Home / Opinião

OPINIÃO

A praça e o monumento de Pedro Ludovico Teixeira

Importante fazer o registro das personalidades de Goiás que de uma forma ou de outra iniciaram e marcaram o passado de uma época promissora para a força do presente pujante, construindo os primeiros pilares da infraestrutura goiana.  Dentre tantos, nomeio Pedro Ludovico Teixeira, o pai de Mauro Borges Teixeira, um homem construtor dos tempos, que foi por duas vezes interventor federal no estado (1930-1933 e 1937-1945), governador (1935-1937 e 1951-1954), senador (1955-1962 e 1962-1970), presidente estadual do PSD e, segundo os anais da história goiana, o responsável, através de decreto governamental, pela mudança da capital de Goiás para Goiânia. Pedro Ludovico era médico por formação e político naturalmente moldados pelos sonhos e ideais formados pela bandeira da Revolução de 1930. Um sonho realizado por Pedro Ludovico, e nele, no mês corrente, comemora-se o aniversário da cidade de Goiânia, a capital do Brasil Central que hoje está com uma população estimada em 1.430.697 milhão de habitantes, segundo o IBGE.

Então, o coração da cidade de Goiânia possui uma das maiores riquezas arquitetônicas com designer em art-déco (definição: imagem a tudo que é moderno, cosmopolita e exótico), museu professor Zoroastro Artiaga, Palácio das Esmeraldas, prédios públicos, tudo no mesmo endereço de uma praça “popularmente conhecida por Praça Cívica”, mas, que foi oficialmente batizado de Praça Cívica Dr. Pedro Ludovico Teixeira. Nesse bem público, diga-se de passagem, um dos mais belos de Goiânia, no dia 2 de fevereiro passado do ano corrente, os governos Estadual, Federal e Municipal selaram uma relação republicana exemplar, estavam presentes o governador Marconi Perillo, o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, e o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, onde na ocasião assinaram uma ordem de serviço para o início das obras de requalificação urbanística da Praça Cívica Dr. Pedro Ludovico Teixeira com previsão para ser inaugurada ou reinaugurada no próximo dia 24 de outubro, o aniversário de Goiânia. Coube ao governo estadual sob a administração de Marconi Perillo – o projeto arquitetônico orçado em R$ 12,5 milhões, ao governo Federal – os recursos do orçamento para as cidades históricas, ao governo municipal – a execução. Naquela oportunidade, Marconi deixou registrado “Esta é uma demonstração de que nós estamos trabalhando em sintonia com as necessidades da sociedade. Essa obra será o marco inicial de todo um processo de revitalização do Centro Histórico e da arquitetura art-déco da cidade.”

É mês de outubro, nove meses depois, agora, na Praça Cívica Dr. Pedro Ludovico Teixeira com pleno agito de trabalhadores, as obras em andamento estão quase em estágio final, mantendo a configuração original da Praça, restaurando os monumentos históricos existentes. Além da requalificação do espaço público, estão sendo também contemplados: Movimento às Três Raças, Pórtico, os Obeliscos, bancos e fontes luminosas. Todo asfalto e concreto da calçada existente na área interna estão sendo substituídos por pedras portuguesas, blocos e granitos vermelhos, acompanhado do plantio de novas espécies de árvores com a readequação das espécies existentes. Os espaços nos padrões da socialização estão devidamente adequados para a população com enriquecimento do paisagismo e iluminação local. Interessante, os dois quiosques de vendas de produtos estão sendo melhorados de acordo com a linha do projeto arquitetônico, a fim de oferecer aos frequentadores, um maior conforto.

Dois monumentos do Dr. Pedro Ludovico Teixeira, fundador e idealizador de Goiânia, estarão compondo o conjunto arquitetônico restaurado e requalificado da Praça que tem o seu nome. O seu busto já compõe as dependências internas dos jardins da entrada do Palácio das Esmeraldas. O outro monumento, uma estátua de 2,5 toneladas do Dr. Pedro Ludovico Teixeira sob um cavalo, foi removida recentemente do lado direito do Palácio Mauro Borges Teixeira (Centro Administrativo), à frente da Avenida 85, para fazer parte do conjunto da Praça em reforma na outra ponta, onde estará fixada numa base apropriada a poucos metros da obra do artista plástico Siron Franco. Uma operação especial foi montada para sua remoção que envolveu um caminhão modelo minicarreta e dezenas de homens no último dia 4 (sábado), situação essa singular, que chamou a atenção na ocasião de populares, alguns curiosos que passavam pelo centro de Goiânia.

Finalmente, o conjunto arquitetônico da Praça Cívica Dr. Pedro Ludovico Teixeira será mais um cartão de visita de Goiânia, preservando a história de Goiás proveniente de uma iniciativa impar e madura das três esferas de governos, seja ela, Estadual, Municipal e Federal, provando que governo não faz oposição a governo. Parabenizo o altruísmo e desprendimento de homem público do governador Marconi Perillo, que de forma republicana concedeu o projeto de requalificação urbanística de autoria do Estado da Praça Cívica Dr. Pedro Ludovico ao prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, o qual prontamente e, de postura madura levou a sua execução com apoio de recursos do governo Federal. Sem sombras de dúvidas, veremos esse espaço revitalizado, respeitando o seu criador, o arquiteto, urbanista e paisagista Attilio Corrêa Lima. Deixo aqui para sua reflexão meu caro leitor, que diz: “Busque alimentar a sua alma de paz, a fim de colher a serenidade...” Muita paz!

(Antonio Alencar Filho, administrador de Empresas, formado pela Universidade Católica de Goiás, atual PUC; conselheiro da Associação Goiana de Imprensa – AGI; presidente da Associação de Resgate e Cidadania do Estado de Goiás; articulista do DM e escreve especialmente para essa sexta-feira)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias