Home / Opinião

OPINIÃO

Circunstâncias – a arte em movimento

A arte em movimento nos leva a imaginar uma série de manifestações artísticas reunidas num grupo social formado por indivíduos distintos, que através de sua linguagem artística proporcionam a apreciação e o deleite da mais pura criação e beleza que a arte humana pode proporcionar à nossa sociedade.

Surgi então a Coletânea Poética que foi nomeada, Circunstâncias, idealizada e organizada pelo poeta Marcelino Taveira da Silva, o qual selecionou um grupo de poetas em um concurso a nível nacional em parceira com a Darda Editora.

A Coletânea Poética Circunstâncias segundo o organizador Marcelino evidencia sentimentos e marcas que o tempo deixou em cada um de seus participantes.

O projeto surgi de um desejo pessoal do organizador em revelar novos talentos da literatura goiana, “estar ao lado de pessoas tão talentosas me deixa muito feliz”, afirma Marcelino Taveira da Silva. “Participei de algumas coletâneas da Darda Editora. Sempre fui muito bem recebido com os meus escritos. Daí, conversando com o editor, o Jota Cabral, decidimos lançar uma coletânea poética aqui em nossa cidade Goiânia”, explica.

Mas, o que veio a partir daí foi um livro repleto de arte, de poesia e de vida.

Cecília Teixeira dos Santos 01

A grande surpresa dentro da coletânea foi que os participantes são versados nas mais variadas manifestações artísticas e profissões. Os poetas e as poetisas do Circunstâncias em conjunto, são fotógrafos, educadores, pedagogos, contista, contador de histórias, jornalista, ator, compositora, músicos, cantores, artistas visuais e plásticos, coristas, teatrólogos, artesãos, produtores culturais, cerimonialista de eventos e mestre de cerimônia.

Contamos com a participação de artistas sensíveis e que sabem trabalhar as palavras com Amanda Costa, poeta, jornalista literária, contista e blogueira; Carlos Henrique dos Santos, poeta, funcionário público de Goiânia e técnico em Nutrição; Cecília Teixeira dos Santos (Sissa), poeta de São Miguel do Araguaia – GO, terra tão amada, escritora, pedagoga, pós-graduada e funcionária pública da Prefeitura de Goiânia aposentada por invalidez, contadora de histórias, palestrante e ministrante de cursos e oficinas voltados para Arte e Educação para um público diverso: para formação de professores, crianças, jovens e adolescentes e terceira idade, organizadora de evento social beneficente e literário com o projeto de contação de história A Boneca Encantada Sissa, onde divulga a poesia e literatura infanto-juvenil; Dom Rapahael Vitorino é o nome do artista Raphael B. da Silva, que atua com fotoógrafo e escreve por hobby; Doralice Larucci é artista plástica e poetisa, atua no Ateliê Engenho das Linhas e na Associação Goiana de Artes Visuais; Eloá Nunes, estudante de música no Instituto Tecnológico de Goiás Basileu França, começou a estudar teatro e tocar teclado desde os oito anos de idade e aos 13 estudar violão e coral na Escola Polivalente Henrique Silva, compôs sua primeira canção em 2006. Possui mais de 30 composições; Jadiel Viana, pedagogo, possui MBA na área da saúde e dependência química, diretor de teatro e coreógrafo; Lourenço Pires de Azevedo (Pindorama), porto-alegrense detentor de uma cadeira no Instituto da Poesia Internacional em Porto Alegre - RS, escritor e poeta formado em Letras com pós-graduação em ensino superior, atua como professor universitário; Marcelino Taveira da Silva, pedagogo, poeta e professor atuante no Ciclo de Desenvolvimento Humano, autor do livro Verde-Louro Brasileiro (2012), que contém 46 poemas; Neyd Montigelli é de Curitiba-PR e membro da Academia de Letras do Brasil, Araraquara e da Embaixada de Poesia; Suelio F. de Souza, poeta e servidor público do munícipio de Goiânia atuando com profissional de educação física no Caps – Centro de Atenção Psicossocial desde 2005; Vânia Campos, licenciada em pedagogia e artes visuais, amante de poesia, arte e música; Vera Crevin, poetisa, residente no estado de São Paulo, formada em Letras, pós-graduada em Gramática da Língua Portuguesa, mestre e doutora em Semiótica e Linguística Geral pela Felch-USP, pós-doutora em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda pela ECA-US,P atua como professora na Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP em curso de pós-graduação.

Marcelino Taveira da Silva declara: “Estar ao lado de pessoas tão talentosas me deixa muito feliz”, e ainda afirma: “Participei de algumas coletâneas da Darda Editora. Sempre fui muito bem recebido com os meus escritos. Daí, conversando com o editor, Jota Cabral, decidimos lançar uma coletânea poética aqui em nossa capital, Goiânia”, explica.

O Sarau Circunstâncias foi idealizado pelo grupo de pessoas que chamamos de Circunstantes que são nada mais e nada menos que os participantes da coletânea poética Circunstâncias, que na mais pura forma da Arte expressam-se com muita beleza e maestria. Trazendo em sua bagagem uma vastidão de expressões da linguagem artística representados na literatura com poesias, versos e rimas; composições de letras de músicas em forma poética, que serão expressadas na forma do Canto e interpretes da música popular brasileira cantando e encantando seu público; a arte plástica também estará presente com exposições de artistas plásticos.

Essas diferentes linguagens artísticas estarão reunidas em um único momento que foi nomeado como: Sarau Circunstâncias.

Para esclarecer as pessoas que não conhecem essa modalidade de expressão e divulgação da arte segue a seguir. O que vem a ser um sarau:  Sarau é onde pessoas reúnem amigos ligados a Arte e cultura. Onde soma-se conhecimentos e delícias. Sarau é reunião festiva, dentro de casa, de clube ou de teatro, em que se passa um período da noite, a tocar e cantar, interpretar canções de outros de artistas, fazer leitura e declamar poemas, fazer performances, expor obras de arte etc. Logo, o grupo definiu que o lançamento da coletânea poética Circunstâncias seria realizado nesta modalidade de expressão artística.

No Sarau Circunstâncias será feito o lançamento oficial da Coletânea Poética Circunstâncias e esta modalidade artística de expressão e divulgação da arte foi escolhida por ter neste projeto uma pluralidade muito diversa dos poetas participantes, por isso a razão de ser , Sarau Circunstâncias, onde terá performances dos poetas da coletânea e declamações de poesias e textos de autores e poetas convidados, exposição de artes plásticas, apresentação musical da compositora e poetisa Eloá Nunes que cantará e encantará o público com suas belas canções. E teremos a participação especial do músico Babysom e de vários músicos convidados.

O Sarau Circunstância irá realizar-se no dia 20 de novembro de 2015, às 18h30, no Calango Burg, sito à Av. T 63 nº 1296, St. Bueno, Edifício New Word (Mezaninne), Goiânia-GO.

Logo eu, como participante desta coletânea poética Circunstâncias, participo colaborando com quatro poemas: Vida, Veloz, Circunstâncias, Vida e morte, utilizando o pseudônimo Sissa, atuando como assessora cultural, dando respaldo e suporte a este grupo que para mim tem um potencial artístico grandioso, que vem abrilhantar o holl da nossa Arte e Cultura goianiense e do nosso Estado de Goiás, quiçá do nosso País.

A vida é uma teia de sentimentos e emoções, aonde os momentos trazem circunstâncias no movimento diário de ir e vir dos indivíduos. E nesses encontros nascem ideias e projetos que colocam a arte em movimento com muita beleza e sensibilidade.

(Cecília Teixeira dos Santos (Sissa), poetisa de São Miguel do Araguaia – GO, situado no Vale do Araguaia, terra de bela e rara beleza e tão amada, escritora, pedagoga, pós-graduada e funcionária pública da Prefeitura de Goiânia aposentada por invalidez, contadora de histórias, palestrante e ministrante de cursos e oficinas voltados para Arte e Educação para um público diverso: formação de professores, crianças, jovens e adolescentes e terceira idade, organizadora de evento social beneficente e literário com o projeto de contação de história A Boneca Encantada Sissa, aonde divulga a poesia e literatura infanto-juvenil)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias