Home / Opinião

OPINIÃO

O rugir do leão e a espada de Dâmocles

Ele aportou ao mundo físico às margens verdejantes e floridas do Rio Vermelho incrustado entre inóspitas barrancas situadas nas cercanias da hospitaleira e portentosa cidade goiana de Caiapônia.  Ao vir a lume revestido na indumentária física masculina aquele garoto campesino que também haveria de “crescer em estatura, graça e sabedoria diante de Deus e dos homens”, trazia em sua bagagem uma grande missão.

O espírito de escol que aportara à nossa nave planetária e trazia em sua memória a marca indelével de muitas andanças pelos caminhos da vida imperecível já assumira alhures, naturalmente quando da formatação de seu muito bem urdido projeto reencarnatório, o venerando e sublime compromisso de divulgar com as palavras que convencem a Verdade cristalina que liberta.

Registram as tradições que seus primeiros contatos visuais com a espiritualidade amiga que influencia em nossas vidas muito mais que possamos imaginar e que haveria de nortear sua árdua, difícil mais abençoada trajetória pelos caminhos da vida temporal aconteceram aos três anos e dezoito meses de idade.

Os permanentes contatos deste sensível medianeiro com os bons amigos do plano invisível naturalmente influíram positivamente no despertamento de sua magnânima e prodigiosa verve jornalística. O tempo passava celeremente e o jovem Batista Custódio, um autodidata incorrigível, ávido por aculturar-se ainda mais, demandou a cidade grande e veio para Goiânia com um desejo enorme de aperfeiçoar na sublime arte escrever.

Arauto da democracia e defensor intransigente da verdade e da justiça o jovem sertanejo que é “antes de tudo um forte” escorreito na escrita e com serena coragem e competência para decidir o próprio destino resolve a reitinerar a própria conduta, para demonstrar aos goianos e brasileiros que veio a este orbe com uma missão de relevante magnitude.

O cidadão digno e honrado, o medianeiro sensível e generoso, o escritor erudito e o jornalista competente e arrojado, com um esforço pessoal enorme, o suor do rosto e as lágrimas do próprio sacrifício, corajosa e audaciosamente, em esculpindo o próprio destino conquistou seu espaço e logo se transformou em paladino da democracia e arauto da resistência democrática neste Brasil coração do mundo e pátria do Evangelho.

Amadurecido e trazendo em sua bagagem a marca indelével de muitas andanças pelo caminho do tempo, o cidadão do universo e viajor da eternidade que anima a indumentária física do imortal de Batista Custódio vive a plenitude de sua consciência cósmica. Instado por seus mentores espirituais a vir a lume através do talento prodigioso de sua veneranda e transcendental verve jornalista, consciente de que retroceder já não e mais possível Batista sente-se compelido a acordar o leão que jaz adormecido em sua interioridade. É chegado o momento de explicitar impostergáveis verdades cristãs que ainda dormitam em sua interioridade onde também está abrigado o Reino de Deus, que ele um dia se propôs a ajudar a construir no solo fértil e generoso do coração da humanidade.

Sem ostentação vazia, sem esposar fanaticamente qualquer credo ou rótulo religioso e sem nenhum vínculo político partidário, com serena coragem e fé inquebrantável em Deus, em si mesmo e nos destinos da humanidade o mensageiro da verdade com seu incomparável talento e muita inspiração saiu a semear a boa semente da esperança do amor e da paz.

Antes de fazer fenecer o homem velho instalado provisoriamente na jovem indumentária do homem novo que um dia haveria de nascer, crescer e para brilhar intensamente na sua interioridade para desempenhar uma tarefa missionária de excelente magnitude e ajudar a edificar no orbe a estrutura do mundo regenerador, Batista deparou-se com a adversidade.

Viu derruir seus sonhos profissionais acalentados com intenso ardor e assistiu de pé a desconstrução de todos os seus castelos e projetos edificados no fragilizado alicerce dos edifícios da vida temporal. Embora arbitrariamente preso, açoitado e vilipendiado à exaustão, as forças do mal passageiro que um dia haverá de ser banido definitivamente da face da terra não conseguiram destruir sua maior riqueza conquistada através de sucessivas e milenárias reencarnações: as virtudes morais, intelectuais, espiritais e o aprendizado de suas milenárias experiências.

É exatamente por este motivo que nosso ilustre personagem enfrentou, combateu e venceu a adversidade e ressurgiu das sombras da ignorância humana para plagiar os luminares da humanidade e dizer ao mundo a que veio, doa lá em quem doer. A caneta que esparzindo as blandícias do nobre e doce sentimento que informam sua brilhante personalidade será, em suas mãos abençoadas e generosas, o chicote simbólico da verdade que irá ajudar o povo de Deus a expulsar os vendilhões do sagrado templo da democracia brasileira, disseminando por todos os rincões da pátria as luzes do conhecimento por ele armazenado ao longo de suas sucessivas encarnações.

Hoje ostentando a mesma jovialidade e ao depois de vivenciar com os exemplos que arrastam a amarga experiência de uma trajetória árdua e extremamente difícil, por ele sempre percorrida com passo estugado e firme, embora enclausurado em um corpo alquebrado pelo cansaço e pela dor, Batista assiste o despertar da consciência para cumprir seu dever de escriba luminoso e erudito. Resoluto e destemido, ao depois de auscultar a voz vibrante de sua própria intuição e de ouvir a segura orientação dos mentores amigos inclusive de espíritos luminoso de sua milenar linhagem parental Batista assiste o “necessário acordar do leão” de sua própria intimidade e “deixa que ele mostre ao mundo a que veio”.

Absolutamente convencido de que não tem o direito de olvidar seus compromissos espirituais e virar as costas para seu próprio projeto renecarnatório percebe com sutileza e extrema sensibilidade que não lhe resta outro caminho a não ser assumir “o exercício da exposição da verdade mesmo que as pedras desmoronem”. As palavras encorajadoras acima grafadas entre aspas e que o induzem e compelem-no a pensar, dizer e vivenciar tão somente a verdade foram extraídas de recente mensagem psicografada de autoria espiritual do jornalista que quando na vida temporal animou a bela e escultural indumentária física de seu filho  Fábio Nasser Custódio dos Santos.

Arrimado nestas palavras e esposando o mesmo ideário ao depois de suplicar ao Pai de infinita bondade e extrema misericórdia, soberanamente justo e bom que o inunde “de luz celestial” quem comparece para estimular e encorajar Batista a cumprir sua indelegável e veneranda missão é o ex-ministro Alfredo Nasser: “Tentar, aos olhos de Deus, é vitória.” “Artigos escritos não precisam de nossa aprovação, e sim de sua coragem.” Coragem por certo não faltará a este abnegado embaixador da verdade, mensageiro da paz, missionário da vida e da luz.

Envolta nesta mesma sintonia vibracional ousamos registrar por derradeiro a gloriosa mensagem de advertência da veneranda mentora espiritual Maria Dolores vinda a lume pelas mãos abençoadas de Francisco Cândido Xavier e estratificada em seu belo poema intitulado Coração de Mãe. Referindo-se ao impostergável projeto de mudança do Cristo que se cumprirá com os homens, sem eles e apesar deles diz textualmente a mensagem: “A terra evoluirá, ponderou o Senhor ninguém alterará minha obra de amor.”

Estribado neste manancial de seguras informações e consciente do que haverá acontecer para o bem dos brasileiros na pátria do cruzeiro e no orbe para o bem da humanidade, nosso personagem que conhece exaustivamente o cenário da política do País e do mundo está credenciado a semear as luzes do esclarecimento no coração da humanidade.

Muitos poderosos que ocupam e usurpam o poder temporal onde se investiram pela ególatra força humanamente invencível da violência aqui travestida de democracia, por certo não irão gostar das medidas corajosas que irão repaginar a história jornalística desde intrépido guerreiro. O Batista conhece fartamente as intensões desta gente “poderosa” seus amigos e até compadres  que sempre buscam seus conselhos,  escutam mais não ouvem  a mensagem das cristalinas verdades que deveriam nortear suas condutas eternidade afora.

Muitos dos que hoje se encontram chafurdados no mar tenebroso da corrupção e enclausurados nas grades do poder, nem percebem que esta bem-aventurada lição de vida haurida aqui neste educandário de amor um dia haverá de guindá-los ao honroso patamar de grandes estadistas no país verde amarelo. O amor que está em toda parte e sob o pálio generoso do Soberano Arquiteto do Universo preside e comanda o irreversível processo educativo de todas as criaturas. É por esta via única de amorosidade que o Batista e todos nós independente do credo religioso que esposamos deveremos caminhar em busca da verdade demandando a país da luz.

Acredita-se que sua mente prodigiosa, lúcida e serena, impulsionada por seu impostergável compromisso de disseminar as bênçãos do evangelho de Jesus esteja agora sempre presente para fazer claridade na face escura do planeta formoso. Ele sabe, à saciedade, que o seu é o inarredável compromisso de, como mensageiro da luz e embaixador da verdade no orbe é colocar aqui seu tijolo e oferecer seu valioso e indispensável contributo para ajudar a edificar o novo mundo de regeneração antes de demandar o país da luz. Resta sobejamente comprovado que chegou sua abençoada hora de trabalhar na separação do joio do trigo. “Não ficará pedra sobre pedra”, visto que sua hora de servir como mensageiro da luz e da verdade é agora, “mesmo que as pedras desmoronem”.

A certeza inabalável de que a Espiritualidade Amiga que não constrange consciência e não interfere acintosamente no seu livre arbítrio conforme as palavras do espírito Alfredo Nasser estarão sempre por perto: “Estamos juntos”, disse o benfeitor em sua veneranda mensagem. Sábio, sensível e generoso percebe-se que Batista sentiu-se agora convocado para uma cruzada de amor em favor da verdade que liberta e de forma absolutamente clara e sem ferir suscetibilidades deseja fazer luz, sobretudo no cenário escuro e tenebroso da política de Goiás.

Quem já esteve preso por seu acendrado amor aos princípios da democracia. Quem já foi ferido de morte pelas baionetas da ditadura.  Quem já sofreou o frio da desgraça da insensibilidade dos poderosos, não se curvará agora diante desta urgente convocação da espiritualidade. Quem já sofreu incontáveis provações por força de seus compromissos transados e recebe agora a feliz oportunidade de redimir-se abrigado na trincheira da grande verdade não tem nada a temer.

Com a ajuda incondicional de seus amigos espirituais o Batista está chegando de forma serena e corajosa para abrir a página mais brilhante do luminoso do livro de sua vida. “O seu coração está vibrando na espada de Dâmocles.” Vem Batista, seja muito bem vindo. Chega mais e lembre-se sempre que “se na terra é noite ainda já começam a aparecer as primeiras claridades do amanhecer.” Que a mensagem inspiradora de Jesus o Cristo Planetário que veio ao mundo inaugurar aqui  presença do amor incondicional proteja sempre o seu abençoado e missionário compromisso de servir: “Conhecereis meus discípulos por muito se amarem.”

(Irani Inácio de Lima, advogado e conselheiro da Associação Jurídico Espírita de Goiás. [email protected])

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias