecer até o segundo ano. Este superalimento promove o desenvolvimento sensor e cognitivo da criança, além e protegê-la contra doenças crônicas e infecciosas, contém linfócitos e imunoglobulinas que ajudam o bebê a combater infecções.

As mamãe têm questionado, o leite materno é aguado, será que ele sustenta meu bebê? O colostro humano é definido como o primeiro produto da secreção láctea da mãe, até o 7º dia pós-parto. Ele é concentrado, nutritivo e com muitos anticorpos, ou seja, está longe de ser fraco e sustenta de verdade. Mamãe, não fique preocupada: com o passar do tempo, você vai produzindo o leite adequado às necessidades e a idade do seu bebê.

Antes do bebê mamar muitas mães ficam com dúvida de como fazer a limpeza dos seios antes da amamentação. O mais indicado é lavar os seios apenas com água filtrada e/ou fervida, para preservar a hidratação natural da pele da região, não há necessidade de usar sabonete, a não ser que seu bebê mamará depois de seu banho.

Evite o uso de cremes, pomadas, sabão ou sabonete líquido nos mamilos, a menos que você tenha uma indicação e acompanhamento médico. Depois de lavar com água, seque cuidadosamente, não desgaste a pele pois você pode favorecer o aparecimento de machucados e lesões.

Os seios ficam doloridos, com rachaduras, e agora? Ser mulher não é fácil, e todas nós sabemos disso. Mas amamentar seu bebê é mais que dar de comer, é um ato de amor. Fortalece os laços entre mãe e filho e deixa a criança mais saudável do que as que não são amamentadas com o leite materno. As dores e rachaduras são normais e logo passa... Porém não tire a proteção natural da pele da sua auréola, não passe cremes, sabonetes ou loções e evite esfregar ou massagear os mamilos. Passar o próprio leite, depois das mamadas, limpa e protege a auréola. Ensinar o bebê a abrir bem a boca na hora de abocanhar e amamentar é o mais importante para prevenir e evitar as rachaduras.

Existem algumas situações que as mães não devem amamentar os bebês até que sejam resolvidas, como por exemplo mães com algumas doenças infeciosas como varicela, herpes com lesões mamárias, tuberculose não tratada. Já as contraindicações definitivas não são muito frequentes, porém elas existem. São os casos de mães com doenças graves, crônicas ou debilitantes, mães infectadas pelo vírus HIV, que precisem tomar medicamentos que são nocivos para o bebê.

QUANDO INICIAR COM ALIMENTOS COMPLEMENTARES

Até os seis primeiros meses de vida, o bebê não necessita de nada além do leite da mãe. Nada de água, chás, sucos ou leites industrializados A partir dos seis meses, a mãe deve continuar amamentando e oferecer novos alimentos, inclusive água. Por volta dos oito meses, a criança poderá receber os alimentos preparados para a família, sem excesso de sal, açúcar, gordura e condimentos.

Aleitamento materno pode deixar a criança mais inteligente! Estudo comprova que crianças amamentadas durante um ano tiveram maior inteligência (avaliado por testes de QI), maior escolaridade e seus rendimentos foram um terço superiores à média.

“Amamentar além de alimentar cria um laço entre mãe e bebê.”

(Juliana Monteiro Senra, nutricionista CRN1/10456, pós-graduanda em Nutrição Esportiva – Fanut)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias