Home / Opinião

OPINIÃO

26 de janeiro - Dia da Gula

Gula é desejo insaciável, além do necessário, em geral, por comida e bebida. Por algumas denominações cristãs, é considerado um dos 7 pecados capitais, também relacionado ao egoísmo humano, querer ter sempre mais e mais. Para alguns, o prazer de comer passou a ser um fim em si mesmo, esse é o erro. E se frustram quando a refeição não é suculenta e variada.

A gula é vício capital, gera outros males como preguiça, comodismo, paixões, doenças e outros. Um corpo pesado debilita o espírito. Santo Agostinho dizia que não temia a impureza da comida, mas a do apetite.

Ele escreveu uma página sábia sobre a gula: “Vos me ensinastes a ingerir os alimentos como se tratasse de remédios. Santa Catarina de Sena dizia que o estômago cheio prejudica a mente. E Santo Ambrósio afirmava que: “Aquele que submete o seu próprio corpo e governa sua alma, sem se deixar submergir pelas paixões, é seu próprio senhor: pode ser chamado rei, porque é capaz de reger a sua própria pessoa”. E o líder pacifista indiano Ghandi afirmava que “a verdadeira felicidade é impossível sem verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem o rigoroso controle da gula”.

Em reportagem do “Jornal Hoje”, foi mostrado qual é a porção ideal para que você não cometa esse pecado. No café da manhã, pão com manteiga, leite e café e ainda tirando o miolo do pão de sal, o que reduz as calorias para 85. Numa fatia de pão de forma light são 35 calorias, o biscoito mais 35, o pão integral tem 70 calorias. Em um sanduíche, no queijo prato 53 calorias por fatia, na mussarela 47, dos embutidos, o peito de peru é o menos calórico, cada fatia tem em média 20 a 25 calorias. Se você passar uma colher de sopa de requeijão, some mais 85 calorias. Se tiver colesterol alto, não coma manteiga. Cada ponta de faca de manteiga ou margarina tem em média de 20 a 30 calorias. Quem erra na quantidade, já na primeira refeição, compromete a dieta do dia todo e se não tiver cuidado, vai ingerir 600 calorias no café da manhã.

Quem nunca disse: “Só mais um pedacinho, não estou com fome, mas estou com vontade de comer mais”. Comer sem ter fome, a qualquer hora e exageradamente também, é considerado um pecado. A palavra de Deus diz que aquele que come e bebe demais será pobre, porque dormirá além do necessário.

Quem nunca sentiu aquele sono depois que come uma feijoada suculenta? Evitar comer demais também está em Provérbios, 23: 2: “Mete uma faca a tua garganta, se és glutão”. Isto quer dizer que somos capazes de ter o autocontrole de nossa gula. Se você não consegue se controlar e sente necessidade de comer até sentir-se exageradamente satisfeito, é preciso que peça a Deus para que dê a você domínio próprio.

Os 7 pecados capitais são assim identificados:

1 - A Gula: Gula é o desejo insaciável, além do necessário, em geral por comida, bebida.

Segundo tal visão, esse pecado também está relacionado ao egoísmo humano: querer ter sempre mais e mais, não se contentando com o que já tem, uma forma de cobiça. Ela seria controlada pelo uso da virtude da temperança.

2 - A Avareza: É o apego excessivo e descontrolado pelos bens materiais e pelo dinheiro, priorizando-os e deixando Deus em segundo plano. É considerado o pecado mais tolo por se firmar em possibilidades. Na concepção cristã, a avareza é considerada um dos sete pecados capitais, pois o avarento prefere os bens materiais ao convívio com Deus.

3 - A Luxúria: A luxúria é o desejo passional e egoísta por todo o prazer sensual e material. Também pode ser entendido em seu sentido original: “deixar-se dominar pelas paixões”. Consiste no apego aos prazeres carnais, corrupção de costumes; sexualidade extrema, lascívia e sensualidade.

4 - A Ira: A Ira é o intenso e descontrolado sentimento de raiva, ódio, rancor que pode ou não gerar sentimento de vingança. É um sentimento mental que conflita o agente causador da ira e o irado. A ira torna a pessoa furiosa e descontrolada com o desejo de destruir aquilo que provocou sua ira, que é algo que provoca a pessoa. A ira não atenta apenas contra os outros, mas pode voltar-se contra aquele que deixa o ódio plantar sementes em seu coração.

5 - A Inveja: A inveja é considerada pecado porque uma pessoa invejosa ignora suas próprias bênçãos e prioriza o status de outra pessoa no lugar do próprio crescimento espiritual. É o desejo exagerado por posses, status, habilidades e tudo que outra pessoa tem e consegue. O invejoso ignora tudo o que é e possui para cobiçar o que é do próximo.

6 - A Preguiça: Caracterizado pela pessoa que vive em estado de falta de capricho, de esmero, de empenho, em negligência, desleixo, morosidade, lentidão e moleza, de causa orgânica ou psíquica, que a leva à inatividade acentuada. Aversão ao trabalho, frequentemente associada ao ócio, vadiagem.

7 - A Orgulho ou Vaidade: Conhecida como soberba, é associada à orgulho excessivo, arrogância e vaidade. Em paralelo, segundo o filósofo Santo Tomás de Aquino, a soberba era um pecado tão grandioso que era fora de série, devendo ser tratado em separado do resto e merecendo uma atenção especial.

Observe bem que a gula vem em primeiro lugar, como geradora e dando consequência aos demais. A palavra gula, segundo sua etimologia, possui um radical antepositivo do latim gul, que significa a parte da boca na qual se engole, compondo as palavras que dele derivam: gula, gulodice, goela, gola, garganta...

Não há nenhuma explicação pelo fato de ser 26 de janeiro o Dia da Gula. Penso que não é para comemorar comendo em excesso, mas uma meditação sobre os excessos de se alimentar em demasia e em especial passando aos filhos e netos o que resulta no aumento da obesidade, que é o consumo de fast foods.

Não faça como na letra da música “Gula” interpretada pelo cantor Eduardo Dusek:

“Comer! Porque viver é se empapuçar. Engole tudo que der pra traçar. Se a farinha "tá" pouco o pirão vai pirar.

Fritar! O mundo é um kibe feito no dendê, e põe pimenta que você vai ver vai arder no começo mas dá prazer.

Porque se não a vida é pizza sem "tumate", mussarela. Eu quero é molho, porque a coisa fica boa quando mela”.

Cuidado, pois sem se notar, você pode estar sendo um guloso, em desfavor de sua saúde.

(Barbosa Nunes, advogado, ex-radialista, membro da AGI, delegado de polícia aposentado, professor e maçom do Grande Oriente do Brasil - [email protected])

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias