Home / Opinião

OPINIÃO

Por que Frederico Jayme para prefeito de Anápolis

O advogado e ex-deputado estadual Frederico Jayme exerce com competência, dinamismo e simpatia a importante função de chefe de Gabinete do governador Marconi Perillo (PSDB). Com longa experiência política – foi presidente da Assembleia Legislativa, secretário de Estado da Segurança Pública e presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) – Frederico liderou a dissidência do PMDB à campanha de Marconi Perillo à reeleição, em 2014, por discordar da decisão de alguns peemedebistas em insistir com a candidatura do ex-governador Iris Rezende.

“Entre ficar com uma candidatura envelhecida, superada, atrasada como a de Iris Rezende, optei por Marconi Perillo que, em três mandatos, transformou a realidade político-administrativa de Goiás, projetando o Estado nacionalmente e tratou as lideranças municipais com respeito, independente de filiação partidária”, afirmou Frederico Jayme, à época, sempre que entrevistado por jornalistas a cerca do assunto.

No PMDB, Frederico Jayme foi delegado do partido à convenção regional e sempre exerceu forte influência política no município de Anápolis, bem como nos municípios da região do Vale do São Patrício e Norte do Estado, aos exemplos de Goianésia, Pirenópolis, Ceres, Jaraguá, Porangatu e Uruaçu. Em 2014, ao lado de correligionários políticos, como Juarez Magalhães Júnior, SizenandoJayme, Robledo Rezende, Francisco Bento e de 23 prefeitos e dezenas de vereadores e membros de diretórios municipais do partido, Frederico anunciou apoio à campanha pela reeleição de Marconi Perillo, passando a ser um dos coordenadores da mesma, em função estratégica.

Hoje, em razão do excelente trabalho que realizou ao longo de sua carreira de homem público e, especialmente, agora, que realiza como chefe de Gabinete do governador Marconi Perillo, Frederico Jayme vem sendo sondado para disputar a Prefeitura de Anápolis pelo PSDB, partido no qual se filiou recentemente. Quando consultado, enfatiza que sua prioridade é permanecer como chefe de Gabinete de Marconi e, assim, continuar contribuindo efetivamente para o desenvolvimento de Goiás. Mas políticos do município ponderam que Frederico Jayme deveria, sim, disputar a Prefeitura e Alexandre Baldy (PSDB), que pretende ser candidato, deveria ficar na Câmara dos Deputados. Argumentam que, assim, Anápolis teria um prefeito à altura de sua tradição e ainda continuaria com dois deputados federais – Baldy e Rubens Otoni (PT) – e não reduziria a força do município e recursos no Orçamento da União.

Perfil

Natural de Pirenópolis, Frederico Jayme é advogado, formado pela Faculdade de Direito de Anápolis (Fada). Foi presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Anápolis (1967-1969), presidente do Diretório Acadêmico XXIII de Maio, da Faculdade de Direito de Anápolis (1971), diretor da Fundação Educacional e Cultural de Anápolis (1971), secretário para Assuntos Políticos da gestão José Batista Júnior, em Anápolis (1973). E mais: elegeu-se deputado estadual, pelo PMDB (1979-1983), sendo vice-líder da Bancada; reeleito deputado, pelo PMDB (1983-1987), sendo líder do governo, reeleito deputado, pelo PMDB (1987-1991), quando exerceu a presidência da Assembleia Legislativa; e secretário de Estado da Segurança Pública (1985).

Renunciou ao mandato de deputado estadual, em 30 de março de 1889, para assumir o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), onde ocupou a presidência por diversas vezes. Atualmente, como já enfatizamos, é o chefe de Gabinete do governador Marconi Perillo.

(João Nascimento, jornalista)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias