Home / Opinião

OPINIÃO

OAB e Aparecida de Goiânia

Sou morador de Aparecida de Goiânia há mais de 30 anos, aqui tendo chegado ainda criança, com 13 anos de idade. Nesse ínterim, cresci, estudei, formei em Direito, constitui família, amigos, etc. A cidade também progrediu, tendo hoje quase 600.000 habitantes, mais de 5.000 servidores públicos, grandes polos industriais, comércio varejista forte e pungente. Tendo optado por ser advogado militante, desde sempre percebi as mazelas por que passavam os advogados.

Para começar, diz o art. 133 da Constituição Federal que o advogado é indispensável à administração da justiça, contudo, o que vemos é o total desrespeito e descaso para com esses profissionais. Poderia descrever as inúmeras deficiências do Poder Judiciário, como sua falta de estrutura física e de pessoal. Poderia relatar também a postura deselegante e arbitrária de alguns magistrados que teimam em ver os advogados como uma classe subalterna à sua, desrespeitando seus direitos, quando deveriam assegurá-los. Tudo isso sempre me entristeceu. Contudo, desculpem, mas, o que mais me contraria é ver a omissão dos representantes atuais de nossa subseção.

Vamos aos fatos: sem citar nomes, mas todos que advogam na área criminal aqui em Aparecida, sabem de uma magistrada que desrespeita cotidianamente os direitos e garantias dos advogados. Tempos atrás, com muito custo, conseguimos agendar uma reunião com a diretoria do Fórum local para tratar desse assunto, mas a pedido do presidente da subseção a reunião foi desmarcada, sem justificativa. Outra: os advogados de Aparecida possuem apenas mera noção de quanto a sua subseção arrecada anualmente, pois os dados não são divulgados. Esclarece-se que os funcionários da subseção são custeados pela seccional em Goiânia, ou seja, o dinheiro da subseção seria para ser usado para atender as demandas da advocacia, mas elas estão aí. Terceiro: em Aparecida, pasmem, não existe uma única comissão criada e instalada. Onde está a comissão dos advogados criminalistas para defendê-los, por exemplo, daquela magistrada arbitrária? Onde está a comissão da mulher advogada? Onde está a comissão do advogado trabalhista, dentre outras?  Diante da proximidade das eleições da OAB, o grupo que comanda a subseção de Aparecida de Goiânia há 18 anos diz que dessa vez vai atender as demandas dos advogados. É de dar nó no estômago.

Já disse Rui Barbosa que advogar não é profissão de covardes. É inspirado nesse ícone de nossa profissão, como também em outros grandes juristas, que a chapa de oposição “OAB Independente Nova Ordem Para Mudar” tem grande potencial para mudar a subseção de Aparecida e implantar melhorias. Avante Aparecida de Goiânia.

(Francisco Sena, advogado militante, presidente do Sindicato dos Advogados do Estado de Goiás (Saeg) e ama Aparecida de Goiânia)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias