Home / Opinião

OPINIÃO

A Amma já não ama o Bosque dos Buritis

Durante a caminhada matinal de hoje no Bosque dos Buritis notamos vários carros da Polícia e um zum-zum-zum inusitado. É a velha história que brasileiro só coloca a “tramela” depois que a porta é arrombada. Foi o que se deu nesta madrugada, quando vândalos arrombaram e atearam fogo na cozinha e na Aamag (Associação dos Amigos do Museu de Arte Goiana). Na cozinha não sobrou nada, nem o fogão e a geladeira. Na Aamag, moveis e papelada. A indignação é grande por parte dos funcionários e usuários. No imenso pavilhão não há vigilância noturna.

No Bosque também está havendo restrição das pistas internas pelos caminhantes, devido a assaltos e pontos de encontros de vândalos e de pessoas que “estão na deles, do jeito que são”, segundo nova designação.

O mapa do “Cartão de Visitas da Cidade”, também é desolador. Grandes árvores com os fiapos das raízes comidas pelos cupins e arrancadas pelos ventos, abrindo clareiras, estão expostas, deitadas. As trilhas, esburacadas e barrentas. Com a destruição da calçada do lago de cima, pelas enxurradas, há meses, não foi providenciado nada no sentido de repará-la e está à mercê de arrisco dos incautos caminhantes, principalmente idosos, que são maioria.

Tenho um apego amoroso com o Bosque dos Buritis por ser a extensão do meu quintal. Frequento o Bosque com caminhadas diárias há mais de 40 anos. Fui presidente da Associação de Proteção ao Bosque dos Buritis por seis anos, sendo vice, o empresário Leonardo Rizzo. Depois, por mais quatro anos, Leonardo presidente e eu o seu vice.

Pretendemos criar o Parque Recreativo Bosque dos Buritis, programado para dar oportunidades aos idosos, mormente dos asilos, e às crianças carentes dos orfanatos, que não frequentam os clubes da Sociedade, assim como as centenas de estudantes do Ensino Fundamental que visitam o Bosque.

Também para os menores que estão presos aos aparelhinhos eletrônicos e não sabem o que é brincar, necessidade primordial de toda criança.

Estava tudo dando certo, tudo encaminhando de acordo, dia marcado para a inauguração, o prefeito dr. Paulo Garcia visitou o bosque e aprovou; o secretário da Amma, dr. Pedro Wilson também visitou, fazendo várias e valiosas observações; a vereadora Célia Valadão participou desde o início do projeto; depois veio um vereador da área do Meio Ambiente e, infelizmente o Parque deu em nada, reflexo de que é a administração pública.

O Parque Recreativo Bosque dos Buritis somente iria utilizar as sombras das árvores, que o principal das árvores, mormente na cidade, é a sombra que proporcionam.

Os espaços ocupados para os jogos e brinquedos seriam diminutos e quase sem custos. Vejamos: cela para pião: apenas um aro metálico pouco maior do que de bicicleta; maré (amarelinha):  somente uns metros  cimentados. Para os demais, chão batido: finca; biloca (bolinha de vidro, gude); pique, barrabol, queimada, bete, baliza, chicotinho-queimado ou corre-coxia. Cantigas-de-roda, peteca, pula corda, pula sela ou pula carniça; bilboquê, diabolô, berraboi, bambolê, yo-yô; cadeirinha, boca-de-forno. Uma coluna-parede para “ordem... seu lugar...”, dentre outros.

Para os idosos, mesinhas de alvenaria com bancos para entretenimento de dados, torrinha, dominó, dama, xadrez, cartas...

Para soltar “papagaios” ou pipas, já temos os calçamentos dos lagos.

Para completar, uma aparelhagem para ginástica, cuja área já existe, que é a pracinha onde as senhoras a utilizam.

Finalmente, um quiosque para vendas e empréstimos dos brinquedos, quando as pessoas não os trouxerem.

Informação: a criação do Parque Recreativo foi por iniciativas do Instituto Cultural e Educacional Bariani Ortencio, Comissão Goiana de Folclore e Programa Frutos da Terra, único programa divulgador dos jogos lúdicos “infanto-idosos”.

Comissão para Montagem do Parque:

Diretor da Amma, Hamilton Carneiro (Programa Frutos da Terra); Izabel Signoreli (presidente da Comissão Goiana de Folclore); Patrícia Gomes Ferreira (autora do livro Brincar é Folclore) e... eu.

Macktub!

(Bariani Ortencio, [email protected])

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias