Home / Opinião

OPINIÃO

Poetisa goiana Sônia Maria Santos premiada no Rio de Janeiro

Este espaço no jornal Diário da Manhã, Caderno Opinião Pública, único da imprensa brasileira em que a comunidade se manifesta livremente, tem sido veículo das manifestações da instituição histórica prestes a completar 200 anos, Grande Oriente do Brasil, em favor de lutas sociais, posicionamentos firmes na defesa da família, valores ético-morais e condenação expressa contra a corrupção. Caminhamos, os maçons, sob a liderança do Grão-Mestre Geral Marcos José da Silva, também no apoio à educação, cultura, como ocorrerá entre os dias 15 a 20 de setembro, em Brasília, no Festival Apollo, evento internacional cultural. Sônia Maria Santos completa sua vida a dois com o maçom Conselheiro Federal do Grande Oriente do Brasil e presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás, José Evaristo dos Santos, em atividades educacionais e culturais.

Feito este introito, registro e peço atenção, especialmente da comunidade maçônica sobre ela e seu livro Lúcida Chama, Editora Kelps, distinguido pela União Brasileira de Escritores – RJ, com a Premiação da Diretoria – UBE – RJ/2015, a ser entregue no próximo dia 19 de agosto, no Rio de Janeiro, conforme convite da presidente da instituição, Juçara Valverde. Sônia Maria Santos, pelo seu livro, receberá o “Prêmio Orígenes Lessa”, homenagem ao um jornalista, contista, novelista, romancista e ensaísta brasileiro, imortal da Academia Brasileira de Letras. Para gáudio da literatura goiana, também será homenageada, na mesma data, a escritora e tradutora Alice Spíndola, com o Prêmio Umberto Peregrino.

Em 13 de agosto de 2011, este espaço, publicou o artigo de minha autoria, reportando ao lançamento do livro Matéria da Alma, ocorrido em 10 de agosto do mesmo ano. Disse naquela oportunidade, a autora Sônia Maria Santos, que estava ascendendo, com o prazer de escrever, simbolizando, literariamente, um verdadeiro pássaro que voa sem limite. Não era previsão, a sua produção literária se mostra como gestação contínua. Artesã da sua palavra, que é a poesia. Chamamento para um mundo mágico, o mundo do poeta.

Mais um filho seu. Lúcida Chama, recentemente lançado, com ilustrações, inclusive capa do artista plástico de renome, Amaury Menezes. Sobre a poetisa, Sônia no comentário, intitulado “Poesia Inquieta”, José Fernandes, conceituado doutor em Letras, autor de vários livros premiados, membro e ex-presidente da Academia Goiana de Letras, assim se expressou:

“Surpreende-nos, a cada poema que lemos ou analisamos, a capacidade de a poetisa, em imagens tão contidas, compostas em linguagem altamente codificada, encerrar mensagens múltiplas, que singularizam o seu fazer poético, uma vez que poucos poetas conseguem tamanha contenção linguística. É verdade que nossa análise abrange apenas uma mínima parte, mas em nossa leitura total, podemos afirmar, sem sombra de dúvidas, que todos os poemas se formam mediante imagens que os tornam junto à sua poesia, um fato inusitado nas literaturas goiana e brasileira.

Cabe ao leitor averiguar essa afirmação, pois cada olho enxerga consoante a sua profundidade do fenômeno estético, e queremos que ele também complemente nossa leitura, pois apenas anunciamos uma grande nova: Este livro singular, de poemas singulares, dessa excelente poetisa, que é Sônia Maria Santos.”

A escritora goiana Elizabeth Caldeira Brito também se faz presente no livro Lúcida Chama, afirmando “que a simplicidade é a sensação que teve ao conhecer a escritora Sônia Maria Santos e sua produção poética. Simplicidade que contagia e conquista, como que a pedir licença, se aproxima. Vulto frágil, de pureza reluzente, mas com firmeza, determinação e segurança de quem sabe onde pisa e conhece os caminhos. Como se já houvesse trilhado todos”.

Com o livro Todas as Fábulas, Sônia Maria, recebeu em 2007, o Prêmio Nacional Francisco da Silva Nobre, da UBE-RJ. Em dezembro do mesmo ano, o Prêmio Colemar Natal e Silva, conferido pela Academia Goiana de Letras. Em 2012, foi destaque cultural, quando recebeu o Trofeu Santuário da Arte. Em março de 2013, a Comenda Berenice Teixeira Artiaga, da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Agora no próximo dia 19 de agosto, no Rio de Janeiro, o Prêmio Orígenes Lessa.

Como afirmei em 2011, usando Mário Quintana, em “Os Poemas”,  você, Sônia Maria Santos, voa no seu mundo como pássaros: “Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês. Quando fechas o livro, eles alçam vôo como de um alçapão. Eles não têm pouso nem porto, alimentam-se um instante em cada par de mãos e partem. E olhas, então, essas tuas mãos vazias, num maravilhado espanto de saberes que o alimento deles já estava em ti.”

(Barbosa Nunes, advogado, ex-radialista, membro da AGI, delegado de polícia aposentado, professor e maçom do Grande Oriente do Brasil - [email protected])

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias