Home / Opinião

OPINIÃO

Assembléia de Deus da Vila Santa Helena, 61 anos de história

Em julho de 1954, um grupo de Pastores pertencentes à Assembleia de Deus de Goiânia, filiados ao ministério de Madureira, dentre eles os pastores: Antônio Inácio de Freitas, Jácomo Guido da Veiga e Jaime Antônio de Sousa, inauguraram a Assembleia de Deus da Vila Santa Helena, bairro adjacente de Campinas. Na época de sua inauguração, a Assembléia de Deus da Vila Santa Helena, era uma congregação (filial) da Assembléia de Deus da rua 55, no centro de Goiânia, que é a primeira Assembléia de Deus do Estado de Goiás.

Posteriormente, a Assembléia de Deus da Vila Santa Helena, passou a ser congregação da Assembléia de Deus de Campinas, presidida na época pelo saudoso pastor Albino Gonçalves Boaventura, e atualmente é presidida pelo pastor Oídes José do Carmo. A Assembléia de Deus da Vila Santa Helena é considerada a primeira congregação, da Assembléia de Deus do campo de Campinas, e, que se encontra localizada desde a sua fundação, na Rua 6, Quadra 13, Lote 06 – Vila Santa Helena, bairro tradicional de Goiânia que faz adjacências com a Vila Izaura, com a Vila Abajá e com o Setor Centro-Oeste (Fama).

É importante ressaltarmos que, embora a Assembléia de Deus da Vila Santa Helena, possuir um tempo simples e algumas de fiéis, durante esses 61 anos, suas portas nunca estiveram fechadas, contribuindo assim, para que, o evangelho de Jesus fosse pregado durante todos esses anos. Dezenas de pastores dirigentes passaram pela Vila Santa Helena, durante esse 61 anos de sua existência, dentre tantos podemos citar: pr. Antônio Patrício, pr. José Campos, pr. João de Sousa, pr. Ataídes, pr. Manoel Nero, pr. Samoel César (atual vice-presidente do Campo de Campinas), pr. prof. Juvercilio, pr. Abílio, pr. Constantino, pr. José Miguel, pr. Amauri, pr. Joabes, pr. Wanderli, pr. Valdesus, pr. prof. Zulmar, pr. Wilmar Plácido, pr. José Gabriel, pr. Enoedes, pr. Normando e outros. Atualmente é pastoreada pelo pastor professor Giovani Ribeiro Alves.

No último dia 29 de outubro do corrente ano, foi realizado na Assembleia de Deus da Vila Santa Helena, o culto em ação de graças pelo seu sexagenário, o evento foi marcado por uma grande nostalgia, onde os presentes puderam ouvir diversas histórias referentes à Assembleia de Deus da Vila Santa Helena. O culto foi abrilhantado pelo Coral Vozes Angelicais, da Assembleia de Deus do Setor Balneário Meia Ponte. Esteve presente ainda, o pr. Oídes José do Carmo, pr. presidente da Assembleia de Deus de Campinas, juntamente com a sua esposa pra. profa. Neusa César do Carmo, pr. Samoel César e sua esposa, Missionário Cleoni e o pastor Abnair Vargas, pr. presidente da junta conciliadora de Pastores da Assembleia de Deus de Madureira em Goiás. Louvamos a Deus, pelo sexagenário da Assembleia de Deus da Vila Santa Helena. E, que a sua história seja sempre lembrada, comemorada e respeitada.

(Giovani Ribeiro Alves, filósofo, professor de Filosofia na Rede Pública Estadual, escritor, articulista do Diário da Manhã e pastor dirigente da Assembleia de Deus da Vila Santa Helena)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias