Home / Opinião

OPINIÃO

Greve do INSS permanece por tempo indeterminado

Conforme noticiado em vários jornais, os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sem nova proposta do governo federal,  decidiram permanecer em greve – iniciada em 7 de julho –, por tempo indeterminado. O Jornal Nacional (31/07) mostrou que várias unidades do INSS pelo Brasil afora estavam fechadas, e o mínimo de 30%  de servidores para atender a população também não estava sendo respeitado. Greve é um direito constitucional e não se discute, mas onde está a segurança jurídica para os direitos da população que paga uma enormidade de impostos? E o projeto de lei que regulamenta o direito de greve do servidor público, que está engavetado há mais de 24 anos no Senado? E mais, greve remunerada nunca tem fim, e essa conversa de compensar  os dias parados após um eventual acordo com o governo, é conversa para “boi dormir”.

(Edgard Gobbi, via e-mail)


Homens em extinção

Izabel Avallone,

Renan Calheiros abaixou as calças pro governo e ameaça abaixar novamente, pois está refém do Planalto. Bom mesmo foi Eduardo Cunha, peitou o PT e não se rendeu às ameaças do governo. Se Cunha deve ou não, vamos ver mais adiante, mas verdade seja dita nunca na história deste país a Câmara dos deputados teve um presidente com tamanha coragem de abrir as gavetas e colocar em votação projetos que estavam embolorados. Quanto a Renan, sua conduta ainda é do toma lá dá cá. Por isso os brasileiros devem ficar atentos. Homens que não nos representam e só fazem o jogo do governo pra se dar bem estão em extinção. A sociedade está mais alerta. A era Cunha foi inaugurada e oxalá, tenhamos no Congresso homens com h maiúsculo como vemos no MPF e PF. Dia 16 de agosto promete.

(Izabel Avallone, via e-mail)


Segurando a inflação

Paulo Henrique Coimbra de Oliveira

Quando Delfim Neto foi ministro da fazenda bolou uma formula para reajustar salários. Ela previa o índice integral para quem ganhava até no máximo cinco salários mínimos e dai para frente era aplicada uma formula que ia reduzindo o reajuste até pelo menos 30% do referido índice.E limitou e era observado que o maior salário não poderia exceder ao que ganhava um ministro de estado. E isto era rigorosamente observado.Com estas medidas conseguiu reduzir drasticamente a inflação e evitou com isto propostas absurdas de aumentos salariais tais como a última solicitação do judiciário e o que foi definido no final do ano passado para a magistratura e o legislativo e alguns cargos do executivo.Seria o caso de reavivar tais procedimentos pois afinal de contas estes últimos foram os grandes beneficiários nos últimos 12 anos.

(Paulo Henrique Coimbra de Oliveira, via e-mail)


O escorpião e o sapo

Eliana França Leme

Lula deseja uma aproximação com FHC e este tem sido um tema recorrente na mídia nos últimos dias. Isto remete à fábula do escorpião e o sapo. Como todos sabem, trata-se de uma fábula sobre um escorpião que pede a um sapo que o leve através de um rio. O sapo tem medo de ser picado durante a viagem, mas o escorpião argumenta que se picar o sapo, ele iria afundar e o escorpião iria se afogar. O sapo concorda e começa a carregar o escorpião, mas no meio do caminho, o escorpião, de fato, ferroa o sapo, condenando  a ambos. Quando perguntado porquê, o escorpião responde que esta é a sua natureza.Qualquer semelhança com a personalidade dos dois ex-presidentes não é mera coincidência. Acautele-se portanto, FHC!

(Eliana França Leme, via e-mail)


Véu

Paulo Roberto Gotaç

Em recente entrevista ao periódico alemão “Capital”, FHC afirmou que a eventual prisão de Lula dividiria o país por ser ele um líder popular. Esqueceu-se, no entanto, de acrescentar que, de popular e, muito menos, de líder, o ex-presidente não tem quase nada mais e que o Brasil já se encontra dividido entre “nós e eles”, marca registrada do governo petista desde sua instalação. Parece que aquele véu através do qual só se viam os traços do rosto, agora caiu e a verdadeira face do tucano dinossauro se apresentou como realmente é.

(Paulo Roberto Gotaç, via e-mail)


Heróis x Instituições

Josuelina Carneiro

Diferentemente do ministro do TCU, Bruno Dantas, eu creio em heróis. Sem eles, não  existem denúncias. As instituições funcionam de fachada.

(Josuelina Carneiro, via e-mail)


Lula tirou milhões da pobreza

Lendo os noticiários divulgados pela internet, confesso que eu fiquei abismado com a atitude do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Diz numa publicação que o Lula tirou milhões da pobreza, mas depositou tudo na sua conta.

(Benone Augusto de Paiva, via e-mail)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias