Home / Opinião

OPINIÃO

Carlos Antônio: talhado para prefeito de Anápolis

Maranhense de Santa Inês, Carlos Antônio é a típica pessoa do povo que enfrentou todo tipo de obstáculos, vencendo um a um, para chegar a posição de homem público de respeito não apenas no Estado de Goiás, mas em nível nacional. Tanto que é, hoje, presidente reeleito da Frente  Parlamentar de Mobilização Nacional Pró-Criança e Adolescente. Radialista, iniciou sua carreira em 1987, na Rádio Capital de Brasília. Atuou em rádios das cidades de Anápolis, Araguari (MG), Caldas Novas e Goiânia.

Graças ao trabalho social desenvolvido no rádio, candidatou-se a vereador de Anápolis, em 2004, pelo PSDB, quando obteve 1.277 votos, ficando na suplência. Em 2008, foi eleito, sendo o mais votado para a Câmara Municipal de Anápolis, ao conquistar 2.651 votos. Neste mandato, foi vice-presidente da Câmara nos anos de 2009 e 2010. Em 2010, na disputa por uma das 41 cadeiras na Assembleia, Carlos Antonio obteve 17.392 votos, dos quais 15.474 somente em Anápolis. Na disputa pela reeleição, quase que dobrou a votação, com 28.093 votos, deixando evidente a sua ascensão política em Goiás, notadamente em Anápolis.

Já em seu primeiro mandato de deputado estadual, Carlos Antônio assumiu a presidência da Comissão da Criança e Adolescente da Assembleia Legislativa, empreendendo importantes visitas técnicas a Conselhos Tutelares de todo o Estado com vistas a melhorar suas condições estruturais e de funcionamento. Também promoveu campanhas e concursos objetivando melhorar a imagem dos Conselhos Tutelares perante a sociedade e, principalmente, a criança e adolescente. Por intermédio do parlamentar, o Governo do Estado ampliou a frota de veículos e aparelhou as sedes destes órgãos.

No segundo mandato, aproveitou a experiência adquirida no primeiro para aperfeiçoar o trabalho que iniciou de proteção aos direitos da criança e adolescente. Tanto que criou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar violações de direitos de criança e adolescente em Goiás. E, sob a firme presidência dele, a CPI já ouviu conselheiros tutelares e autoridades em audiências públicas nas cidades polos do Estado, bem como manteve contatos com representantes do Judiciário, Ministério Público, Ministério do Trabalho e órgãos do governo estadual que atuam diretamente com crianças e adolescentes, aos exemplos das secretarias de Educação e Segurança Pública, buscando fortalecer parcerias em prol da causa.

Inclusive, obteve compromissos de apoio de todas as autoridades visitadas, ao exemplo do presidente do Tribunal de Justiça, Leobino Valente Chaves, de dar celeridade nos processos de violações de direitos infanto-juvenil, objetivando acabar de vez com a impunidade de criminosos que, por exemplo, abusam sexualmente de uma criança e de um adolescente. Também obteve compromisso do Ministério do Trabalho de atuar com mais rigor no combate a exploração do trabalho infantil. Do Ministério Público, obteve compromisso, entre outras coisas, de trabalhar mais atentamente em casos de adoção, para evitar adoções irregulares de crianças e adolescentes.

Diante do trabalho que realiza, com certeza a biografia dele, doravante, será marcada como o deputado estadual que mais fez pela causa da criança e do adolescente, não apenas no Estado de Goiás, mas em nível nacional. É por esta e outras razões que tenho plena convicção de que Carlos Antonio é o homem público talhado, no momento, para assumir a Prefeitura de Anápolis. Conhece o município que aprendeu a amar como ninguém, até porque sempre participa de debates que visam o engrandecimento de Anápolis como um todo. É daqueles que defendem  ferrenhamente gestões para ampliação do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), e ocupação da área destinada ao Parque Tecnológico daquele município.

A propósito, Carlos Antônio já recebeu total apoio do presidente do Solidariedade, Armando Vergílio, para pavimentar estrada com vistas a consolidação da candidatura dele a prefeito de Anápolis. Tanto que está trabalhando com determinação na formação de um bloco político que vai elaborar um projeto para Anápolis. E mais: tem viajado a cidades do mesmo porte de Anápolis, para buscar experiências e alternativas para os problemas do município, como mobilidade urbana, segurança, saúde e abastecimento de água.  “Queremos estar prontos para uma disputa majoritária”, enfatiza. Inclusive, tem plena convicção de que o discurso da sucessão, em Anápolis, passa pelo SD. “Atualmente, isto é inevitável”, frisa.

Boa sorte nesse trabalho, grande deputado! Até porque o povo de Anápolis merece um homem público com a sua têmpera de aço, que pode ser comparada ao do escritor Joaquim Manoel de Macedo, o célebre romancista, autor de “A Moreninha”, que recusou a honraria de chefiar um Ministério (Pasta dos Estrangeiros), no Império de Dom Pedro II, porque sabia que não teria a devida independência para agir! E tenho dito!

(João Nascimento, jornalista)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias