Home / Opinião

OPINIÃO

Viagem de Anápolis rumo ao futuro

Ao apresentar a frota da Urban, empresa vencedora da licitação do transporte coletivo de Anápolis, que entra em operação no próximo dia 2, o presidente do Grupo São José, Luciano Lopes, exaltou a figura do pai, Vandir Lopes, na ativa aos 85 anos de idade. Fundador da Empresa São José do Tocantins, em Anápolis, no ano de 1957, ele construiu o ônibus que inaugurou a linha Anápolis-Niquelândia, artesanalmente, a partir de uma jardineira. A trajetória emblemática de Vandir Lopes e dos filhos Luciano e Vandir Júnior traduz o crescimento de uma das maiores empresas de transporte de passageiros do Centro-Oeste do Brasil, que transporta mais de um milhão de pessoas, com atuação nos estados de Goiás e Tocantins e no Distrito Federal. Além da imaginação do pioneiro Vandir, que fora motorista, cobrador e mecânico, o crescimento do Grupo São José apresenta números surpreendentes: mais de 1.000 ônibus, cinco milhões de quilômetros rodados por mês e 2.850 empregos diretos.

Na apresentação da frota Urban, Consórcio Cidade de Anápolis, formado pela São José-DF e Viacap-Palmas, os diretores do Grupo São José do Tocantins asseguraram que a empresa vai enfrentar o desafio de prestar serviço de qualidade aos anapolinos  norteada pelos princípios do pioneiro Vandir Lopes, cujo ideal de servir e participar do crescimento regional ultrapassou as fronteiras do estado. Mega empresários do transporte coletivo, Luciano e Vandir Júnior herdaram a simplicidade do pai e seu perfil de dedicação ao trabalho, com determinação e honradez.

O prefeito de Anápolis, João Gomes, disse que a cidade vai começar no próximo dia 21 a transição de um novo modelo de transporte coletivo, paralelamente ao início da construção de dois elevados na Avenida Brasil e de seis corredores do transporte coletivo. Na consolidação do Plano de Mobilidade Urbana de Anápolis, maior obra da história da cidade, serão investidos R$ 74 milhões.

Executor da duplicação do primeiro trecho do eixo monumental da Avenida Brasil, no início da década de 1970, o ex-prefeito Eurípedes Junqueira destacou o pioneirismo de Vandir Lopes, o crescimento da São José e as transformações da cidade na era João Gomes. O presidente da Câmara Municipal, Lisieux José Borges, ressaltou os 50 anos de eficiência da TCA e sua confiança na Urban.

No encontro de gerações que marcará a saída de cena da TCA e o início das operações do Consórcio CCA tribute-se reconhecimento aos 50 anos lutas e conquistas de João de Queiroz, Josias Braga, Odilon Walter Santos, Lázaro Braga, Cida Braga, Miguel Moreira Braga e Lacy Martins da Silva  e deposite-se confiança  no legado de Vandir Lopes e esperança no potencial de Luciano Lopes e Vandir Júnior.

Gestor de implantação da Urban, Humberto El Zayek, explica que a frota de 190 ônibus de última geração (103 novos e 87 semi-novos) começa rodar a partir deste domingo, quando Anápolis dará a largada para a viagem rumo ao futuro, a bordo de um novo conceito de transporte coletivo.

 (Manoel Vanderic é jornalista)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias