Home / Opinião

OPINIÃO

A saga de uma família vencedora

A população brasileira convive diuturnamente com os noticiários através da imprensa escrita, falada e televisada com as transmissões das descobertas de fraudes, desvios financeiros e de conduta, corrupções absurdas que vem à tona.

Culpa da imprensa? É evidente que não...

Méritos ao poder judiciário e principalmente Ministério Público e Polícia federal que estão trabalhando firmemente. Que se cumpram as leis.

Mensalão, Petrolão, alta do dólar, inflação galopante, crise entre o governo e congresso, impeachment da presidente Dilma, presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, com dinheiro não declarado fora do Brasil, desemprego em altos índices, caos na saúde pública e perspectivas não animadoras para o ano de 2016.

A sociedade está inquieta e perplexa e é natural que todos queremos soluções pacíficas e eficazes pois o Brasil não suporta mais essas intempéries negativistas.

Em meio a todas essas turbulências surge de repente notícias positivas através do dr. Alan Bojanic afirmando: “O Brasil alimentará o mundo” em matéria do DM publicada em 9 de novembro de 2015 (2ª feira) de autoria do jornalista brilhante Wandell Seixas.

Alan Bojanic de acordo com a matéria manifestou otimismo no dia 7 de novembro (sábado) em Santo Antonio de Goiás, no entorno de Goiânia e que os produtores brasileiros tendem a obter sucessivas safras recordes e o mais importante sem derrubar uma só árvore.

Afirmações partindo de representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) são animadoras e merecem credibilidade.

Quero aproveitar esse espaço para discorrer sobre quem acredita em Goiás e no Brasil e enfrenta todas as dificuldades com honestidade, trabalho e acima de tudo muita dedicação e competência.

Resgatar o histórico de lutas da patente Nacional conhecida como Machadinho é de suma importância para Goiás e orgulho de todos.

Em 1935 Limirio Antonio da Costa iniciou a atividade pecuária na Fazenda Boi Bravo em Nazário e em 1956 foi pioneiro na abertura de terras em São Miguel do Araguaia na Fazenda Indiara. A criação do gado Nelore P.O. se deu no ano de 1960, através desse desbravador mineiro de Araguari.

Em seguida, com 18 anos de idade, o senhor Limirio Antonio da Costa Filho ao concluir o segundo grau abandonou os estudos e mergulhou nos negócios rurais e em 1982 com 33 anos de idade assumiu com o falecimento de seu pai todas as atividades das fazendas que ficaram para sua mãe Nair.

O senhor Limirio (pai) foi inovador e investiu em tecnologia de ponta e com seu falecimento o filho Limirio Antonio observou que a transferência de embrião (TE) estava muito no começo, técnica esta que permitiu um avanço muito rápido no melhoramento genético e implantou em larga escala passando a utilizar a técnica de inseminação artificial em 100% do rebanho.

O visionário Limirio Filho investiu no que havia de mais moderno e sem deixar a sanidade de lado (criação de diversas vacinas e controle de várias doenças).

Com 55 anos de seleção e aperfeiçoamento os senhores Limirio Antonio da Costa e Limirio Antonio da Costa Filho abocanharam centenas de troféus em várias exposições.

Com as exposições de Uberada que possui três das principais exposições do ano com os destaques dos animais da família existe o acompanhamento de outros países como a Bolívia.

O Nelore é uma raça originária da Índia que chegou ao Brasil em 1868 e a última em 1962 sendo apontada como a mais importante.

Atualmente no Brasil o rebanho é composto em 80% de animais Nelore ou Anelorado e sem dúvidas é de fundamental importância para que o Brasil se tornasse a grande potência na produção de carne.

Discorri sobre os senhores Limirio (pai) e sr. Limirio (filho) e apresento a 3ª geração que é conduzida pelo jovem empreendedor Romildo Antonio da Costa que honra o avô e o pai.

O Nelore Machadinho com a babuta de Romildo Antonio da Costa conseguiu o título de melhor Novo criador e melhor Novo Expositor do Ranking da ACNB (Associação de Criadores de Nelore do Brasil) de 2014 e 2015 com premiação a ser recebida em São Paulo.

Esse reconhecimento Nacional vem a constatar que a 3ª geração dessa tradicional família vem honrando e dignificando a cada dia que passa a continuidade e melhoria das atividades.

É muito confortante destacar que jovens como o Romildo Machadinho (27 anos), vem atuando com responsabilidade, transparência e honestidade tendo muito a oferecer tanto no segmento empresarial como exemplo para a classe política.

Romildo Machadinho, presidente da Associação dos Criadores de Nelore de Goiás e vice-presidente da SGPA, terá brevemente mais missões a cumprir eu tenho certeza.

Uma guinada haverá de ocorrer para que necessariamente ocorra o retorno de credibilidade a quem comandam os nossos destinos, quer seja nos poderes executivos e legislativos.

É o que aguardamos para um futuro melhor.

Encerro esse artigo reconhecendo a importância para Goiás da marca Machadinho e parabenizo o avô (in memoriam), o pai e o jovem Romildo Machadinho.

(Mário Ghannam, ex-presidente da Ceasa de Goiás, presidente da Associação brasileira de Ceasas e Sul Americana, vereador e presidente da Câmara, diretor da OVG, deputado estadual e presidente do Jóquei Clube de Goiás)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias