Home / Opinião

OPINIÃO

Uma mensagem de amor, gratidão, esperança e fé

Em 15 do mês transato, o Diário da Manhã, aqui neste espaço generoso e democrático da “Opinião Pública,” fez vir a lume singelo, tosco e descolorido artigo de nossa humilde lavra. Através dele a nossa era a intenção de render merecida homenagem ao sobrinho Luiz Flávio Pereira, que acabara de deixar o mundo físico para alçar voos mais altos nas assas do amor e da sabedoria demandando o Oriente Eterno.

Hoje, data máxima vênia, ousamos aqui registrar a homenagem de sua filha Amanda Assis Pereira, uma melodia de amor, um poema de luz, uma demonstração sincera de fé inquebrantável, de absoluta certeza e uma confiança sem limites nos destinos da vida eterna e imperecível.

Percebam os queridos e ilustres leitores que em uma das fotos que ilustra este singelo e despretensioso artigo, Amanda, confiante, sorri para a vida eterna, bela e imperecível. Na outra ela e o pai deslumbrados parecem contemplar os novos e venturosos horizontes do país da luz e o futuro venturoso reservado aos “mansos que herdarão a terra da promissão”.

Eis na íntegra a amorável mensagem de Amanda, trazendo conosco a imensa a expectativa de que ela possa servir de consolação e arrimo para tantos outros jovens de corações temporariamente desalentados.

“Pai, um mês de enorme saudade se passou. Mas, hoje, quero pensar em você com alegria e peço que todos os familiares e amigos façam o mesmo. Hoje, escrevo uma homenagem em celebração a sua vida.

Entre diversas memórias, tenho um carinho especial pelo dia em que eu e a Camila ganhamos uma caixinha azul de histórias da Disney, que levávamos para todo o lado, lendo e relendo Os Aristogatos, a Dama e o Vagabundo, Bambi, Dumbo, etc.

Irani Inácio de Lima 1

Você sempre lia conosco no chão da garagem e incentivou nosso amor pela leitura. Isso porque acreditava no poder transformador da educação e foi evidência dele. Tendo vivido na fazenda e em pequenas cidades, agarrou oportunidades de estudar e trabalhar desde cedo e não deixou de buscar mais conhecimento após conquistar uma vida confortável e estável. Inteligência, dedicação, honestidade e qualidades espontâneas de um líder marcaram seu caminho e me inspiram a ser uma pessoa melhor, dia a dia.

Quando encontrou atividades complementares que gostava de realizar, se dedicou com paixão: o incentivo ao esporte na AABB e na cidade de Jataí – que o acolheu como se de lá fosse nativo, a Maçonaria e, mais recentemente, o ciclismo. Em todos esses círculos sociais, cultivou uma rede de amigos com quem constantemente conversava e brincava.

Uma coisa fácil de perceber sobre você é o carisma. Rapidamente virava amigo do garçom na praia, do zelador do prédio, de qualquer pessoa com quem trocasse alguns relatos sobre a vida, seu time do coração (o “Fogão”), o Brasil, sobre ser o descobridor dos sete mares e sobre a arte de fazer um delicioso churrasco. Não perdia uma oportunidade de contar piadas e dar risadas. Tua alegria simples e verdadeira me faz tanta falta e, ao mesmo tempo, me fortalece para seguir em frente.

Tratando-se de sentimentos, não costumava expressá-los frequentemente em palavras, mas olhos atentos podiam ver em seus gestos e no olhar o amor que sentia e compartilhava. Não tenho do que reclamar, porque recebi tanto amor, cuidado, respeito, confiança e proteção. Você e mamãe Gissânia souberam criar um ambiente familiar tão pleno que foi difícil de deixar, fisicamente, para nos aventurarmos no início da vida adulta e mais independente.

Agradeço profundamente pela liberdade que tive para escolher os rumos que queria dar à minha vida e pelo apoio constante, mesmo quando minhas decisões trouxeram algumas preocupações adicionais. Se sou alguém de quem se orgulham, é porque me forneceram a sustentação necessária para crescer.

Finalmente, peço a quem estiver prestando atenção que não deixe de demonstrar o quê e quanto sentem por alguém ou algo. Posar de indiferente e “cool” só vai ferir você e as pessoas com quem convive. É permitido estar vulnerável, com medo e ter algumas dúvidas, é permitido errar, se desculpar, se transformar, começar de novo, evoluir.

É maravilhoso ter amor, paz e luz interiores e poder espalhá-los pelo mundo e compartilhá-los sem egoísmos e preconceitos. Desejo que vivamos intensa e sinceramente. Não há tempo para falsidades, excesso de análise, superestimação de problemas pequenos e entregas pela metade. Por menos controle e mais sentimento, por mais laços e empatia e menos isolamento.

Agradeço pelo apoio e carinho que tantos têm prestado a mim e minha família, fundamentais para que fiquemos bem nessa fase difícil, e espero de coração poder retribuí-los de alguma forma.

Pai, tenho a confiança de que você é um ser iluminado e que está bem e em paz agora. Nosso convívio foi breve, mas enriquecedor e muito belo! Tenho, enfim, a certeza do amor mútuo que une nossa família na eternidade, onde nos reencontraremos.”

A certeza do reencontro é prova incontestável da fé e da esperança dos filhos da luz que jornadeiam pelos caminhos da vida imperecível perfeitamente sintonizados com mensagem esclarecedora de Jesus: “Eu vim para que tenham vida e vida em abundância.”

(Irani Inácio de Lima, presidente da Associação Jurídico Espírita de Goiás)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias