Home / Opinião

OPINIÃO

Inspire-se pelos bons exemplos

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza chega aos 25 anos de atuação e esta data merece ser celebrada e dividida com todos que, de alguma forma, acreditaram e contribuíram com as iniciativas ao longo desse tempo.

Instituição sem fins lucrativos, a Fundação foi criada em setembro de 1990 quando O Boticário tinha 13 anos, numa época em que havia pouca discussão sobre ações de proteção à natureza e mesmo as ideias de responsabilidade social empresarial eram pouco conhecidas e aplicadas. Atualmente, a Fundação é a principal expressão do investimento social privado do Grupo Boticário – que controla as unidades de negócio O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box.

A paixão pela evolução e desafios do Grupo Boticário e de quem faz parte dele, com o desejo incessante de crescer, dar oportunidades e fazer sempre mais, contribui para a empresa ser referência no mercado de beleza.  O mesmo aconteceu com a Fundação: a instituição é, atualmente, destaque no setor ambiental, sendo uma das principais instituições conservacionistas do Brasil.

A organização tem gestão autônoma e independente da empresa, sendo que suas ações são planejadas de forma a atender demandas de conservação da biodiversidade de toda a sociedade, no Brasil e no mundo. Com essa missão, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza apoia projetos de outras organizações, desenvolve estratégias inovadoras de conservação, dissemina conhecimento e sensibiliza a sociedade para a causa.

Também mantém duas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), conservando 11 mil hectares na Mata Atlântica e no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país. A Reserva Natural Salto Morato está localizada em Guaraqueçaba, litoral do Paraná, dentro do maior remanescente contínuo de Mata Atlântica do Brasil, é reconhecida pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade e considerada referência nacional em manejo de reservas privadas. A Reserva Natural Serra do Tombador fica em Cavalcante, no interior de Goiás, preserva fauna e flora únicas de Cerrado e contribui na proteção do entorno do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros.

O Cerrado merece um comentário à parte, já que em 11 de setembro celebra-se o seu dia. Tempos atrás fiz um sobrevoo de helicóptero de Cavalcante, no norte de Goiás, até Brasília. À medida que me aproximava da capital federal, percebia que estava vendo com os meus próprios olhos as marcas incontestáveis da devastação do segundo maior bioma do País, cuja fauna e flora um dia cobriam o Brasil Central. Ver aquilo de perto foi assustador.

Por outro lado, a viagem também me surpreendeu positivamente. Estava em Cavalcante porque fui visitar a Reserva Natural Serra do Tombador. Logo na chegada pudecontemplar uma paisagem maravilhosa e vi até um lobo-guará bem de perto. Ao contrário do que muita gente pensa, naquele bioma tem vida sim. Além disso, ele é a maior fonte geradora de água doce do país.

O Grupo Boticário tem orgulho de contribuir, por meio de sua Fundação, para a proteção do Cerrado, da Mata Atlântica e de todos os demais ambientes naturais brasileiros,deixando um legado de rara energia e beleza para toda a humanidade.

Sabemos que sozinhos não resolveremos todos os problemas ambientais do Brasil e justamente por isso trabalhamos em parceria, complementando os esforços públicos e engajando outros atores a também contribuírem na conservação. Ainda desejamos que o nosso exemplo inspire mais pessoas e instituições a também investirem na proteção do patrimônio natural nacional.

A natureza conservada é um dos principais bens que podemos deixar aos nossos filhos e netos. É um dos maiores legados às futuras gerações. É preciso acreditar, com vigor que essa é uma das causas mais relevantes para o futuro do Brasil.

(Miguel Krigsner é presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário e fundador e presidente da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias