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OPINIÃO

A matemática e o Tangram

“Diz à lenda que um monge entregou a seu discípulo um quadrado de porcelana, um rolo de papel de arroz, pincel e tinta e disse: vai e registre todas as maravilhas que você encontrar pelo caminho, mas infelizmente o discípulo entusiasmado com o pedido do monge deixou a porcelana cair! Quebrando-se em sete pedaços, ao tentar juntar as peças descobriu que com esses pedaços poderia se montar várias figuras com formatos de animais, plantas, letras, entre outras.”

O Tangram e um quebra-cabeça de origem chinesa, formado por sete figuras geométricas, sendo eles cinco triângulos, um quadrado e um paralelogramo. Na matemática pode ser utilizado para desenvolver atividades nos vários níveis de ensino que compõe a educação básica Brasileira, desde a educação infantil ao Ensino Médio, abrangendo diversas áreas da matemática como a geometria, álgebra, aritmética e trigonometria.

Podendo trabalhar conceitos de área, composição e decomposição de figuras geométricas planas, o estudo de Fração, porcentagem, aprendizagem de conceitos de seno, cosseno e tangente, desenvolver noções de figuras bidimensionais, e propriedades geométricas como formas, faces, arestas e vértices entre outras finalidades. Servindo ao professor como material de apoio nas aulas de matemática e proporcionando aulas diferenciadas e divertidas, contribuindo com o ensino-aprendizagem em sala de aula.

(Jônatas do Nascimento Sousa, aluno do curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade Alfredo Nasser)

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