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UPA24h Dr. Alair Mafra, um ano servindo a Anápolis!

No dia 30 de Julho de 2014 era inaugurada em Anápolis a maior UPA do Centro-Oeste brasileiro. Com mais de 3.300m² de área construída e quase quatrocentos funcionários, a UPA24h Doutor Alair Mafra Andrade começou sua história já sendo referência.

Foram investidos quase R$ 10 milhões de reais na construção e aquisição de equipamentos, fruto de parceria entre os Governos Federal, Estadual e Municipal. Uma obra que veio para atender à demanda crescente por atendimento de urgência 24 horas, fortalecendo assim a rede pública de atendimento da cidade que conta com dois Cais, além dos Hospitais Municipal e de Urgências e a Santa Casa de Misericórdia de Anápolis.

Desde sua concepção a UPA foi pensada para oferecer à população de Anápolis o melhor atendimento possível em casos de emergências e urgências de média complexidade, contando para isso, com uma estrutura moderna, eficiente e pautada na humanização, que começa no acolhimento, onde os pacientes são atendidos de acordo com a gravidade do seu caso, e não por ordem de chegada, seguindo um protocolo de classificação de Risco.

Da disposição das cadeiras na sala de espera, passando pela posição de cada sala no prédio, às macas modernas e confortáveis, para pacientes em observação, e às poltronas, acolchoadas e reclináveis, destinadas aos acompanhantes, que garantem conforto e comodidade para os familiares de pacientes internados, tudo foi pensado para que o paciente atendido na unidade recebesse tratamento compatível com as melhores unidades de saúde do País.

Porém, além da estrutura física, a unidade conta com uma equipe altamente capacitada, garantindo um atendimento diferenciado aos pacientes que procuram atendimento. A unidade conta com uma gerência de atendimento, que trabalha como um elo entre a direção, os profissionais e os pacientes, buscando sempre avaliar os serviços prestados, propondo melhorias, quando necessário. Além disso, a UPA conta com ferramentas que permitem mensurar o nível de satisfação dos pacientes, ouvindo as queixas e reclamações, buscando sempre soluções, e levando até a equipe os elogios recebidos, que são grandes motivadores.

A unidade também preza pela capacitação permanente da equipe, buscando sempre temas pertinentes ligados ao serviço prestado na unidade. Já foram realizados diversos treinamentos neste primeiro ano em que a unidade está funcionando, sempre em horários diferenciados, para que toda equipe participe. As capacitações permitem que a equipe trabalhe sempre amparada pelas técnicas mais modernas e eficazes, evitando erros por práticas obsoletas.

A UPA24H Doutor Alair Mafra também é a primeira unidade de saúde pública municipal a contar com comissões de Controle de Infecção Hospitalar, de Segurança do Paciente, de Educação Permanente, de Óbito, de Ética, além da comissão de prevenção de acidentes. Este é um grande diferencial cujo o principal beneficiado é o paciente.

Apesar de ter apenas um ano de funcionamento, os números da unidade impressionam. Foram atendidos quase 80 mil pacientes entre pediatria e clínica geral. Pelo serviço de odontologia, passaram 4.962 pacientes, além de 275 pacientes atendidos pelo serviço de fisioterapia e 809 atendimentos realizados pelo serviço Social.

Ao somarmos os atendimentos clínicos, consultas, administração de medicação, exames de raio-x, eletrocardiograma, suturas, curativos, orientações e encaminhamentos a unidade chega ao surpreendente número de 240 mil procedimentos realizados em apenas um ano.

Outro grande diferencial da unidade é o uso de prontuário eletrônico, desde sua inauguração, permitindo o controle rigoroso de todos os atendimentos realizados, além de acompanhamento em tempo real da demanda da unidade.

A informatização da unidade, oferece à direção uma visão estratégica do serviço, facilitando o planejamento a longo prazo, de acordo com a demanda. Além disso, o sistema oferece relatórios completos que permite levantar informações importantes e curiosidades sobre os serviços prestados.

Por exemplo, neste um ano de funcionamento, 54% de todos os pacientes que passaram pela unidade eram mulheres. A maioria dos pacientes, quase 40%, estão na faixa etária entre 15 e 35 anos. A UPA não atendeu nenhuma criança com menos de 28 dias de vida, até então. Além disso, 7% de todos os pacientes atendidos possuem mais de 65 anos.

Ao analisarmos o número de pacientes de acordo com a Classificação de Risco, podemos destacar que mais de 50% dos pacientes atendidos foram classificados como verdes (pouco urgente), 28% como amarelos (urgentes), 7% como vermelhos ou laranjas, (muito urgente), e quase 10% como azuis (pacientes sem gravidade ou ambulatoriais). O tempo médio de espera, levando-se em conta todos os atendimentos do ano, ficou em 26 minutos.

Em média são administrados quase 10 mil medicamentos por mês na sala de medicação da unidade, além de 300 nebulizações. Também são feitos em média 130 suturas e 150 curativos por mês. Em um ano passaram mais de 5 mil pacientes pela sala amarela e quase 2 mil pacientes pela sala vermelha.  Destes pacientes que passaram pela sala vermelha, 39% receberam alta e quase 50% foram transferidos ou para sala amarela, ou para outros hospitais. O tempo médio de permanência dos pacientes em observação na unidade é de apenas um dia.

Por fim, manter uma unidade deste porte funcionando ininterruptamente e sem falhas, envolve muitos setores e profissionais que muitas vezes os pacientes nem chegam a ver na unidade. A UPA conta com lavanderia, cozinha, equipe de limpeza e vigias 24 horas, policiais militares, técnicos e auxiliares administrativos, farmácia, laboratório, almoxarifado, faturamento, recursos humanos além de uma ambulância para transporte de pacientes da unidade. Para que não falte nada para nossa população são investidos por ano, quase R$ 20 milhões de reais na manutenção da unidade.

Anápolis tem muito a comemorar, nestes 108 anos. E a UPA24H Dr. Alair Mafra Andrade toma a liberdade de comemorar na véspera do aniversário da cidade, o seu primeiro ano de funcionamento, renovando o compromisso de toda equipe de trabalhar arduamente para oferecer sempre à população anapolina o melhor serviço possível, pois os cidadãos merecem.

(Bruno Rodrigues Ferreira, psicólogo, jornalista, gerente de Atendimento da UPA de Anápolis - Twitter: @ferreirabrod)

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