Home / Opinião

OPINIÃO

Salvei o Aquífero Termal Caldas Novas Rio Quente

Muitas tragédias anunciadas (césio – 137) e nossos dirigentes assim mesmo fazendo titânicos ouvidos moucos.  Tenho ouvido atualmente com muita insistência e veemência minha redundante voz interior (musa inspiradora), quando meus amigos e mentores espirituais massageiam telepaticamente e com bastante intensidade meu ego e instintos “dejavudicos”, (Amago) onde a inspiração e motivação fluem desaugadamente como um “tsunami”; através de “pirilampos e borboletas reluzentes”, incitando – me à edificar sinopses e mais sinopses de possíveis “arroubos catastróficos”, que queira deus não venham de novo a se materializar, principalmente aqui no nosso Goiás.   Tenho sido acompanhado por um dos meus principais mentores espirituais, o Schetinni, que na  época ainda encarnado era o competente Secretário de Administração da Prefeitura de Caldas Novas e comigo ombreou honrosamente e em muito me incentivou e ajudou na luta renhida da salvação do Aquífero Termal.

Neste 1º episódio, relato aqui  o “Causo do Aquífero Termal - Caldas Novas Rio Quente”.   Felizmente, meus mentores me socorreram a tempo. Naquela época,  o Prefeito atual, Evandro Magal, dantes jornalista, em muito também me auxiliou na salvação da “Galinha dos Ovos de Ouro de Goiás”, levando a bom termo todas as etapas estrategicamente formulada.

Vida de Diretor Técnico sério e honesto de órgão monitorador e fiscalizador, não é fácil; é barra pesada.   Precisava de lutar diuturnamente contra Titâs e Leviatâs.  Analisando a ausência e distanciamento preventivo dos órgãos de fiscalização a nível geral no holocausto ambiental de Mariana; Federal  (DNPM e Ibama) e Estadual (Copam e Feam), busquei projetar-me ainda na década de 90, quando por fôrça do destino o Governo Estadual de Goías pediu ao IBGE meu auxilio afim de comandar a Diretoria Técnica e da Qualidade Ambiental do antigo órgão ambiental, ou seja Femago (Fundação Estadual do Meio Ambiente de Goiás).  Em diversos artigos aqui relatados e já publicados pelo bravo Opinião Publica “do nosso baluarte Diário da Manhã”, exaustivamente demonstrei que antes de assumir esta ex-honrosa Diretoria Técnica, através de Decreto Estadual; Caldas Novas e Rio Quente agonizava e soçobrava em polvorosas e “tsunâmicas” ondas catastróficas.   Toda comunidade se encontrava em alerta e desesperançosa,  pois a água quente, “galinha dos ovos de ouro” do Turismo Goiano, estava indo pro “beleléu”, “caindo no precipício”, chafurdando na Lama da Hipocrisia, do Egoismo Mercantilista e sobretudo do mau uso ignorante e da ganancia dos poderosos hoteleiros, do poder público e da população desinformada em geral.    Torneira e mais torneiras jorravam “água de Deus” de até 70º voltadas ao uso balneoterápico; simplesmente e aviltantemente utilizadas afim de higienizar cocô, lavar veículos, aguar jardim, cozinhar, tomar banho, lavar calçadas e roupas, pátios e privadas, além de outros usos impróprios nos hotéis, residenciais e órgãos públicos!

Aí não deu outra; né?!?!  São Pedro assim não dá conta, pois a Geologia é benfazeja, mas até certo ponto, pois a “Civilização é uma Dádiva Geológica que poderá ser revista e retomada a qualquer tempo e hora”!! A População rogava e clamava por socorro!!  Recebi em meu Gabinete a sociedade organizada;   Políticos, Associação Comercial e Rede hoteleira, implorando e rogando por providencias objetivas e definitivas, pois Furnas que construía o Lago da Hidroelétrica não se comunicava com ninguém, e nem propunha medidas efetivas, palpáveis e pragmáticas. Aí não deu outra! Este parco escriba tupiniquim que vos fala através deste “escrito pé de serra”, empunhou sua lança e partiu para a briga contra os “moinhos de vento”!

A Luta foi renhida e desigual.   Mas vencemos!!  Através do apoio de todos os órgãos técnicos: DNPM, Crea, Metago, Ibama, CPRM, Batalhão Florestal, IBGE, Procuradoria Federal e Estadual e Furnas Centrais Elétricas mais a Câmara dos Vereadores e Prefeituras de C. Novas (Secretário de Administração) e Rio Quente, além da comunidade em geral,  idealizamos, edificamos e coordenamos o I Simpósio de Reativação do Aquífero Termal Caldas Novas Rio Quente; onde fizemos chegar até aqui; as maiores sumidades em Hidrogeologia Termal do País, onde por exaustivos 04 dias debatemos e auspiciamos fervorosamente a busca por soluções que pudessem colocar fim aos abusos pretéritamente e peremptóriamente visualizados pelos geólogos, pois esta tragédia já era à “priscas eras” anunciada; porém, a comunidade não entendia, enxergava e sabia que estava depenando sua própria “galinha dos ovos de ouro”!

Após muito discutir e deliberar, chegamos ao fim com a edição final e coletiva da “Carta de Caldas Novas”, onde medidas ideais e soluções técnicas devidas, legais e até policiais foram materializadas no sentido de obrigar a Prefeitura a captar água para uso doméstico e industrial no Ribeirão Pirapitinga, afluente pelo lado direito do Corumbá e não diretamente no Aquífero termal;  Benesse dos Céus!!

Hidrômetros foram obrigatórios para que os detentores da outorga da Água Termal (só para fins balneoterápicas) tivessem oficialmente registrado um determinado uso medido;  qualquer abuso e distorção deveria ser severamente e rigidamente punido; até com cassação do Alvará!

Obrigamos os hoteleiros a contratarem o competente EIA/Rima e Plano de Manejo apropriado conduzidos por técnicos responsáveis devidamente habilitados pelo Crea por cada empreendimento outorgado! A Femago, Procuradorias, Ibama  e DNPM, órgão detentores do direito quanto à Monitoramentos e Fiscalizações deveriam e responsavelmente intensificaram suas ações até policiais e jurídicas.

Estava montado aí o cenário benfazejo e salvador que sob minha  coordenação e batuta foi de um sucesso total.  Nossos amigos e mentores espirituais em muito colaboraram. Em pouco tempo a temperatura voltou ao normal, o aquífero readquiriu sua Cota Piezométrica Histórica ( voltou a subir); “isso cê num viu; né!??”

Através do sucesso descortinado e alcançado, propusemos que este Aquífero de Deus”, único no mundo, fosse resguardado e decretado como “Patrimônio Natural da Humanidade”.   Mas!  Nada!!  Os políticos fazem até hoje “ouvidos moucos” à tal proposta, por não enxergarem, aí dividendos políticos e financeiros; “Ah Neinh! Ô vida”;   isso ocê num conta e num assunta”! Né?   Mas ainda não desistimos.  O deputado dr. Antonio já me adiantou que em breve estudará abraçar esta causa fantástica!!   Fomos noticias em toda imprensa nacional,  sendo eu convidado até para ser entrevistado no Programa do Jô Soares!!   Schetinni lá no Oriente Eterno tem sorrido através do seu largo riso e me acenado com a breve decretação de mais um Patrimônio Natural da Humanidade para Goiás!!

(João José, geólogo da Amazônia, prêmio de meio ambiente Altamiro Moura Pacheco, 2014,   articulista e cronista do DM)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias